Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos.

As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica Village – uma cidade sem personalidade jurídica no extremo sul do estado, perto de Brownsville. A empresa tem desenvolvido o seu foguete Starship e testado protótipos naquele local desde 2014.

No entanto, segundo o Insider, Musk considera que uma cidade cobriria “uma área muito maior” do que a vila.

A notícia da possível criação de uma cidade pelo fundador da SpaceX foi anunciada pelo próprio Elon Musk este terça-feira no Twitter. “A criar a cidade de Starbase, Texas”, escreveu.

A informação foi confirmada pelo escritório do juiz em Cameron County, onde Boca Chica se localiza, que corroborou os planos de Musk de criar uma cidade naquele local.

“Nos últimos dias, o condado de Cameron foi oficialmente abordado pela SpaceX em relação ao interesse de Elon Musk em incorporar a vila de Boca Chica à cidade de Starbase, Texas. Hoje cedo, o Tribunal de Comissários do condado de Cameron foi informado sobre o esforço da SpaceX”, lê-se num comunicado enviado ao jornal.

No entanto, para já, ainda não existe nenhuma cidade chamada Starbase. As autoridades locais advertiram que Musk vai precisar de fazer um pedido formal antes que o processo de incorporação possa começar.

“Se a SpaceX e Elon Musk quiserem seguir esse caminho, devem cumprir todos os estatutos de incorporação estaduais”, disse Eddie Treviño Jr., juiz do condado. “O condado de Cameron processará todas as petições apropriadas em conformidade com a lei aplicável.”

Atualmente, a SpaceX está a criar o seu novo e colossal sistema de lançamento de aço, chamado Starship-Super Heavy, para um dia enviar missões tripuladas à Lua e Marte. Musk, que fundou a SpaceX em 2002, quer que o veículo tenha 120 metros de altura e seja total e rapidamente reutilizável. O sistema também poderia transportar pessoas entre pontos na Terra em velocidades hiperrápidas.

Boca Chica, onde a SpaceX está agora lançar protótipos da Starship em voos de teste, não tem um sistema público de água – embora tenha eletricidade. Um documento preliminar divulgado pela FAA revelou em janeiro que a SpaceX também pode estar a planear perfurar “até cinco poços de gás natural” e construir centrais elétricas movidas a gás nas suas instalações de Boca Chica.

 

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …