/

A Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

1

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês.

A SolarCity, detida pela Tesla, está a entrar numa espiral descendente de negócios. Em julho, a empresa anunciou que instalou menos painéis solares no segundo trimestre de 2019 do que em qualquer outro trimestre desde a sua aquisição. A Tesla está a perder espaço no mercado e já tem planos para inverter a situação.

Para já, o aluguer de painéis solares está disponível em apenas seis estados norte-americanos: Arizona, Califórnia, Connecticut, Massachusetts, Nova Jérsia e Novo México. O objetivo será certamente alargar a opção caso esta tenha sucesso.

Por apenas 45 euros por mês, mais impostos, os clientes podem ter a sua casa alimentada a energia solar. A Tesla não cobra qualquer custos de instalação adicionais, nem obriga a assinar um contrato de longa duração. O pagamento mensal, segundo o The Verge, inclui ainda assistência técnica, manutenção e qualquer outro tipo de hardware necessário.

Segundo a empresa, o aluguer traz imensas vantagens, entre as quais o preço, a rapidez e muito menos burocracia do que se fosse para comprar. Há apenas um senão: caso se arrependa, o custo de remoção é de 1350 dólares.

Há três tipos de painéis solares disponíveis. O mais pequeno gera entre 10 a 14kWh de energia por dia; o intermédio consegue gerar entre 19 a 28kWh e tem um custo de aproximadamente 100 euros. O maior gerador, que tem um custo de 150 euros por mês, produz entre 29 a 41kWh por dia. Os preços para compra e instalação são, respetivamente, 10 mil, 20 mil e 30 mil dólares.

Ao fim de cinco anos de aluguer, os clientes podem automaticamente comprar o painel solar sem qualquer custo. Em contrapartida, o valor de mensalidade pode ser alterado a qualquer altura, sendo oferecido um prazo de 30 dias para mudar ou cancelar a subscrição caso o preço aumente.

Incêndios em painéis solares

O Walmart, uma das maiores cadeias de supermercados na América do Norte, processou a Tesla devido a, no mínimo, sete incêndios em superfícies comerciais causados por painéis solares defeituosos.

Os supermercados incendiados tiverem centenas de milhares de dólares em prejuízos, sendo mesmo obrigados a encerrar temporariamente. O Walmart tem painéis da Tesla em mais de 240 supermercados nos Estados Unidos. No entanto, no processo apresentado em tribunal alegam que “a ocorrência de múltiplos incêndios envolvendo os painéis solares da Tesla é apenas um sinal inconfundível de negligência“.

“A SolarCity adotou um modelo de negócios insatisfatório que exigia a instalação de sistemas de painéis solares de forma aleatória e o mais rápida possível para conseguir lucro, e os contratados e subcontratados que realizaram o trabalho de instalação inicial não foram treinados e supervisionados adequadamente“, explicou a equipa de advogados no processo.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.