Encher o depósito de combustível até ao limite pode causar danos à sua viatura. Além disso, aquelas últimas gotas de gasolina ou gasóleo que está a tentar meter, na verdade são dinheiro perdido, que vai direitinho para os bolsos das gasolineiras.
A maior parte dos condutores tenta não só poupar o máximo de dinheiro em combustível, como voltar a abastecer o mais tarde possível, para poupar tempo.
Os preços dos combustíveis flutuam de forma constante, e não há forma de evitar estas oscilações — a não ser que tenhamos um veículo elétrico.
Quando os preços estão mais convidativos, muitos condutores tendem a aproveitar para poupar uns cêntimos e encher o depósito até ao limite, e não há nenhuma regra escrita que nos diga que seja má ideia fazê-lo.
Na realidade, não é boa ideia — por dois motivos, explica o Jalopnik.
Abastecer é uma tarefa fácil, e a maioria das bombas de combustível tem sistemas de corte automático do abastecimento que permitem que o condutor abasteça até ao fim de forma relaxada, sem se preocupar que o combustível transborde do depósito. O corte automático informa os condutores de que o seu depósito está cheio, e serve de aviso de que deve parar de abastecer.
No entanto, alguns condutores tentam espremer mais umas gotas de combustível para o depósito após o corte de abastecimento — um erro comum que os condutores cometem, que pode danificar os motores ou componentes do veículo, que requerem reparações facilmente evitáveis, mas dispendiosas.
Um depósito de combustível tem muito mais peças do que o condutor médio pensaria, entre as quais o sistema de recuperação de vapores de reabastecimento a bordo (ORVR) e o sistema de controlo de emissões por evaporação (EVAP).
O ORVR é um recipiente revestido a carvão que ajuda a reduzir a quantidade de vapor de combustível que poderia escapar para o ar durante o abastecimento. Em conjunto com o EVAP, estes sistemas mantêm os vapores de gasolina no interior do depósito.
Quando enchemos demasiado o depósito, estes dois sistemas podem ficar saturados de gasolina, causando o seu mau funcionamento. Sistemas ORVR e EVAP defeituosos podem obrigar a reparações dispendiosas da viatura, que eram completamente evitáveis. Além disso, filtros saturados também podem prejudicar o desempenho do veículo e reduzir a sua eficiência de combustível.
Mas agora vem o pior.
A maioria das bombas de combustível estão equipadas com os seus próprios sistemas de recuperação de vapores, concebidos para parar de fornecer gasolina assim que o corte automático é ativado.
Isso significa que vai pagar combustível que pensava que estava a meter no depósito ao enchê-lo até ao limite, mas na verdade não está. Por razões de segurança, o combustível que tentamos meter após o corte de abastecimento volta para o depósito da gasolineira.
Por outras palavras, encher até ao limite é simplesmente deitar dinheiro fora — o que perde por pagar combustível que não recebe, e o que perde se tiver que enviar a sua viatura para uma dispendiosa reparação.