Paulo Sande já teve alta e garantiu que está tudo bem com Santana Lopes

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O cabeça de lista da Aliança às eleições europeias já saiu do Hospital da Universidade de Coimbra, onde deu entrada na tarde desta quarta-feira na sequência de um acidente rodoviário. Paulo Sande apontou o o cansaço como uma possível causa e disse que está tudo bem com Pedro Santana Lopes.

O líder do partido e o cabeça de lista às europeias sofreram esta quarta-feira um acidente de viação, na autoestrada 1 (A1), quando seguiam de Coimbra para Cascais, “em ações de campanha”, dá conta o partido numa nota enviada esta noite aos jornalistas.

Santana foi helitransportado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), depois de ter sido desencarcerado do carro pelos bombeiros, enquanto Paulo Sande seguiu de ambulância. O acidente ocorreu pouco antes das 17:30, ao quilómetro 136 da A1 (no sentido norte-sul).

A autoestrada esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos, entre as 18:30 e as 19:27, para o helicóptero aterrar e levantar. À saída do hospital, Paulo Sande disse aos jornalistas, pelas 22:15, que ambos estiveram “a fazer exames”.

“Despistaram tudo o possível e, aparentemente, está tudo bem”, afirmou, notando que “no final disto tudo, não passou de um grande susto“. Apesar de o candidato ter tido alta, “Santana Lopes continua no hospital”, uma vez que, segundo Paulo Sande, “está mais dorido”, mas o cabeça de lista espera que o líder do partido “também saia ainda hoje”.

Pedro Santana Lopes passou a noite no hospital, devendo receber alta hospitalar esta quinta-feira, segundo adianta a SIC Notícias. A ministra da Saúde, Marta Temido, deslocou-se ontem à unidade de cuidados intermédios onde está o antigo primeiro-ministro.

Apesar de o acidente ter sido “de grande aparato, de grande impacto”, o primeiro candidato da Aliança adiantou que, por precaução, foram os dois passageiros foram imobilizados. Questionado sobre o que terá provocado o acidente, o candidato a eurodeputado admitiu que possa “ter sido fadiga”.

“Hoje levantámo-nos às cinco da manhã nos Açores, e depois o dia inteiro de grande pressão que temos, sobretudo na sequência de muitos dias em que isto está a ser feito, este tipo de vida, este ritmo, esta pressão, acaba por gastar as pessoas, e é normal que tenha havido, é possível, mas não sei”, salientou.

De acordo com o testemunho de Sande, era Pedro Santana Lopes que conduzia o carro e, explicou, “de repente, foi como se o tempo se tivesse suspendido e o carro saiu da estrada”. “Aparentemente demos uma ou duas cambalhotas”, acrescentou, referindo que os ‘airbags’ “não dispararam”. Mas, considerou o candidato, “Santana Lopes quando sair poderá dizer o que se passou”.

Apesar de ter admitido que seguiam “depressa para chegar a Cascais”, onde tinham outra ação de campanha, Paulo Sande indicou que o carro “não iria a muito mais de 120 quilómetros por hora”. O candidato ao Parlamento Europeu disse que agora vai, provavelmente, “descansar algum tempo”, mas que quer “voltar à estrada rapidamente” porque “a campanha vai continuar”. “Amanhã de certeza que não faremos campanha, não é possível, mas rapidamente vamos retomar”, estimou.

“Rápidas melhoras”

Alguns dos cabeças de listas às eleições europeias utilizaram a rede social Twitter para desejar umas “rápidas melhoras” ao presidente da Aliança e ao candidato do partido.

André Ventura, cabeça de lista da Coligação Basta, utilizou o seu perfil pessoal para considerar que a “política também envolve amizade, humanidade e respeito pelos adversários”. “Um forte abraço ao Pedro Santana Lopes e ao Paulo Sande neste dia difícil, com votos de rápidas melhoras!”, acrescentou.

O cabeça de lista do Livre, Rui Tavares, escreveu na página oficial do Twitter: “Mando daqui um abraço ao Paulo Sande, a quem pessoalmente estimo, a Santana Lopes e à campanha da Aliança”. “Há coisas mais importantes do que a competição eleitoral, e uma delas é que quem se empenha no contacto com os cidadãos o possa fazer são e salvo. É o que desejo a todos”, apontou.

Também o partido Aliança colocou uma fotografia dos dois a cumprimentarem-se frente a frente, com a inscrição “Mais fortes que o aço!”.

Também o primeiro candidato da CDU, João Ferreira, desejou esta quarta-feira uma “recuperação pronta” ao seu concorrente da Aliança e ao líder daquele partido.

Entre os líderes dos principais partidos, a centrista Assunção Cristas desejou “um rápido restabelecimento” a Pedro Santana Lopes e Paulo Sande. Também Marisa Matias, candidata bloquista, e Pedro Marques, número um do PS, desejaram rápidas melhoras a ambos.

Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, o partido agradece as “inúmeras mensagens de todos os militantes, simpatizantes, amigos e representantes de outras forças políticas que, nesta hora, se unem em solidariedade no desejo de rápida recuperação”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …

Japão. Aplicação que protege as vítimas de assédio nos metros descarregada em número recorde

As mulheres no Japão estão a descarregar a aplicação Digi Police em número recorde. Trata-se de uma aplicação gratuita para 'smartphones', criada pela Polícia Metropolitana de Tóquio com o intuito de proteger as vítimas de …

Explosão em Lyon faz pelo menos oito feridos. Macron fala em "ataque"

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. A Reuters adianta que serão dez …

Jesus foi abordado por clubes portugueses (mas só volta para disputar títulos)

O treinador português Jorge Jesus, que em janeiro deixou o comando técnico do  Al Hilal da Arábia Saudita, confirmou ter sido abordado por dois clubes portugueses, não adiantando os nomes dos emblemas.  Em declarações à SportTV …

Maduro vai reforçar investimento da Venezuela em tecnologia da Huawei

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira que ordenou reforçar os investimentos em projetos que usam a tecnologia da Huawei, empresa chinesa que foi recentemente sancionada pelos Estados Unidos (EUA). "Ordenei que se faça …