Técnicos de socorro questionam uso de helicóptero para Santana e falam em “discriminação”

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

A Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) criticou esta quinta-feira o INEM por ter transportado Santana Lopes para o hospital de Coimbra de helicóptero, depois de o líder do Aliança ter sofrido um acidente de carro.

Os técnicos de socorro dizem que o uso do helitransporte para Santana foi “discriminatório”, uma vez que o INEM não disponibiliza o mesmo tipo de assistência para vítimas que todos os anos sofrem acidentes semelhantes.

Num comunicado emitido através do Facebook, a APROSOC refere que “não se revê minimamente nos critérios de decisão de helitransporte da vítima em causa, por entender serem discriminatórios de inúmeras outras vítimas que todos os anos sofrem semelhantes acidentes e apresentam semelhantes queixas, e a quem o sistema não disponibiliza o mesmo tipo de assistência”.

A reação da APROSOC surge depois de o INEM ter sido bastante criticado no Facebook pelo uso do helicóptero para o transporte do ex-primeiro-ministro. Os internautas acusam o serviço de emergência de privilegiar Santana e questionam se o recurso ao helicóptero era realmente necessário, uma vez que o político apenas apresentava ferimentos ligeiros.

No Facebook do INEM, há quem pergunte “quando foi a última vez que houve um helitransporte da A1, a menos de 20 quilómetros de um hospital central” e considere que “houve sim uma diferenciação tendo em conta quem era o ferido, e não o podem negar”. Há ainda utilizadores que pedem a divulgação do áudio da chamada de auxílio.

Ainda no local do acidente, o comandante dos bombeiros de Pombal, Paulo Albano, admitiu que quer Pedro Santana Lopes, quer Paulo Sande, também envolvido no acidente, se tratavam de feridos ligeiros. A porta-voz do Instituto de Emergência Médica garantiu ao Jornal de Notícias que a decisão sobre o transporte de Santana foi tomada com base na “avaliação clínica feita pelas equipas médicas no local”.

Na quarta-feira, o INEM disse que tomou a decisão com base em motivos clínicos e recusou a ideia de ter havido tratamento especial para Santana. Em comunicado, o Instituto sublinhou que o serviço de cuidados de emergência médica pré-hospitalares é “universal, gratuito, e exige igualdade de tratamento para todos os cidadãos que se encontrem em território de Portugal Continental e que dele necessitem, independentemente da sua situação económica, social, cultural, das convicções filosóficas, religiosas ou políticas”.

No comunicado da APROSOC, a associação lamenta ainda que Pedro Santana Lopes tenha estado “mais de uma hora no local do acidente”. “A vítima foi (segundo os relatos) rapidamente desencarcerada, e havia (segundo relatos) ambulâncias disponíveis para o transporte”, escreve a associação, sublinhado que não percebe o motivo da permanência de Santana no local.

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, e o cabeça de lista do partido às europeias, Paulo Sande, estiveram envolvidos num acidente de carro na quarta-feira, ao quilómetro 136 da A1, no sentido Norte-Sul. Inicialmente, Santana ficou encarcerado, depois de o carro capotar várias vezes, mas foi libertado pelos bombeiros. Já Paulo Sande saiu do carro pelo próprio pé. Esta quinta-feira, Pedro Santana Lopes recebeu alta hospitalar.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Um Deputado Holandês disse; Os nossos políticos gastam o dinheiro no Vinho e nas Mulheres, Será que Sr. fez o teste do BALÃO ?

RESPONDER

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …