Elon Musk apresentou ao mundo os seus telhados solares “invisíveis”

O visionário CEO da Tesla, Elon Musk, tinha prometido novidades para levar a revolução solar a todas as casas sob a forma de um telhado solar. E aqui está, a cumprir a sua promessa.

A instalação de painéis solares nos telhados tem o custo acrescido de se necessitar de um telhado e do suporte para os painéis solares.

Mas, para Elon Musk, fundador da Tesla, SpaceX e Solar City, o processo mais eficiente é fazer um telhado solar que sirva como um 2-em-1, e é isso mesmo que pretende fazer com as telhas solares que apresentou.

Embora a questão da eficiência seja de importância crítica, é indiscutível que ninguém quer instalar um telhado solar que fique “horrível” nas suas casas.

E é precisamente nesse aspecto que a solução apresentada pela Tesla é revolucionária: será praticamente impossível distinguir um destes telhados solares de um telhado com telhas convencionais.

As telhas estão disponíveis em diferentes estilos, permitindo construir casas com telhados semelhantes aos tradicionais, nos quais as telhas com painéis solares parecem normais vistas do solo.

Para o provar, Elon Musk montou a apresentação das telhas solares Tesla ao ar livre, numa pequena praça, rodeada de simpáticas moradias.

As casas que vêm à vossa volta são todas casas solares“, revela Musk. “Tinham conseguido perceber isso?”, pergunta, arrancando aplausos aos presentes.

A ideia é utilizar as telhas em conjunto com a nova versão da Powerwall da Tesla, com capacidade para 14kWh, sendo que duas delas serão suficientes para aguentar com uma casa com quatro quartos, frigorífico, luzes e outros electrodomésticos um dia inteiro.

A questão da durabilidade das baterias também não ficou esquecida, vindo com garantia para ciclos de carregamento ilimitados durante 10 anos. E a Powerwall 2 pode ser montada no chão ou na parede, no interior ou no exterior.

As telhas solares são ultra-resistentes e têm uma durabilidade praticamente ilimitada, garante Musk, que optou por não abordar o ponto mais crítico: quanto é que tudo isto irá custar.

Nesse aspecto, diz apenas que estes telhados solares iriam ficar “mais baratos que os telhados convencionais – tendo em conta o custo de instalação e da electricidade”.

“Junte-se à transição do mundo para a energia sustentável”, diz um dos slogans da Tesla. [Aplausos].

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo isto é muito bonito mas há ainda outra questão a pôr, em dias que não haja sol e isto acontece em muito país, tudo isto não valerá praticamente para nada, em todo o caso é mais um passo certo no caminho a percorrer e que ainda vai no começo.

RESPONDER

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …