SpaceX está a tentar “expulsar” moradores de pequena vila no Texas

A SpaceX, empresa de Elon Musk, está a tentar forçar os residentes na pequena comunidade de Boca Chica Village, no estado norte-americano do Texas, a sair das suas casas.

De acordo com o Vice, a vila de Boca Chica localiza-se perto do centro de lançamento da SpaceX no Texas. Os representantes da empresa deram aos residentes até sexta-feira passada para aceitar a oferta mais recente nas suas casas. Segundo os proprietários, as ofertas são incrivelmente baixas e que não querem mudar de casa.

A SpaceX está a tentar comprar as propriedades dos residentes da vila de Boca Chica há mais de um ano. Inicialmente, ofereceu aos residentes o que disse ser três vezes o valor de avaliação das suas casas – cerca de 150 mil dólares. Algumas pessoas aceitaram o dinheiro, mas muitas outras não.

Depois, a SpaceX reduziu a oferta para duas vezes o valor de avaliação da casa. A praia faz parte de uma reserva de vida selvagem e é uma das únicas praias subdesenvolvidas no Texas

A Vice TV exibiu um documentário sobre Boca Chica e o confronto da comunidade com Musk. Quando o documentário foi para o ar, a SpaceX voltou a prometer três vezes o valor de avaliação das suas casas.

Num e-mail enviado ao residentes, ao qual o Vice teve acesso, David Finlay, Diretor Sénior de Finanças da SpaceX, disse que esta seria a melhor e final oferta da SpaceX e ameaçou que a empresa precisaria de procurar meios alternativos para conseguir as casas se o povo de Boca Chica recusasse o dinheiro.

“Seguindo as nossas discussões recentes, estou a escrever para confirmar a oferta da SpaceX de comprar a sua propriedade”, lê-se no e-mail de Finlay. “Observo que este fim de semana passado marcou o aniversário de um ano da oferta inicial da SpaceX para comprar a sua propriedade. Durante esse tempo, a SpaceX esforçou-se para garantir um processo justo e equitativo para todos os residentes localizados no local de lançamento do South Texas designado na praia de Boca Chica”.

“Como já discutimos, conforme a escala e a frequência das atividades de voos espaciais no local continuam a acelerar, a sua propriedade frequentemente cairá dentro de zonas de risco estabelecidas nas quais nenhum civil terá permissão para permanecer, a fim de cumprir com todos os públicos federais e outros regulamentos de segurança. Este e-mail representa, portanto, a melhor e última oferta de compra da SpaceX”, conclui o e-mail.

Residentes não acreditam nos argumentos da SpaceX

“Recusei a oferta porque não era suficiente”, disse Celia Garcia, moradora da Vila de Boca Chica, ao Vice. “Não me quero tornar uma milionária ou ficar rica… Só quero o suficiente para poder ir para outra área costeira a 2,4 quilómetros do oceano”.

“Não estou a dizer que vale muito, mas com essa quantidade de dinheiro não se consegue encontrar nada perto disto”, disse Mary Bloomer, outra moradora da vila de Boca Chica. “Não estamos a pedir um milhão de dólares.”

Garcia não acreditou no argumento de Finlay de que a vila de Boca Chica se localiza numa área perigosa. As residentes disseram que a SpaceX remodelou e repintou algumas das casas que outras pessoas venderam no ano passado – e, às vezes, os funcionários da SpaceX ficam nessas casas.

“Ele disse que esta foi declarada uma área perigosa pelas FAA”, disse. “Se é uma área perigosa, por que estão a reformar as casas que compraram em vez de demolir? Por que estão a instalar um novo sistema séptico? Por que anunciaram um coordenador de projeto para transformar isto numa área de resort com bar e restaurante? Estão dispostos a colocar todos em perigo, exceto nós?”.

Ambas rejeitaram a oferta da empresa de Musk – e estão à espera para ver o que acontece.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …