Cientistas preveem escassez global de água potável

Pedro França / Agência Senado

As reservas de água potável estão a diminuir, ao mesmo tempo que as mudanças climáticas estão a causar cada vez mais chuvas intensas.

Investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriram que as nossas reservas de água estão a diminuir, ao mesmo tempo que as mudanças climáticas estão a causar mais chuvas intensas. Por esse motivo, os investigadores alertam: no futuro, teremos um mundo mais seco, principalmente em regiões que já são secas.

Liderados por Ashish Sharma, os cientistas utilizaram dados de 43.000 estações pluviométricas e de 5.300 locais de monitorização de rios de 160 países, ao invés de modelos de simulações de clima que, além de questionáveis, poderiam ser incorretos.

“Esperávamos o crescimento da precipitação, já que o ar mais quente armazena mais humidade”, disse Sharma, acrescentando que “o que não esperávamos é que, mesmo com todas as chuvas em excesso por todo o mundo, os grandes rios estejam a secar”.

Para este problema, a cientista aponta como causa a secagem dos solos nas nossas bacias, que eram húmidas antes de eventos de tempestades, permitindo, assim, que o excesso de água das chuvas escorresse para os rios. No entanto, as bacias estão agora mais secas, absorvendo mais água. Desta forma, menos água chega aos rios.

“Menos água nos nossos rios significa menos água para as cidades. Além disso, os solos mais secos significam que os agricultores precisam de mais água para cultivar. Este princípio acontece em todo o mundo, assumindo proporções sérias em lugares já secos. É extremamente preocupante”, acrescentou a cientista.

A secagem dos fluxos de rios pode causar a escassez de água. Por sua vez, um excesso de precipitação provoca inundações e interfere no reabastecimento de água doce.

“A água está a acabar, onde podemos armazená-la para uso posterior. Ao mesmo tempo, chuvas em excesso estão a sobrecarregar a infraestrutura de drenagem em vilas e cidades, levando a mais inundações urbanas”, conclui Ashish Sharma.

PARTILHAR

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …