Paulo Sande já teve alta e garantiu que está tudo bem com Santana Lopes

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O cabeça de lista da Aliança às eleições europeias já saiu do Hospital da Universidade de Coimbra, onde deu entrada na tarde desta quarta-feira na sequência de um acidente rodoviário. Paulo Sande apontou o o cansaço como uma possível causa e disse que está tudo bem com Pedro Santana Lopes.

O líder do partido e o cabeça de lista às europeias sofreram esta quarta-feira um acidente de viação, na autoestrada 1 (A1), quando seguiam de Coimbra para Cascais, “em ações de campanha”, dá conta o partido numa nota enviada esta noite aos jornalistas.

Santana foi helitransportado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), depois de ter sido desencarcerado do carro pelos bombeiros, enquanto Paulo Sande seguiu de ambulância. O acidente ocorreu pouco antes das 17:30, ao quilómetro 136 da A1 (no sentido norte-sul).

A autoestrada esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos, entre as 18:30 e as 19:27, para o helicóptero aterrar e levantar. À saída do hospital, Paulo Sande disse aos jornalistas, pelas 22:15, que ambos estiveram “a fazer exames”.

“Despistaram tudo o possível e, aparentemente, está tudo bem”, afirmou, notando que “no final disto tudo, não passou de um grande susto“. Apesar de o candidato ter tido alta, “Santana Lopes continua no hospital”, uma vez que, segundo Paulo Sande, “está mais dorido”, mas o cabeça de lista espera que o líder do partido “também saia ainda hoje”.

Pedro Santana Lopes passou a noite no hospital, devendo receber alta hospitalar esta quinta-feira, segundo adianta a SIC Notícias. A ministra da Saúde, Marta Temido, deslocou-se ontem à unidade de cuidados intermédios onde está o antigo primeiro-ministro.

Apesar de o acidente ter sido “de grande aparato, de grande impacto”, o primeiro candidato da Aliança adiantou que, por precaução, foram os dois passageiros foram imobilizados. Questionado sobre o que terá provocado o acidente, o candidato a eurodeputado admitiu que possa “ter sido fadiga”.

“Hoje levantámo-nos às cinco da manhã nos Açores, e depois o dia inteiro de grande pressão que temos, sobretudo na sequência de muitos dias em que isto está a ser feito, este tipo de vida, este ritmo, esta pressão, acaba por gastar as pessoas, e é normal que tenha havido, é possível, mas não sei”, salientou.

De acordo com o testemunho de Sande, era Pedro Santana Lopes que conduzia o carro e, explicou, “de repente, foi como se o tempo se tivesse suspendido e o carro saiu da estrada”. “Aparentemente demos uma ou duas cambalhotas”, acrescentou, referindo que os ‘airbags’ “não dispararam”. Mas, considerou o candidato, “Santana Lopes quando sair poderá dizer o que se passou”.

Apesar de ter admitido que seguiam “depressa para chegar a Cascais”, onde tinham outra ação de campanha, Paulo Sande indicou que o carro “não iria a muito mais de 120 quilómetros por hora”. O candidato ao Parlamento Europeu disse que agora vai, provavelmente, “descansar algum tempo”, mas que quer “voltar à estrada rapidamente” porque “a campanha vai continuar”. “Amanhã de certeza que não faremos campanha, não é possível, mas rapidamente vamos retomar”, estimou.

“Rápidas melhoras”

Alguns dos cabeças de listas às eleições europeias utilizaram a rede social Twitter para desejar umas “rápidas melhoras” ao presidente da Aliança e ao candidato do partido.

André Ventura, cabeça de lista da Coligação Basta, utilizou o seu perfil pessoal para considerar que a “política também envolve amizade, humanidade e respeito pelos adversários”. “Um forte abraço ao Pedro Santana Lopes e ao Paulo Sande neste dia difícil, com votos de rápidas melhoras!”, acrescentou.

O cabeça de lista do Livre, Rui Tavares, escreveu na página oficial do Twitter: “Mando daqui um abraço ao Paulo Sande, a quem pessoalmente estimo, a Santana Lopes e à campanha da Aliança”. “Há coisas mais importantes do que a competição eleitoral, e uma delas é que quem se empenha no contacto com os cidadãos o possa fazer são e salvo. É o que desejo a todos”, apontou.

Também o partido Aliança colocou uma fotografia dos dois a cumprimentarem-se frente a frente, com a inscrição “Mais fortes que o aço!”.

Também o primeiro candidato da CDU, João Ferreira, desejou esta quarta-feira uma “recuperação pronta” ao seu concorrente da Aliança e ao líder daquele partido.

Entre os líderes dos principais partidos, a centrista Assunção Cristas desejou “um rápido restabelecimento” a Pedro Santana Lopes e Paulo Sande. Também Marisa Matias, candidata bloquista, e Pedro Marques, número um do PS, desejaram rápidas melhoras a ambos.

Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, o partido agradece as “inúmeras mensagens de todos os militantes, simpatizantes, amigos e representantes de outras forças políticas que, nesta hora, se unem em solidariedade no desejo de rápida recuperação”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …