Televisão pública do Alabama censura casamento homossexual em desenhos animados

WGBH & PBS KIDS

A Alabama Public Television (APT), nos Estados Unidos, recusou transmitir um episódio de uma série de desenhos animados, no qual é representando um casamento homossexual, informa a BBC nesta terça-feira.

Em causa está o primeiro episódio da 22.ª temporada do programa infantil Arthur, no qual o personagem Ratburn casa-se com o seu parceiro Patrick. Este episódio foi substituído por um outro antigo, tendo a APT anunciado que não planeia passar o episódio do casamento, precisa a emissora britânica.

O diretor de programas da APT, Mike McKenzie, disse que transmitir o episódio iria quebrar a confiança dos pais na estação de televisão. Em comunicado, citado pela BBC, McKenzie afirmou que “os pais podem estar descansados” quando os seus filhos estiverem a ver o canal público sem supervisão.

O criador do programa infantil WGBH e a emissora PBS alertaram as emissoras locais sobre o conteúdo do episódio no passado mês de abril. De acordo com McKenzie, foi nessa altura que a APT decidiu não exibir o episódio.

Já em 2005, a televisão estatal norte-americana recusou-se a transmitir um episódio da mesma série em que uma das personagens visitava uma amiga que tinha duas mães.

Uma sondagem de 2018 revelou que 46% dos habitantes deste estado são conservadores. No início do mês, recorde-se, o Alabama aprovou uma lei que proíbe o aborto, mesmo em casos de violação e/ou incesto.

A série, que passa também em Portugal na RTP2, é uma produção canadiano-americana que se estreou em 1996 e versa sobre um oricterope antropomórfico de oito anos chamado Arthur Read e os seus amigos, que vivem na fictícia Elwood City.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estou farto do politicamente correto, pois até nos desenhos animados, parece que encitivamos as crianças a ser gays ou o que for, não sou conservador mas também sei o que é correcto, um dia destes não há humanidade.

RESPONDER

Marcelo promulga diploma. Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

O Presidente da República promulgou e louvou a medida do Governo para que funcionários públicos possam faltar para acompanhar um filho menor no primeiro dia de escola, e defende um regime idêntico para trabalhadores do …

Leilão de arma que vitimou Van Gogh reacende debate sobre a sua morte

O leilão de uma pistola que teria sido usada pelo pintor Vincent Van Gogh para atirar em si mesmo reacendeu um debate sobre quem realmente puxou o gatilho: o artista cometeu suicídio ou foi baleado …

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …