Tesouro nazi encontrado após cheias na Alemanha. Inclui um retrato de Hitler

(dr)

Um professor alemão encontrou um tesouro de artefactos nazis, incluindo um retrato de Hitler, máscaras de gás e uma arma de fogo que estavam escondidos numa parede. A descoberta ocorreu depois das inundações, que assolaram o país no mês passado, terem devastado a habitação.

Sebastian Yurtseven, um professor de história alemão, estava a fazer limpezas numa casa de família, localizada na cidade Hagen, quando encontrou um verdadeiro tesouro nazi. Os vários elementos foram descobertos após um pedaço de gesso se ter soltado durante as chuvas torrenciais do mês de julho.

O primeiro sinal do esconderijo nazi foi um jornal de 1945, que Yurtseven encontrou num buraco atrás da placa. “Fiquei arrepiado”, referiu aos media locais, acrescentando que ao início não esperava fazer “uma descoberta tão grande”.

À medida que a placa de gesso foi sendo removida mais objetos foram revelados, incluindo livros, um retrato de Hitler e registos de mulheres grávidas.

De acordo com alguns órgãos de comunicação locias, citados pelo News Break, o atual prédio deu anteriormente lugar à antiga sede local da organização Nacional Socialista do Bem-Estar do Povo (NSV), que distribuía comida e máscaras de gás, e realizava a evacuação de crianças para áreas rurais. A casa foi comprada pela família de Yurtseven muito depois do fim da Segunda Guerra Mundial, na década de 60.

Os historiadores acreditam que os objetos possam ter sido despejados à pressa numa lacuna entre os dois prédios antes das tropas americanas assumirem o controlo da cidade em abril de 1945.

Após a surpreendente descoberta, funcionários do arquivo da cidade de Hagen levaram os artefactos para análise.

O chefe do arquivo, Ralf Blank, referiu que esta era uma descoberta rara, uma vez que havia pouco material sobre o NSV – conhecido por ser um braço do partido nazi e que contava cerca de 17 milhões de membros.

O objetivo da organização passava por espalhar a ideologia nazi através do trabalho solidário, que incluía o fornecimento de refeições gratuitas, exames médicos e vacinação de crianças.

Blank sublinha que esta é “uma descoberta extremamente importante. Destaca as ações e atividades das agências nazis a nível local”.

Agora, dado a importância da descoberta, os objetos deverão ser preservados pelas autoridades competentes. Alguns dos documentos, que datam de 1928, também serão expostos no museu da cidade de Hagen.

As cheias na Alemanha causaram inúmeros estragos em várias zonas do país, mas também trouxeram novas evidências sobre um dos momentos mais importantes da história.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “ O objetivo da organização passava por espalhar a ideologia nazi através do trabalho solidário, que incluía o fornecimento de refeições gratuitas, exames médicos e vacinação de crianças.”

    Hmmmm

RESPONDER

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …