SpaceX está a tentar “expulsar” moradores de pequena vila no Texas

A SpaceX, empresa de Elon Musk, está a tentar forçar os residentes na pequena comunidade de Boca Chica Village, no estado norte-americano do Texas, a sair das suas casas.

De acordo com o Vice, a vila de Boca Chica localiza-se perto do centro de lançamento da SpaceX no Texas. Os representantes da empresa deram aos residentes até sexta-feira passada para aceitar a oferta mais recente nas suas casas. Segundo os proprietários, as ofertas são incrivelmente baixas e que não querem mudar de casa.

A SpaceX está a tentar comprar as propriedades dos residentes da vila de Boca Chica há mais de um ano. Inicialmente, ofereceu aos residentes o que disse ser três vezes o valor de avaliação das suas casas – cerca de 150 mil dólares. Algumas pessoas aceitaram o dinheiro, mas muitas outras não.

Depois, a SpaceX reduziu a oferta para duas vezes o valor de avaliação da casa. A praia faz parte de uma reserva de vida selvagem e é uma das únicas praias subdesenvolvidas no Texas

A Vice TV exibiu um documentário sobre Boca Chica e o confronto da comunidade com Musk. Quando o documentário foi para o ar, a SpaceX voltou a prometer três vezes o valor de avaliação das suas casas.

Num e-mail enviado ao residentes, ao qual o Vice teve acesso, David Finlay, Diretor Sénior de Finanças da SpaceX, disse que esta seria a melhor e final oferta da SpaceX e ameaçou que a empresa precisaria de procurar meios alternativos para conseguir as casas se o povo de Boca Chica recusasse o dinheiro.

“Seguindo as nossas discussões recentes, estou a escrever para confirmar a oferta da SpaceX de comprar a sua propriedade”, lê-se no e-mail de Finlay. “Observo que este fim de semana passado marcou o aniversário de um ano da oferta inicial da SpaceX para comprar a sua propriedade. Durante esse tempo, a SpaceX esforçou-se para garantir um processo justo e equitativo para todos os residentes localizados no local de lançamento do South Texas designado na praia de Boca Chica”.

“Como já discutimos, conforme a escala e a frequência das atividades de voos espaciais no local continuam a acelerar, a sua propriedade frequentemente cairá dentro de zonas de risco estabelecidas nas quais nenhum civil terá permissão para permanecer, a fim de cumprir com todos os públicos federais e outros regulamentos de segurança. Este e-mail representa, portanto, a melhor e última oferta de compra da SpaceX”, conclui o e-mail.

Residentes não acreditam nos argumentos da SpaceX

“Recusei a oferta porque não era suficiente”, disse Celia Garcia, moradora da Vila de Boca Chica, ao Vice. “Não me quero tornar uma milionária ou ficar rica… Só quero o suficiente para poder ir para outra área costeira a 2,4 quilómetros do oceano”.

“Não estou a dizer que vale muito, mas com essa quantidade de dinheiro não se consegue encontrar nada perto disto”, disse Mary Bloomer, outra moradora da vila de Boca Chica. “Não estamos a pedir um milhão de dólares.”

Garcia não acreditou no argumento de Finlay de que a vila de Boca Chica se localiza numa área perigosa. As residentes disseram que a SpaceX remodelou e repintou algumas das casas que outras pessoas venderam no ano passado – e, às vezes, os funcionários da SpaceX ficam nessas casas.

“Ele disse que esta foi declarada uma área perigosa pelas FAA”, disse. “Se é uma área perigosa, por que estão a reformar as casas que compraram em vez de demolir? Por que estão a instalar um novo sistema séptico? Por que anunciaram um coordenador de projeto para transformar isto numa área de resort com bar e restaurante? Estão dispostos a colocar todos em perigo, exceto nós?”.

Ambas rejeitaram a oferta da empresa de Musk – e estão à espera para ver o que acontece.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …