/

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

1

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos.

As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica Village – uma cidade sem personalidade jurídica no extremo sul do estado, perto de Brownsville. A empresa tem desenvolvido o seu foguete Starship e testado protótipos naquele local desde 2014.

No entanto, segundo o Insider, Musk considera que uma cidade cobriria “uma área muito maior” do que a vila.

A notícia da possível criação de uma cidade pelo fundador da SpaceX foi anunciada pelo próprio Elon Musk este terça-feira no Twitter. “A criar a cidade de Starbase, Texas”, escreveu.

A informação foi confirmada pelo escritório do juiz em Cameron County, onde Boca Chica se localiza, que corroborou os planos de Musk de criar uma cidade naquele local.

“Nos últimos dias, o condado de Cameron foi oficialmente abordado pela SpaceX em relação ao interesse de Elon Musk em incorporar a vila de Boca Chica à cidade de Starbase, Texas. Hoje cedo, o Tribunal de Comissários do condado de Cameron foi informado sobre o esforço da SpaceX”, lê-se num comunicado enviado ao jornal.

No entanto, para já, ainda não existe nenhuma cidade chamada Starbase. As autoridades locais advertiram que Musk vai precisar de fazer um pedido formal antes que o processo de incorporação possa começar.

“Se a SpaceX e Elon Musk quiserem seguir esse caminho, devem cumprir todos os estatutos de incorporação estaduais”, disse Eddie Treviño Jr., juiz do condado. “O condado de Cameron processará todas as petições apropriadas em conformidade com a lei aplicável.”

Atualmente, a SpaceX está a criar o seu novo e colossal sistema de lançamento de aço, chamado Starship-Super Heavy, para um dia enviar missões tripuladas à Lua e Marte. Musk, que fundou a SpaceX em 2002, quer que o veículo tenha 120 metros de altura e seja total e rapidamente reutilizável. O sistema também poderia transportar pessoas entre pontos na Terra em velocidades hiperrápidas.

Boca Chica, onde a SpaceX está agora lançar protótipos da Starship em voos de teste, não tem um sistema público de água – embora tenha eletricidade. Um documento preliminar divulgado pela FAA revelou em janeiro que a SpaceX também pode estar a planear perfurar “até cinco poços de gás natural” e construir centrais elétricas movidas a gás nas suas instalações de Boca Chica.

 

  Maria Campos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.