Televisão pública do Alabama censura casamento homossexual em desenhos animados

WGBH & PBS KIDS

A Alabama Public Television (APT), nos Estados Unidos, recusou transmitir um episódio de uma série de desenhos animados, no qual é representando um casamento homossexual, informa a BBC nesta terça-feira.

Em causa está o primeiro episódio da 22.ª temporada do programa infantil Arthur, no qual o personagem Ratburn casa-se com o seu parceiro Patrick. Este episódio foi substituído por um outro antigo, tendo a APT anunciado que não planeia passar o episódio do casamento, precisa a emissora britânica.

O diretor de programas da APT, Mike McKenzie, disse que transmitir o episódio iria quebrar a confiança dos pais na estação de televisão. Em comunicado, citado pela BBC, McKenzie afirmou que “os pais podem estar descansados” quando os seus filhos estiverem a ver o canal público sem supervisão.

O criador do programa infantil WGBH e a emissora PBS alertaram as emissoras locais sobre o conteúdo do episódio no passado mês de abril. De acordo com McKenzie, foi nessa altura que a APT decidiu não exibir o episódio.

Já em 2005, a televisão estatal norte-americana recusou-se a transmitir um episódio da mesma série em que uma das personagens visitava uma amiga que tinha duas mães.

Uma sondagem de 2018 revelou que 46% dos habitantes deste estado são conservadores. No início do mês, recorde-se, o Alabama aprovou uma lei que proíbe o aborto, mesmo em casos de violação e/ou incesto.

A série, que passa também em Portugal na RTP2, é uma produção canadiano-americana que se estreou em 1996 e versa sobre um oricterope antropomórfico de oito anos chamado Arthur Read e os seus amigos, que vivem na fictícia Elwood City.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estou farto do politicamente correto, pois até nos desenhos animados, parece que encitivamos as crianças a ser gays ou o que for, não sou conservador mas também sei o que é correcto, um dia destes não há humanidade.

RESPONDER

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …