Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo “está a avaliar” o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica. 

De acordo com o semanário Expresso, o Governo de António Costa “está a avaliar” o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, depois de a oposição se ter unido contra o Executivo e o PS.

Apesar disso, o Executivo considera que a aprovação configura uma intromissão da Assembleia da República nas competências do Governo que tem impactos na ordem dos 46,5 milhões de euros.

Para o PS, estas matérias tratam-se “em concertação social e em negociação com os sindicatos”. Segundo o semanário, a deputada Alexandra Tavares Moura considera que houve um “flic-flac do PSD” que, agora, aprova as medidas da esquerda “para fazer um brilharete”.

Moisés Ferreira, deputado do Bloco de Esquerda, espera que o Governo não tente travar estas posições. “Depois da guerra que o PS e o Governo tentaram abrir para impedir o aumento de apoios sociais em plena crise social, só esperamos não ter de assistir a outra dramatização do PS para tentar impedir o investimento nos profissionais de saúde no exato momento em que eles demonstraram ser mais importantes do que nunca”, disse.

Por sua vez, a deputada do PSD Carla Borges diz ter “corrigido injustiças“, dentro da “responsabilidade” e numa “plataforma de equilíbrio”.

Do PAN, Bebiana Cunha defendeu a sua posição dizendo que era preciso rever carreiras. Já o PCP, que também votou favoravelmente a medida, disse que se “podia ter ido mais longe”.

Cecília Meireles, do CDS, lançou o repto: “É preciso repor a justiça em várias carreiras. A proliferação de carreiras conduz sempre a injustiças relativas. Devemos fazer uma análise conjunta de todas as carreiras”, sublinhou.

Esta terça-feira, os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República aprovaram mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e aumentaram a tabela salarial contra o PS e contra o Governo.

Além de uma nova forma de progressão da carreira, as mudanças feitas pela oposição implicam também um aumento salarial.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …