Tesla está a construir (secretamente) uma bateria gigante no Texas

Há uns anos, a Tesla construiu uma bateria gigante no sul da Austrália, que foi considerada um sucesso. Agora, a empresa pode estar fazer o mesmo no Texas.

De acordo com a revista Bloomberg, a nova instalação da bateria terá capacidade de produzir mais do que 100 megawatts de energia e armazenará energia suficiente para fornecer eletricidade a 20 mil residências num dia quente de verão.

A instalação está a ser construída pela Gambit Energy Storage LLC, empresa que está sediada na mesma morada de um edifício da Tesla próximo da sua fábrica de automóveis em Fremont.

Esta nova instalação de bateria é adjacente a uma subestação de energia da TNMP, empresa que diz ter cerca de 255 mil clientes e foi recentemente adquirida pela Avangrid. A divisão de energia renovável da Avangrid, Avangrid Renewables LLC, é considerada a terceira maior operadora de energia eólica dos Estados Unidos.

Esses detalhes explicam a razão pela qual a TNMP pode estar a investir num grande sistema de bateria reserva, mesmo antes de ter acontecido a grande tempestade de inverno no Texas.

A Bloomberg não adianta se a nova instalação da bateria foi contratada antes ou depois da tempestade, mas a energia adicional armazenada poderia ter sido usada para satisfazer a procura, enquanto o Texas lutava para manter os seus recursos de geração de energia.

Os problemas do Texas são um excelente argumento para recorrer a backups em bateria, independentemente de estar ser instalada como parte de uma instalação renovável.

O Texas não perdeu energia porque depende parcialmente de energia renovável para atender às suas necessidades de energia.

A perda de energia ocorreu porque a grande maioria dos seus equipamentos de geração de energia não foram preparados para o inverno. Turbinas eólicas e fontes de gás natural congelaram durante a tempestade, cortando o fornecimento de energia no momento em que os habitantes mais precisavam.

A nova instalação poderá fornecer eletricidade adicional ao ar condicionado nos momentos em que as instalações de geração convencionais são pressionadas pela demanda.

A vantagem das baterias, nesses casos, é que podem fornecer potência de pico instantaneamente, sem período de aceleração. A bateria é recarregada quando a procura é menor, normalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

A bateria de 100 megawatts que a Tesla instalou na Austrália teve um desempenho suficientemente bom para que outra empresa australiana, a Neoen, tenha feito parceria com a Tesla para construir uma instalação ainda maior.

Uma nova instalação de 300 megawatts, com 450 megawatts-hora de armazenamento de energia, está em construção em Victoria. Além de fornecer energia de reserva, servirá como uma instalação de balanceamento de carga, garantindo que a energia de pico possa ser entregue a Victoria e New South Wales.

Há também uma nova instalação na Califórnia, o Gateway Energy Storage de 250 megawatts. Tal como acontece com o novo projeto Tesla no Texas, a Gateway Energy Storage foi projetada para fornecer energia instantânea no pico de demanda e ajudar a prevenir os apagões contínuos que atingiram a Califórnia no ano passado.

É difícil encontrar dados concretos sobre o desempenho dos vários esforços de longo prazo para criar microrredes com bateria de apoio. A rede que a Tesla construiu na Samoa Americana em 2016 parece estar a ter um bom desempenho. A pandemia de covid-19 interrompeu os planos de expandir o uso de microrredes e energia solar, mas o trabalho deverá ser retomado em 2021.

Porto Rico também aprovou planos que preveem a construção de microrredes em toda a ilha para melhorar a sua segurança energética. A energia solar é responsável por apenas 1,4% da geração de energia de Porto Rico, mas há planos para adicionar 2,7 gigawatts de capacidade solar até 2025.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …