Televisões entregam proposta que inclui Paulo Portas nos debates

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

As televisões generalistas enviaram esta quinta-feira uma nova proposta aos partidos, que inclui o líder do CDS-PP, Paulo Portas, nos debates frente-a-frente das legislativas, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

A RTP, SIC e TVI voltam na sexta-feira de manhã a reunir-se, pela terceira vez, com os partidos com assento parlamentar sobre os debates nas legislativas.

Na proposta anterior, as televisões previam três frente-a-frente entre os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do PS, António Costa, um debate com todos os partidos com assento parlamentar, em terreno neutro, para todos os meios de comunicação social transmitirem, e um conjunto de debates entre os partidos.

De acordo com fontes ligadas ao processo, na proposta anterior não estavam previstos debates com Paulo Portas, uma vez que o CDS-PP candidata-se com o PSD na coligação Portugal à Frente.

Agora, a nova proposta inclui Paulo Portas nos debates, prevendo-se três frente-a-frente, adiantaram as mesmas fontes.

O ajuste do calendário e quando e com quem serão os debates são detalhes que vão estar em discussão na reunião de hoje.

A lei que regula a cobertura jornalística em período eleitoral, publicada em Diário da República na semana passada, refere que “no período eleitoral os debates entre candidaturas promovidos pelos órgãos de comunicação social obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação, devendo ter em conta a representatividade política e social das candidaturas concorrentes”.

O Presidente da República marcou as legislativas para 4 de Outubro e considerou “desejável” que o próximo Governo tenha um apoio “maioritário” no parlamento e seja “sólido, estável e duradouro”.

Numa comunicação ao país, Cavaco Silva afirmou que cabe aos partidos a responsabilidade de negociar “uma solução governativa estável e credível” com apoio maioritário no parlamento, face à possibilidade de nenhum deles alcançar maioria.

O Presidente da República apelou ainda a uma campanha eleitoral serena e com elevação, considerando que, no momento que Portugal atravessa, é essencial preservar “pontes de diálogo” entre os partidos.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Em qualquer bloco de notícias, sobretudo em televisão, quem lidera o “tempo de antena” são os bloquistas da esqª radical de aviário liderados pelas tias do costume, logo seguidos por PS e PCP…
    Em muitos daqueles blocos noticiários, chega-se ao desplante de nem sequer se ouvir qualquer “contraditório” quer pelo governo quer pelos deputados da maioria, mesmo sobre assuntos de ordem governativa… Aquela imprensa liga o trombone e até dá a impressão que são peões de brega. Por ex.- a quando da apresentação do programa eleitoral da coligação alguns canais mudaram a mira, antes do final, pois sabiam em serviço que de imediato o A.Costa estava pronto para desviar eventuais atenções mediáticas! E depois, claro, vieram as tias em duplicado e o PCP… Isto é as “forças concertadas do 5º poder” em democracia!

    • Coitadinho do Paulinho das feiras…
      O papagaio dono do CDS (que por acaso é um dos políticos que está há mais tempo no poder (e tem feito um excelente trabalho!!)) estava mesmo a precisar da tua ajuda…
      Se ele tivesse o mínimo de vergonha, além de não aparecer mais na tv, já teria emigrado para lá de Bagdad…

  2. Um comentador “de aviário” que muda de nick mas que escreve sempre em viés.
    Tão cheio de razão que até dói!! 🙂

    • A carência de personalização resiste à vassoura que monta mesmo sabendo que não é suficientemente encarquilhada e mazinha para que a faça voar!

RESPONDER

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …