Elon Musk apresentou ao mundo os seus telhados solares “invisíveis”

O visionário CEO da Tesla, Elon Musk, tinha prometido novidades para levar a revolução solar a todas as casas sob a forma de um telhado solar. E aqui está, a cumprir a sua promessa.

A instalação de painéis solares nos telhados tem o custo acrescido de se necessitar de um telhado e do suporte para os painéis solares.

Mas, para Elon Musk, fundador da Tesla, SpaceX e Solar City, o processo mais eficiente é fazer um telhado solar que sirva como um 2-em-1, e é isso mesmo que pretende fazer com as telhas solares que apresentou.

Embora a questão da eficiência seja de importância crítica, é indiscutível que ninguém quer instalar um telhado solar que fique “horrível” nas suas casas.

E é precisamente nesse aspecto que a solução apresentada pela Tesla é revolucionária: será praticamente impossível distinguir um destes telhados solares de um telhado com telhas convencionais.

As telhas estão disponíveis em diferentes estilos, permitindo construir casas com telhados semelhantes aos tradicionais, nos quais as telhas com painéis solares parecem normais vistas do solo.

Para o provar, Elon Musk montou a apresentação das telhas solares Tesla ao ar livre, numa pequena praça, rodeada de simpáticas moradias.

As casas que vêm à vossa volta são todas casas solares“, revela Musk. “Tinham conseguido perceber isso?”, pergunta, arrancando aplausos aos presentes.

A ideia é utilizar as telhas em conjunto com a nova versão da Powerwall da Tesla, com capacidade para 14kWh, sendo que duas delas serão suficientes para aguentar com uma casa com quatro quartos, frigorífico, luzes e outros electrodomésticos um dia inteiro.

A questão da durabilidade das baterias também não ficou esquecida, vindo com garantia para ciclos de carregamento ilimitados durante 10 anos. E a Powerwall 2 pode ser montada no chão ou na parede, no interior ou no exterior.

As telhas solares são ultra-resistentes e têm uma durabilidade praticamente ilimitada, garante Musk, que optou por não abordar o ponto mais crítico: quanto é que tudo isto irá custar.

Nesse aspecto, diz apenas que estes telhados solares iriam ficar “mais baratos que os telhados convencionais – tendo em conta o custo de instalação e da electricidade”.

“Junte-se à transição do mundo para a energia sustentável”, diz um dos slogans da Tesla. [Aplausos].

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo isto é muito bonito mas há ainda outra questão a pôr, em dias que não haja sol e isto acontece em muito país, tudo isto não valerá praticamente para nada, em todo o caso é mais um passo certo no caminho a percorrer e que ainda vai no começo.

RESPONDER

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …