A Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês.

A SolarCity, detida pela Tesla, está a entrar numa espiral descendente de negócios. Em julho, a empresa anunciou que instalou menos painéis solares no segundo trimestre de 2019 do que em qualquer outro trimestre desde a sua aquisição. A Tesla está a perder espaço no mercado e já tem planos para inverter a situação.

Para já, o aluguer de painéis solares está disponível em apenas seis estados norte-americanos: Arizona, Califórnia, Connecticut, Massachusetts, Nova Jérsia e Novo México. O objetivo será certamente alargar a opção caso esta tenha sucesso.

Por apenas 45 euros por mês, mais impostos, os clientes podem ter a sua casa alimentada a energia solar. A Tesla não cobra qualquer custos de instalação adicionais, nem obriga a assinar um contrato de longa duração. O pagamento mensal, segundo o The Verge, inclui ainda assistência técnica, manutenção e qualquer outro tipo de hardware necessário.

Segundo a empresa, o aluguer traz imensas vantagens, entre as quais o preço, a rapidez e muito menos burocracia do que se fosse para comprar. Há apenas um senão: caso se arrependa, o custo de remoção é de 1350 dólares.

Há três tipos de painéis solares disponíveis. O mais pequeno gera entre 10 a 14kWh de energia por dia; o intermédio consegue gerar entre 19 a 28kWh e tem um custo de aproximadamente 100 euros. O maior gerador, que tem um custo de 150 euros por mês, produz entre 29 a 41kWh por dia. Os preços para compra e instalação são, respetivamente, 10 mil, 20 mil e 30 mil dólares.

Ao fim de cinco anos de aluguer, os clientes podem automaticamente comprar o painel solar sem qualquer custo. Em contrapartida, o valor de mensalidade pode ser alterado a qualquer altura, sendo oferecido um prazo de 30 dias para mudar ou cancelar a subscrição caso o preço aumente.

Incêndios em painéis solares

O Walmart, uma das maiores cadeias de supermercados na América do Norte, processou a Tesla devido a, no mínimo, sete incêndios em superfícies comerciais causados por painéis solares defeituosos.

Os supermercados incendiados tiverem centenas de milhares de dólares em prejuízos, sendo mesmo obrigados a encerrar temporariamente. O Walmart tem painéis da Tesla em mais de 240 supermercados nos Estados Unidos. No entanto, no processo apresentado em tribunal alegam que “a ocorrência de múltiplos incêndios envolvendo os painéis solares da Tesla é apenas um sinal inconfundível de negligência“.

“A SolarCity adotou um modelo de negócios insatisfatório que exigia a instalação de sistemas de painéis solares de forma aleatória e o mais rápida possível para conseguir lucro, e os contratados e subcontratados que realizaram o trabalho de instalação inicial não foram treinados e supervisionados adequadamente“, explicou a equipa de advogados no processo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …