Uma declaração polémica da vice-presidente do Governo espanhol Teresa Ribera a explicar que Portugal conteve melhor a covid-19 porque está “um pouco mais a oeste” motivou críticas nas redes sociais do país vizinho.
“Em Portugal, [o vírus] parou antes. Vinha de leste e eles estão um pouco mais a oeste e então puderam parar um pouco antes”, disse Teresa Ribera, numa entrevista publicada no domingo no jornal espanhol El País.
A responsável governamental encarregada de coordenar os trabalhos do plano de transição para uma “nova normalidade” também explicou que em Portugal houve um comportamento por parte do conjunto da sociedade e das forças políticas “muito mais unido” e com “entreajuda”.
A teoria de Teresa Ribera, que também é ministra para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, a relacionar a progressão do vírus com a posição geográfica de cada país teve muitas reações nas redes sociais até esta manhã.
Alguns internautas recordaram à ministra que, por exemplo, um país como a Grécia tem apenas 14 mortos por cada milhão de habitantes e encontra-se mais a leste do que Itália (478 óbitos), Espanha (540), ou Portugal (102).
“Estudou Direito e dá aulas na Universidade de Madrid para acabar por dizer isto”, é um entre centenas de comentários que se podem ler na rede Twitter sobre a afirmação da responsável governamental.
Outro internauta recordava que há “uma morte por coronavírus no Alentejo português e 460 mortes na Extremadura [espanhola]. O alegado leste e oeste de Teresa Ribera”.
“De acordo com o seu raciocínio, a covid-19 não chegaria aos Estados Unidos, é muito a oeste… Sem palavras”, segundo outro comentário.
Na entrevista, Teresa Ribera também defende com firmeza a gestão da crise feita pelo Governo espanhol e assegura que, se foram cometidos erros, eles situam-se ao mesmo nível do resto dos países.
“Alguns países do mundo tiveram líderes a recomendar beber lixívia. Acho que temos estado na gama alta do sucesso e na gama baixa dos erros“, disse Ribera numa referência a uma declaração feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em abril, o líder da oposição espanhola, Pablo Casado, do Partido Popular, questionou o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, como era possível Portugal, mesmo ao lado, ter apenas 700 vítimas mortais devido à pandemia enquanto Espanha tinha 20 mil.
Espanha inicia esta segunda-feira a primeira fase de alívio das medidas em vigor de luta contra a covid-19, com a abertura parcial do pequeno comércio, como barbearias, cabeleireiros e restaurantes que passam a vender comida para levar.
No domingo registou 164 mortes devido à pandemia de covid-19, o número mais baixo das últimas sete semanas e menos 112 do que no sábado. De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, houve no mesmo dia 838 novos casos positivos, também uma diminuição assinalável em relação aos 1.147 de sábado, elevando para 217.466 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Possas !!!!….em Espanha também nomeiam esta Ministra para debitar tamanha estupidez ??? no Brasil ainda se compreenderia !..
Pois é senhora ministra, é que o vírus veio a pé. E viu-se aflito para passar ali em Vilar Formoso, não tinha os documentos em ordem.
Isto é só Trumpices por todo o lado. Até deste lado do Atlântico temos os nossos trumpinhos.
A segunda razão sim, agora a primeira nem em brincadeira entre amigos; se fosse cá tinha em cima muito comentário pouco abonatório.Por exemplo como é ministra tao ignorante.