Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em dezembro do ano passado.

O suspeito foi identificado como Dushko Vulchev e, caso seja condenado, pode passar várias décadas na prisão.

Vários documentos judiciais mostram que autoridades chegaram ao paradeiro de Vulchev através da análise de imagens de câmaras de um Tesla que estava parado perto do local dos incidentes.

Os Teslas são equipados com um recurso de “modo sentinela”. Quando este é ativado, o carro usa as suas câmaras externas para detetar ameaças.

Se a ameaça detetada for de baixo risco – como terá sido o caso, uma vez que o homem apenas se estava a encostar ao veículo – o carro irá exibir um aviso ao proprietário de que as câmaras estão a gravar as movimentações.

Caso a ameaça seja maior, as câmaras gravam e o carro começa a tocar música no volume máximo para alertar as pessoas que estiverem perto, além de notificar o dono do carro através de uma notificação no telemóvel.

Estes recursos foram úteis ao tentar capturar o homem que supostamente esteve envolvido numa série de crimes de ódio dirigidos à Igreja Presbiteriana da Comunidade Martin Luther King Jr. em Springfield, em Massachusetts.

“Com base no meu treino, experiência e investigação, estou ciente de que o Tesla mencionado é equipado com câmaras em vários pontos”, disse o agente do FBI que escreveu a denúncia. “Analisei todo o vídeo do Tesla que mostra um indivíduo, que posso identificar como Vulchev, a uma distância próxima do Tesla, a usar uma chave para remover as rodas”, acrescentou.

Segundo o IFL Science, o pastor e quase todos os fiéis da Igreja Presbiteriana da Comunidade Martin Luther King Jr. são negros, assim como as vítimas dos incidentes.

Após investigar os dispositivos pessoas de Dushko Vulchev, o FBI encontrou algumas mensagens que demonstram que o suspeito nutria ódio por negros.

Numa delas, enviada em dezembro, o Vulchev pedia que se eliminassem todos os negros, usando um termo pejorativo e ofensivo.

Agora, o suspeito será acusado de danos a propriedades religiosas e de uso de fogo para cometer um crime federal.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …