Cientistas preveem escassez global de água potável

Pedro França / Agência Senado

As reservas de água potável estão a diminuir, ao mesmo tempo que as mudanças climáticas estão a causar cada vez mais chuvas intensas.

Investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriram que as nossas reservas de água estão a diminuir, ao mesmo tempo que as mudanças climáticas estão a causar mais chuvas intensas. Por esse motivo, os investigadores alertam: no futuro, teremos um mundo mais seco, principalmente em regiões que já são secas.

Liderados por Ashish Sharma, os cientistas utilizaram dados de 43.000 estações pluviométricas e de 5.300 locais de monitorização de rios de 160 países, ao invés de modelos de simulações de clima que, além de questionáveis, poderiam ser incorretos.

“Esperávamos o crescimento da precipitação, já que o ar mais quente armazena mais humidade”, disse Sharma, acrescentando que “o que não esperávamos é que, mesmo com todas as chuvas em excesso por todo o mundo, os grandes rios estejam a secar”.

Para este problema, a cientista aponta como causa a secagem dos solos nas nossas bacias, que eram húmidas antes de eventos de tempestades, permitindo, assim, que o excesso de água das chuvas escorresse para os rios. No entanto, as bacias estão agora mais secas, absorvendo mais água. Desta forma, menos água chega aos rios.

“Menos água nos nossos rios significa menos água para as cidades. Além disso, os solos mais secos significam que os agricultores precisam de mais água para cultivar. Este princípio acontece em todo o mundo, assumindo proporções sérias em lugares já secos. É extremamente preocupante”, acrescentou a cientista.

A secagem dos fluxos de rios pode causar a escassez de água. Por sua vez, um excesso de precipitação provoca inundações e interfere no reabastecimento de água doce.

“A água está a acabar, onde podemos armazená-la para uso posterior. Ao mesmo tempo, chuvas em excesso estão a sobrecarregar a infraestrutura de drenagem em vilas e cidades, levando a mais inundações urbanas”, conclui Ashish Sharma.

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …