Telmo Correia reeleito líder do Grupo Parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado Telmo Correia foi reeleito por unanimidade líder do Grupo Parlamentar do CDS-PP, cargo que ocupava há cerca de um ano, foi hoje anunciado.

“Realizaram-se hoje as eleições para a presidência do grupo parlamentar do CDS-PP. Telmo Correia foi eleito por unanimidade para um novo mandato”, lê-se numa nota enviada pelo partido à comunicação social.

A curta nota refere igualmente que “Telmo Correia remete para momento posterior uma declaração sobre o próximo mandato”.



Na quarta-feira, o deputado anunciou a sua recandidatura à liderança do grupo parlamentar do CDS-PP (composto por cinco deputados), justificando estar a “corresponder ao apelo” aos restantes parlamentares centristas.

Numa nota enviada à agência Lusa, o democrata-cristão referiu que auscultou os restantes quatro deputados do CDS-PP e ficou “com a convicção que é vontade de todos e de cada um” que “continue a liderar este grupo parlamentar”, pelo que entendeu “por bem corresponder ao seu apelo”.

Telmo Correia justificou que, “tendo em atenção a exigência do momento em função das circunstâncias do trabalho parlamentar numa situação de pandemia, com um grupo parlamentar de apenas cinco deputados e com uma necessidade de articulação com os outros órgãos do partido, e em particular com a sua direção, estas circunstâncias exigiam que esta escolha e decisão fosse alvo de uma séria e profunda reflexão por parte do grupo parlamentar”.

“Se ‘cada homem é ele próprio e a sua circunstância’, estou convicto que a nossa obrigação perante estas circunstâncias é de superá-las, criando oportunidades”, nomeadamente “oportunidades de afirmação do grupo parlamentar e do CDS, com mais trabalho, respeito institucional, mas também inovando”, defendeu o deputado na altura, indicando que “sobre este último aspeto” diria “mais qualquer coisa após a eleição”.

Na nota, o centrista destacou ainda que os deputados do CDS-PP têm feito “um trabalho assinalável”, que deve ser “motivo de orgulho” para o partido “no seu todo”.

Há duas semanas, Telmo Correia anunciou a convocação de eleições para a escolha de um novo presidente do grupo parlamentar e disse que essa marcação “estava prevista” no seu entendimento pelo facto de o mandato “ser anual”, uma vez que o regulamento parlamentar do CDS prevê um mandato por sessão legislativa.

O deputado foi eleito líder da bancada centrista em 18 de fevereiro do ano passado, por unanimidade, sucedendo a Cecília Meireles que, depois do congresso que elegeu Francisco Rodrigues dos Santos como presidente do CDS-PP, manifestou vontade de deixar o cargo que ocupava desde as legislativas de 2019.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …