Tesla vai construir uma “gigantesca bateria” de 300 megawatts na Austrália

O estado da Austrália do Sul, na vizinhança de Victoria, acaba de anunciar que está a trabalhar numa parceria com a empresa norte-americana Tesla para construir uma “bateria gigantesca” de 300 megawatts (MW) para estabilização da rede e armazenamento de energia renovável.

Esta bateria gigantesca, a Victorian Big Battery Megapack, é na prática um sistema de armazenamento da energia que será construído na cidade australiana de Geelong, a 70 quilómetros de Melbourne, e oferecerá recursos energéticos de até 300 megawatts e 450 megawatts-hora de armazenamento de energia.

Este novo sistema é três vezes maior do que o sistema de baterias pioneiro que a empresa a Tesla de Elon Musk construiu em Hornsdale, no sul das Austrália. Na altura, o sistema de Hornsdale tinha uma capacidade de 100 MG: era o maior do mundo quando foi construído, tendo sido recentemente aumentada a sua capacidade para 150 MG.

O sistema deverá estar totalmente instalado até ao verão australiano, no final de 2021.

Tal como escreve o portal New Atlas, a localização do novo sistema foi escolhida por se tratar de um local bem conectado com parques eólicos na costa sul, grandes instalações solares no norte de Victoria e linhas de transmissão que ligam grande parte do estado australiano e a rede elétrica nacional.

A instalação será paga pela Neoen, a empresa francesa no campo das energias renováveis que já opera o empreendimento de Hornsdale.

De acordo com o mesmo portal, os moradores de Victoria pagarão pelo uso desta gigantesca bateria através das suas faturas de eletricidade, mas o projeto da Austrália do Sul mostra que as contas vão diminuir e não aumentar com o projeto.

O projeto fará com que as centrais elétricas movidas a carvão operem com saídas mais consistentes e previsíveis – e, por isso, mais baratas -, permitindo assim que os tempos de resposta  instantâneos da “Big Battery” lidem melhor com picos de carga.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.