Tesla está a construir (secretamente) uma bateria gigante no Texas

Há uns anos, a Tesla construiu uma bateria gigante no sul da Austrália, que foi considerada um sucesso. Agora, a empresa pode estar fazer o mesmo no Texas.

De acordo com a revista Bloomberg, a nova instalação da bateria terá capacidade de produzir mais do que 100 megawatts de energia e armazenará energia suficiente para fornecer eletricidade a 20 mil residências num dia quente de verão.

A instalação está a ser construída pela Gambit Energy Storage LLC, empresa que está sediada na mesma morada de um edifício da Tesla próximo da sua fábrica de automóveis em Fremont.

Esta nova instalação de bateria é adjacente a uma subestação de energia da TNMP, empresa que diz ter cerca de 255 mil clientes e foi recentemente adquirida pela Avangrid. A divisão de energia renovável da Avangrid, Avangrid Renewables LLC, é considerada a terceira maior operadora de energia eólica dos Estados Unidos.

Esses detalhes explicam a razão pela qual a TNMP pode estar a investir num grande sistema de bateria reserva, mesmo antes de ter acontecido a grande tempestade de inverno no Texas.

A Bloomberg não adianta se a nova instalação da bateria foi contratada antes ou depois da tempestade, mas a energia adicional armazenada poderia ter sido usada para satisfazer a procura, enquanto o Texas lutava para manter os seus recursos de geração de energia.

Os problemas do Texas são um excelente argumento para recorrer a backups em bateria, independentemente de estar ser instalada como parte de uma instalação renovável.

O Texas não perdeu energia porque depende parcialmente de energia renovável para atender às suas necessidades de energia.

A perda de energia ocorreu porque a grande maioria dos seus equipamentos de geração de energia não foram preparados para o inverno. Turbinas eólicas e fontes de gás natural congelaram durante a tempestade, cortando o fornecimento de energia no momento em que os habitantes mais precisavam.

A nova instalação poderá fornecer eletricidade adicional ao ar condicionado nos momentos em que as instalações de geração convencionais são pressionadas pela demanda.

A vantagem das baterias, nesses casos, é que podem fornecer potência de pico instantaneamente, sem período de aceleração. A bateria é recarregada quando a procura é menor, normalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

A bateria de 100 megawatts que a Tesla instalou na Austrália teve um desempenho suficientemente bom para que outra empresa australiana, a Neoen, tenha feito parceria com a Tesla para construir uma instalação ainda maior.

Uma nova instalação de 300 megawatts, com 450 megawatts-hora de armazenamento de energia, está em construção em Victoria. Além de fornecer energia de reserva, servirá como uma instalação de balanceamento de carga, garantindo que a energia de pico possa ser entregue a Victoria e New South Wales.

Há também uma nova instalação na Califórnia, o Gateway Energy Storage de 250 megawatts. Tal como acontece com o novo projeto Tesla no Texas, a Gateway Energy Storage foi projetada para fornecer energia instantânea no pico de demanda e ajudar a prevenir os apagões contínuos que atingiram a Califórnia no ano passado.

É difícil encontrar dados concretos sobre o desempenho dos vários esforços de longo prazo para criar microrredes com bateria de apoio. A rede que a Tesla construiu na Samoa Americana em 2016 parece estar a ter um bom desempenho. A pandemia de covid-19 interrompeu os planos de expandir o uso de microrredes e energia solar, mas o trabalho deverá ser retomado em 2021.

Porto Rico também aprovou planos que preveem a construção de microrredes em toda a ilha para melhorar a sua segurança energética. A energia solar é responsável por apenas 1,4% da geração de energia de Porto Rico, mas há planos para adicionar 2,7 gigawatts de capacidade solar até 2025.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …