Televisões entregam proposta que inclui Paulo Portas nos debates

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

As televisões generalistas enviaram esta quinta-feira uma nova proposta aos partidos, que inclui o líder do CDS-PP, Paulo Portas, nos debates frente-a-frente das legislativas, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

A RTP, SIC e TVI voltam na sexta-feira de manhã a reunir-se, pela terceira vez, com os partidos com assento parlamentar sobre os debates nas legislativas.

Na proposta anterior, as televisões previam três frente-a-frente entre os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do PS, António Costa, um debate com todos os partidos com assento parlamentar, em terreno neutro, para todos os meios de comunicação social transmitirem, e um conjunto de debates entre os partidos.

De acordo com fontes ligadas ao processo, na proposta anterior não estavam previstos debates com Paulo Portas, uma vez que o CDS-PP candidata-se com o PSD na coligação Portugal à Frente.

Agora, a nova proposta inclui Paulo Portas nos debates, prevendo-se três frente-a-frente, adiantaram as mesmas fontes.

O ajuste do calendário e quando e com quem serão os debates são detalhes que vão estar em discussão na reunião de hoje.

A lei que regula a cobertura jornalística em período eleitoral, publicada em Diário da República na semana passada, refere que “no período eleitoral os debates entre candidaturas promovidos pelos órgãos de comunicação social obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação, devendo ter em conta a representatividade política e social das candidaturas concorrentes”.

O Presidente da República marcou as legislativas para 4 de Outubro e considerou “desejável” que o próximo Governo tenha um apoio “maioritário” no parlamento e seja “sólido, estável e duradouro”.

Numa comunicação ao país, Cavaco Silva afirmou que cabe aos partidos a responsabilidade de negociar “uma solução governativa estável e credível” com apoio maioritário no parlamento, face à possibilidade de nenhum deles alcançar maioria.

O Presidente da República apelou ainda a uma campanha eleitoral serena e com elevação, considerando que, no momento que Portugal atravessa, é essencial preservar “pontes de diálogo” entre os partidos.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Em qualquer bloco de notícias, sobretudo em televisão, quem lidera o “tempo de antena” são os bloquistas da esqª radical de aviário liderados pelas tias do costume, logo seguidos por PS e PCP…
    Em muitos daqueles blocos noticiários, chega-se ao desplante de nem sequer se ouvir qualquer “contraditório” quer pelo governo quer pelos deputados da maioria, mesmo sobre assuntos de ordem governativa… Aquela imprensa liga o trombone e até dá a impressão que são peões de brega. Por ex.- a quando da apresentação do programa eleitoral da coligação alguns canais mudaram a mira, antes do final, pois sabiam em serviço que de imediato o A.Costa estava pronto para desviar eventuais atenções mediáticas! E depois, claro, vieram as tias em duplicado e o PCP… Isto é as “forças concertadas do 5º poder” em democracia!

    • Coitadinho do Paulinho das feiras…
      O papagaio dono do CDS (que por acaso é um dos políticos que está há mais tempo no poder (e tem feito um excelente trabalho!!)) estava mesmo a precisar da tua ajuda…
      Se ele tivesse o mínimo de vergonha, além de não aparecer mais na tv, já teria emigrado para lá de Bagdad…

  2. Um comentador “de aviário” que muda de nick mas que escreve sempre em viés.
    Tão cheio de razão que até dói!! 🙂

    • A carência de personalização resiste à vassoura que monta mesmo sabendo que não é suficientemente encarquilhada e mazinha para que a faça voar!

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …