Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em dezembro do ano passado.

O suspeito foi identificado como Dushko Vulchev e, caso seja condenado, pode passar várias décadas na prisão.

Vários documentos judiciais mostram que autoridades chegaram ao paradeiro de Vulchev através da análise de imagens de câmaras de um Tesla que estava parado perto do local dos incidentes.

Os Teslas são equipados com um recurso de “modo sentinela”. Quando este é ativado, o carro usa as suas câmaras externas para detetar ameaças.

Se a ameaça detetada for de baixo risco – como terá sido o caso, uma vez que o homem apenas se estava a encostar ao veículo – o carro irá exibir um aviso ao proprietário de que as câmaras estão a gravar as movimentações.

Caso a ameaça seja maior, as câmaras gravam e o carro começa a tocar música no volume máximo para alertar as pessoas que estiverem perto, além de notificar o dono do carro através de uma notificação no telemóvel.

Estes recursos foram úteis ao tentar capturar o homem que supostamente esteve envolvido numa série de crimes de ódio dirigidos à Igreja Presbiteriana da Comunidade Martin Luther King Jr. em Springfield, em Massachusetts.

“Com base no meu treino, experiência e investigação, estou ciente de que o Tesla mencionado é equipado com câmaras em vários pontos”, disse o agente do FBI que escreveu a denúncia. “Analisei todo o vídeo do Tesla que mostra um indivíduo, que posso identificar como Vulchev, a uma distância próxima do Tesla, a usar uma chave para remover as rodas”, acrescentou.

Segundo o IFL Science, o pastor e quase todos os fiéis da Igreja Presbiteriana da Comunidade Martin Luther King Jr. são negros, assim como as vítimas dos incidentes.

Após investigar os dispositivos pessoas de Dushko Vulchev, o FBI encontrou algumas mensagens que demonstram que o suspeito nutria ódio por negros.

Numa delas, enviada em dezembro, o Vulchev pedia que se eliminassem todos os negros, usando um termo pejorativo e ofensivo.

Agora, o suspeito será acusado de danos a propriedades religiosas e de uso de fogo para cometer um crime federal.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …