Televisões entregam proposta que inclui Paulo Portas nos debates

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

As televisões generalistas enviaram esta quinta-feira uma nova proposta aos partidos, que inclui o líder do CDS-PP, Paulo Portas, nos debates frente-a-frente das legislativas, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

A RTP, SIC e TVI voltam na sexta-feira de manhã a reunir-se, pela terceira vez, com os partidos com assento parlamentar sobre os debates nas legislativas.

Na proposta anterior, as televisões previam três frente-a-frente entre os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do PS, António Costa, um debate com todos os partidos com assento parlamentar, em terreno neutro, para todos os meios de comunicação social transmitirem, e um conjunto de debates entre os partidos.

De acordo com fontes ligadas ao processo, na proposta anterior não estavam previstos debates com Paulo Portas, uma vez que o CDS-PP candidata-se com o PSD na coligação Portugal à Frente.

Agora, a nova proposta inclui Paulo Portas nos debates, prevendo-se três frente-a-frente, adiantaram as mesmas fontes.

O ajuste do calendário e quando e com quem serão os debates são detalhes que vão estar em discussão na reunião de hoje.

A lei que regula a cobertura jornalística em período eleitoral, publicada em Diário da República na semana passada, refere que “no período eleitoral os debates entre candidaturas promovidos pelos órgãos de comunicação social obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação, devendo ter em conta a representatividade política e social das candidaturas concorrentes”.

O Presidente da República marcou as legislativas para 4 de Outubro e considerou “desejável” que o próximo Governo tenha um apoio “maioritário” no parlamento e seja “sólido, estável e duradouro”.

Numa comunicação ao país, Cavaco Silva afirmou que cabe aos partidos a responsabilidade de negociar “uma solução governativa estável e credível” com apoio maioritário no parlamento, face à possibilidade de nenhum deles alcançar maioria.

O Presidente da República apelou ainda a uma campanha eleitoral serena e com elevação, considerando que, no momento que Portugal atravessa, é essencial preservar “pontes de diálogo” entre os partidos.

/Lusa

6 COMENTÁRIOS

  1. Em qualquer bloco de notícias, sobretudo em televisão, quem lidera o “tempo de antena” são os bloquistas da esqª radical de aviário liderados pelas tias do costume, logo seguidos por PS e PCP…
    Em muitos daqueles blocos noticiários, chega-se ao desplante de nem sequer se ouvir qualquer “contraditório” quer pelo governo quer pelos deputados da maioria, mesmo sobre assuntos de ordem governativa… Aquela imprensa liga o trombone e até dá a impressão que são peões de brega. Por ex.- a quando da apresentação do programa eleitoral da coligação alguns canais mudaram a mira, antes do final, pois sabiam em serviço que de imediato o A.Costa estava pronto para desviar eventuais atenções mediáticas! E depois, claro, vieram as tias em duplicado e o PCP… Isto é as “forças concertadas do 5º poder” em democracia!

    • Coitadinho do Paulinho das feiras…
      O papagaio dono do CDS (que por acaso é um dos políticos que está há mais tempo no poder (e tem feito um excelente trabalho!!)) estava mesmo a precisar da tua ajuda…
      Se ele tivesse o mínimo de vergonha, além de não aparecer mais na tv, já teria emigrado para lá de Bagdad…

  2. Um comentador “de aviário” que muda de nick mas que escreve sempre em viés.
    Tão cheio de razão que até dói!! 🙂

    • A carência de personalização resiste à vassoura que monta mesmo sabendo que não é suficientemente encarquilhada e mazinha para que a faça voar!

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …