Brais Lorenzo / EPA

Foram os russos. Foi um ataque informático. Foi um fenómeno atmosférico raro. E enquanto não surgirem informações oficiais…
O apagão inédito já foi há algum tempo (28 de Abril) mas, como já se esperava, o assunto prolonga-se. E vai prolongar-se.
Como é que aconteceu? Porque ficámos horas sem luz? E as alternativas? Vai voltar a acontecer?
As perguntas multiplicam-se e repetem-se. E provavelmente a mais repetida é ainda a primeira: como é que aconteceu?
Portugal e Espanha estão a investigar, mas não foi revelada oficialmente uma origem. Nem deve ser revelada em breve. Pelo menos em Espanha, o relatório pode surgir só daqui a seis meses.
Como não há explicação oficial, cada um manda cá para fora as hipóteses em que acredita. E essas teorias espalham-se.
São todas falsas, salienta o Euronews.
A teoria que foi difundida logo nos primeiros minutos foi a de um ciberataque. E que foram os russos. Até apareceu nas redes sociais um artigo, alegadalmente do The Independent, que indica que o apagão foi uma consequência das sanções europeias contra a Rússia. Aquele artigo nunca foi escrito.
Também aparece um vídeo alegadamente do canal France 24 que aponta para mesma origem, além de falar em material polaco frágil, futuro material russo e futuros cortes de energia em França ainda neste ano. Vídeo falso.
O Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia avisa que há pró-russos a espalhar propositadamente essas informações falsas: “O objetivo desta desinformação é criar a impressão de que as sanções contra a Rússia são ineficazes e só prejudicam os países da União Europeia – com o objetivo de enfraquecer o apoio europeu à Ucrânia”.
Ou foram empresas de energia nuclear a provocar intencionalmente o apagão, para mostrarem a fragilidade da rede e “obrigar” Espanha a pensar melhor sobre a energia nuclear? Não.
Outra “garantia” que é dada na internet: foi um fenómeno atmosférico raro, nomeadamente uma vibração atmosférica induzida por Ging. A Euroverify já desmentiu .
Ainda mais: os Governos de Portugal e Espanha informaram que a culpa foi uma erupção solar. Uma das publicações que divulgam esta indicação foi visto quase 2 milhões de vezes. Mentira. Aliás, o vídeo mostra de facto uma erupção solar… de Maio de 2024.
Depois, os imigrantes: relatos de pilhagem de imigrantes irregulares, com exército espanhol pelo meio… Também são falsos.
Apagão na Europa
-
11 Maio, 2025 Apagão: as teorias continuam a aparecer – são todas falsas