Cientistas preveem escassez global de água potável

Pedro França / Agência Senado

As reservas de água potável estão a diminuir, ao mesmo tempo que as mudanças climáticas estão a causar cada vez mais chuvas intensas.

Investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriram que as nossas reservas de água estão a diminuir, ao mesmo tempo que as mudanças climáticas estão a causar mais chuvas intensas. Por esse motivo, os investigadores alertam: no futuro, teremos um mundo mais seco, principalmente em regiões que já são secas.

Liderados por Ashish Sharma, os cientistas utilizaram dados de 43.000 estações pluviométricas e de 5.300 locais de monitorização de rios de 160 países, ao invés de modelos de simulações de clima que, além de questionáveis, poderiam ser incorretos.

“Esperávamos o crescimento da precipitação, já que o ar mais quente armazena mais humidade”, disse Sharma, acrescentando que “o que não esperávamos é que, mesmo com todas as chuvas em excesso por todo o mundo, os grandes rios estejam a secar”.

Para este problema, a cientista aponta como causa a secagem dos solos nas nossas bacias, que eram húmidas antes de eventos de tempestades, permitindo, assim, que o excesso de água das chuvas escorresse para os rios. No entanto, as bacias estão agora mais secas, absorvendo mais água. Desta forma, menos água chega aos rios.

“Menos água nos nossos rios significa menos água para as cidades. Além disso, os solos mais secos significam que os agricultores precisam de mais água para cultivar. Este princípio acontece em todo o mundo, assumindo proporções sérias em lugares já secos. É extremamente preocupante”, acrescentou a cientista.

A secagem dos fluxos de rios pode causar a escassez de água. Por sua vez, um excesso de precipitação provoca inundações e interfere no reabastecimento de água doce.

“A água está a acabar, onde podemos armazená-la para uso posterior. Ao mesmo tempo, chuvas em excesso estão a sobrecarregar a infraestrutura de drenagem em vilas e cidades, levando a mais inundações urbanas”, conclui Ashish Sharma.

PARTILHAR

RESPONDER

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …