/

O fim do mundo: 6 teorias populares

ZAP // DALL-E-2

Umas mais credíveis do que outras, há espaço para astronomia, tecnologia ou questões relacionadas com saúde pública.

O “fim do mundo” é uma expressão utilizada há muito tempo. Há séculos ou mesmo milénios.

Nos últimos tempos, para muita gente as ameaças à humanidade acumularam-se e as teorias sobre o assunto reforçaram-se; ou alteraram-se um bocado.

Neste artigo, à boleia do portal Interesting Engineering, ficam 6 das teorias mais populares sobre como o mundo vai acabar.

Impacto Apocalíptico de Asteroide

A Terra tem sido o alvo de inúmeros impactos de asteroides ao longo da sua história. Um impacto suficientemente significativo poderia originar um desastre. Alguns cientistas estimam que um asteroide com cerca de 96 quilómetros de largura poderia eliminar a vida na Terra. Apesar da baixa probabilidade, iniciativas como a missão DART da NASA visam mitigar esses riscos, desenvolvendo estratégias para desviar asteroides potencialmente perigosos.

Tomada de Controlo pela Inteligência Artificial

O surgimento da IA apresenta uma ameaça paradoxal, com medos, não só de que a supere a inteligência humana, mas também de que seja usada para perpetrar danos. Figuras de alto perfil como Stephen Hawking expressaram preocupações de que o desenvolvimento descontrolado da IA poderia levar ao fim da humanidade, destacando os possíveis danos à sociedade através da disseminação de desinformação e da erosão das estruturas sociais.

Erupções Solares e Ejeções de Massa Coronal

As erupções solares e as CMEs representam um risco principalmente para a nossa infraestrutura tecnológica; podem perturbar sistemas de comunicação e redes elétricas. Uma CME poderosa que não acertou na Terra por apenas uma semana, em 2012, dá o exemplo de como fugimos por pouco de catástrofes induzidas pelo sol que poderiam mergulhar a sociedade moderna no caos.

Guerra Nuclear

O espectro do conflito nuclear e o consequente inverno nuclear continuam a ser possibilidades assustadoras. A teoria da Destruição Mútua Assegurada (MAD) sugere um impasse entre potências nucleares; contudo, o risco de lançamentos acidentais ou não autorizados faz aumentar a imprevisibilidade. Acidentes nucleares recentes, como o de 1986 em Chernobyl em que um possível ataque dos EUA foi identificado como um falso alarme pelo oficial russo Stanislav Petrov, sublinham a fina linha entre a paz e a aniquilação.

Pandemia

A COVID-19 sublinhou a vulnerabilidade global aos vírus, com preocupações de que as alterações climáticas e o aumento da mobilidade global só irão aumentar a ameaça. O foco da Organização Mundial da Saúde na “Doença X” destaca o esforço contínuo para nos prepararmos para agentes patogénicos desconhecidos que poderiam levar a crises generalizadas.

Alterações Climáticas

Talvez a ameaça mais pervasiva, penetrante. Uma força gradual, mas implacável, que compromete ecossistemas, produção alimentar e meios de subsistência humanos. Embora não seja um catalisador imediato para a extinção humana, as alterações climáticas ameaçam desestabilizar sociedades através de eventos climáticos extremos, escassez de alimentos e deslocamento em massa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.