Em 17 anos, a Terra inclinou-se quase 80 centímetros para Este

6

O eixo de rotação da Terra se está a inclinar-se para Este a uma velocidade de 4,36 cm/ano. Entre 1993 e 2010 inclinou-se quase 80 centímetros.

Com base em modelos climáticos, cientistas calcularam que, entre 1993 e 2010, a humanidade extraiu 2150 gigatoneladas de água subterrânea.

Esse número corresponde a um aumento de 6 milímetros do nível das águas do mar.

Sabe-se, através de estudos e estimativas anteriores, que durante o século XX houve um esgotamento significativo das águas subterrâneas.

Esse esgotamento teve um peso também significativo no aumento do nível das águas do mar, como repara o Tech Explorist.

Um novo estudo, publicado esta quinta-feira, no Advancing Earth and Space Science, sugere que, de tanta água que já foi bombeada do solo, entre 1993 e 2010, a Terra inclinou-se aproximadamente 80 centímetros para Este.

O eixo de rotação da Terra – linha reta imaginária que cruza o centro da Terra e ambos os pólos geográficos, em torno da qual o planeta gira – vai mudando.

A extração e redistribuição das águas subterrâneas promove ainda mais esse processo.

Em 2016, a comunidade científica já tinham sugerido que a água tem interferência no movimento rotacional da Terra.

No novo estudo, os cientistas simularam num computador as mudanças relatadas acerca da inclinação do eixo de rotação da Terra.

A equipa verificou a influência do movimento da água: inicialmente tendo em conta as camadas de gelo e glaciares; e depois os vários cenários de redistribuição das águas subterrâneas.

Posteriormente, os pesquisadores incluíram as tais 2150 gigatoneladas de redistribuição de águas subterrâneas. O modelo foi ao encontro da inclinação observada.

Além disso, o sítio de onde a água é extraída também pode ser um fator importante, no que diz respeito à forma como a terra se inclina.

Ki-Weon Seo, geofísico da Universidade Nacional de Seul que liderou o estudo, disse estar “muito feliz” por encontrar a causa da inclinação do eixo de rotação.

“Mas, por outro lado, como morador da Terra e pai, estou preocupado e surpreso ao ver que o bombeamento de águas subterrâneas é outra fonte de aumento do nível médio das águas mar”, confessou.

Só com medidas para conter o esgotamento das águas subterrâneas é que a inclinação pode ser desacelerada.

“Observar mudanças no eixo de rotação da Terra é útil para entender as variações de armazenamento de água em escala continental”, esclareceu Ki-Weon Seo.

Surendra Adhikari, pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato, disse que esta descoberta da comunidade científica é “bastante significativa”, e deixou um alerta.

“Num ano, o eixo de rotação normalmente muda vários metros, portanto, essas mudanças não correm o risco de alterar as estações. No entanto, em escalas de tempo geológico, a inclinação da terra pode ter impacto no clima”, disse o cientista.

Há dados acerca do movimento dos pólos disponíveis, desde o final do século XIX.

No entanto, com este novo estudo, é possível “entender melhor as variações de armazenamento de água continental durante os últimos 100 anos”, concluiu Surendra Adhikari.

Miguel Esteves, ZAP //

6 Comments

  1. Até me admira não estar aqui o Miguel/Tomás/Aí é?/ e os restantes (que são sempre o mesmo) a dizer que a culpa é dos americanos…

  2. Bombear água do solo é novidade para justificar a mudança na inclinação do eixo da Terra. E os recursos minerais extraídos, foram tidos em conta? O degelo dos glaciares de montanha, foram tidos em conta? A construção de grandes/gigantes barragens, foram tidas em conta? A construção de mega cidades com recursos vindos de outras regiões do planeta, foram todos em conta? Os grandes sismos e a tectonica de placas, foram tidos em conta? A água subterrânea… A sério??!

    • Realmente também fiquei parvo dos atacadores… esta malta anda doida! De certeza que os estudos que fez nos últimos anos relativamente a esta temática podem desmentir mais esta treta destes pseudo cientistas… Pode informar como aceder às suas conclusões?

  3. Mais um estudo encomendado para justificar a proibição de utilização de poços pelo cidadão comum. Tinha de ser da Coreia do Sul, onde infelizmente vendem a alma para pagar a renda…

  4. Mais tretas! Eu por mim já decidi não acreditar nessa treta do aquecimento global. Assim posso continuar a sonhar com os carrões e o jacto privado do Ronaldo sem me sentir culpado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.