Os Estados Unidos tem 204 bacias que abastecem o país de água doce. Destes, 96 não serão capazes de cumprir a oferta habitual a partir de 2071.
“Muitos estados dos EUA terão menos água ao longo do tempo”, explicou Thomas Brown à Reuters, investigador do Serviço Florestal dos EUA e um dos autores do trabalho. Na opinião dos cientistas, as bacias mais afetadas serão as do centro e sul das Grandes Planícies, o sudoeste e o centro da região das Montanhas Rochosas, Califórnia, algumas áreas do sul, como a Florida, e o Centro-Oeste.
De acordo com o estudo publicado em fevereiro na revista Earth’s Future, as principais causas para a escassez generalizada da água são o aumento da população mundial e as alterações climáticas.
O agravamento da seca que ocorrerá em pouco mais de cinco décadas estará vinculado à crescente demanda de uma população crescente e às mudanças climáticas, o que levará a uma maior evaporação e menos chuvas em alguns estados. O aumento da temperatura anulará o efeito de maior precipitação que é esperado noutras regiões.
De acordo com os modelos que projetaram, 83, 92 e 96 bacias poderiam sofrer escassez nos seus níveis mensais nos períodos 2021-2045, 2046-2070 e 2071-2095, respetivamente.
Para reverter a situação, é necessário modificar os hábitos em relação ao uso da água – nomeadamente na agricultura, responsável por 75% do consumo anual nos EUA e na indústria. Portanto, Brown e a sua equipa disseram que se deve reformular a forma como o recurso é utilizado e aumentar a eficiência do uso.
O estudo sobre o futuro da água nos EUA junta-se a outros que já alertaram sobre a situação global. Especialistas da NASA explicaram que, entre 2003 e 2013, extraiu-se mais do que foi possível recuperar na maioria dos maiores aquíferos subterrâneos do mundo, que fornecem 35% do aquíferos usados no mundo. “A situação é crítica”, disseram.
Outro relatório detalha que os aquíferos “demoram muito mais tempo para responder às mudanças climáticas do que a água na superfície”.
“Metade das correntes subterrâneas do planeta respondem dentro de uma escala de tempo humano de cem anos”, disse Mark Cuthbert, professor da Universidade de Cardiff. O investigador definiu este “grande legado” como “uma bomba-relógio ambiental”, uma vez que qualquer impacto sobre a sua substituição, que depende das chuvas, se manifestará “muito tempo depois”.
O Banco Mundial também aborda a questão no relatório “Mudanças Climáticas, Água e Economia”, de 2016, que indicava que em 2050 a disponibilidade de água potável seria um terço da atual e que a escassez terá repercussões graves na economia.
Por sua vez, o Relatório Mundial sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos da Unesco também alerta que, até 2050, 5,7 mil milhões de pessoas – cerca de dois terços da população mundial – sofrerão com secas, superando os 3,6 mil milhões que sofrem atualmente.
O estudo disse que o crescimento populacional, mudanças no consumo e no desenvolvimento económico significam que a demanda mundial aumenta em 1% a cada ano.
Dane-se! E Portugal ou Brasil?
Os humanos estão a lidar com a realidade como se isto fosse uma brincadeira e como se todas as soluções estivessem nas suas mãos, o aumento constante da população mundial é a primeira ameaça a sério, depois por inerência temos a poluição que será a segunda e nada se faz para o controlo da natalidade e pouco contra a poluição, portanto estamos a passar o atestado de morte ao planeta que é de todos e que um dia certamente não muito distante já não será de ninguém devido ao egoísmo humano.
Estamos indo a cavalo para o buraco. Muitas pessoas acham que isso é um exagero, que nada disso é verdade, mas o fato é que a natureza tem mostrado exatamente isso, por meio das tempestades devastadoras, furacões cada vez mais violentos, inundações incontroláveis, para não falarmos do aumento do nível dos oceanos. Logo a coisa vai ficar cada vez pior.
Sabe porque tudo isto esta acontecer na terra e que os Dons Divinos não são para brincar nem negociar nem a vida dos seus amados e fiéis de verdade que não usam máscaras quem mandou tocar no corpo da noiva de Cristo e nos Dons que ele me deu agora estão vendo um Deus irado eu não tinha saúde para ganhar almas pra Cristo? Agora estão vendo a ira de Deus por destruir o corpo e saúde da noiva para fazer corrupção com ela e esse o abencoador que vos quereis ter sinceramente estão indo pra miséria por vossa cabeça própria das vossas maldades corruptas e injustas.
E como estamos de cerveja? Há reservas? Até quando?