Terroristas do atentado em Paris iam-se enganando na morada

William Molinié / Twitter

Os contornos do trágico atentado terrorista na sede do jornal Charlie Hebdo, em Paris, que matou 12 pessoas, vão-se conhecendo e há agora um dado novo que torna tudo ainda mais dramático.

Os dois homens que perpetraram o atentado, munidos com armas de guerra e reivindicando-se da Al-Qaeda, terão entrado na morada errada, chegando primeiro ao número 6 da Rua Nicolas Appert. Foi aí que lhes indicaram que a sede do Charlie Hebdo era no número 10, segundo reporta o jornal Le Figaro.

Um detalhe que torna ainda mais constrangedora a situação, considerando também que o Charlie Hebdo era alvo de segurança policial permanente, fruto das contínuas ameaças que vinha sofrendo, depois do caso das caricaturas de Maomé.

A France 2 anuncia que um dos dois polícias mortos no tiroteio estava responsável pela segurança do editor do jornal, o caricaturista Stéphane Charbonnier, que também morreu e que era mais conhecido como Charb.

Prefiro morrer de pé do que viver de joelhos“, tinha dito Charb numa entrevista recente.

O caricaturista, alvo de ameaças constantes pela sua postura provocatória, tinha publicado há alguns meses uma banda desenhada sobre a vida do profeta Maomé e os testemunhos dão a entender que os terroristas visavam claramente matá-lo.

Vítimas mortais no atentado foram ainda os caricaturistas Cabu, Wolinski e Tignous, igualmente conhecidos pela irreverência e atitude desafiante.

O economista Bernard Maris, accionista do jornal, também morreu no decurso do ataque.

Os terroristas entraram no edifício do jornal quando decorria uma reunião de redacção, depois de a desenhadora Coco, que lá trabalha, ter digitado o código que permite a abertura da porta exterior. Ela conta, numa conversa telefónica com o jornal Humanité, que foi abordada por “dois homens encapuçados e armados”, à entrada do edifício, e que estes foram “brutalmente ameaçadores”.

Logo que entraram, os terroristas terão começado a disparar. “Atiraram sobre Wolinski, Cabu. Durou cinco minutos… Eu refugiei-me debaixo de uma secretária… Eles falavam perfeitamente francês… Reivindicavam-se da Al-Qaeda“, contou ainda Coco ao Humanité.

Vingamos o profeta Maomé. Charlie Hebdo está morto“, terão gritado os terroristas, que continuam em fuga, segundo vários relatos que testemunharam aquele que é o atentado mais mortífero em França em 40 anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …