Elon Musk apresentou ao mundo os seus telhados solares “invisíveis”

O visionário CEO da Tesla, Elon Musk, tinha prometido novidades para levar a revolução solar a todas as casas sob a forma de um telhado solar. E aqui está, a cumprir a sua promessa.

A instalação de painéis solares nos telhados tem o custo acrescido de se necessitar de um telhado e do suporte para os painéis solares.

Mas, para Elon Musk, fundador da Tesla, SpaceX e Solar City, o processo mais eficiente é fazer um telhado solar que sirva como um 2-em-1, e é isso mesmo que pretende fazer com as telhas solares que apresentou.

Embora a questão da eficiência seja de importância crítica, é indiscutível que ninguém quer instalar um telhado solar que fique “horrível” nas suas casas.

E é precisamente nesse aspecto que a solução apresentada pela Tesla é revolucionária: será praticamente impossível distinguir um destes telhados solares de um telhado com telhas convencionais.

As telhas estão disponíveis em diferentes estilos, permitindo construir casas com telhados semelhantes aos tradicionais, nos quais as telhas com painéis solares parecem normais vistas do solo.

Para o provar, Elon Musk montou a apresentação das telhas solares Tesla ao ar livre, numa pequena praça, rodeada de simpáticas moradias.

As casas que vêm à vossa volta são todas casas solares“, revela Musk. “Tinham conseguido perceber isso?”, pergunta, arrancando aplausos aos presentes.

A ideia é utilizar as telhas em conjunto com a nova versão da Powerwall da Tesla, com capacidade para 14kWh, sendo que duas delas serão suficientes para aguentar com uma casa com quatro quartos, frigorífico, luzes e outros electrodomésticos um dia inteiro.

A questão da durabilidade das baterias também não ficou esquecida, vindo com garantia para ciclos de carregamento ilimitados durante 10 anos. E a Powerwall 2 pode ser montada no chão ou na parede, no interior ou no exterior.

As telhas solares são ultra-resistentes e têm uma durabilidade praticamente ilimitada, garante Musk, que optou por não abordar o ponto mais crítico: quanto é que tudo isto irá custar.

Nesse aspecto, diz apenas que estes telhados solares iriam ficar “mais baratos que os telhados convencionais – tendo em conta o custo de instalação e da electricidade”.

“Junte-se à transição do mundo para a energia sustentável”, diz um dos slogans da Tesla. [Aplausos].

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo isto é muito bonito mas há ainda outra questão a pôr, em dias que não haja sol e isto acontece em muito país, tudo isto não valerá praticamente para nada, em todo o caso é mais um passo certo no caminho a percorrer e que ainda vai no começo.

RESPONDER

Aerogel de sílica pode ser a substância necessária para tornar Marte habitável

Marte é um lugar bastante inóspito e a NASA recentemente mostrou que não é possível transformá-lo numa "segunda Terra". No entanto, investigadores de Harvard mostraram que camadas finas de aerogel de sílica podem aquecer a superfície …

Revelada a primeira fotografia de entrelaçamento quântico

Pela primeira vez na História, os cientistas capturaram uma fotografia de entrelaçamento quântico - um fenómeno tão estranho que o físico Albert Einstein o descreveu como "uma ação fantasmagórica à distância". A imagem foi capturada por …

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …