/

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo “está a avaliar” o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica. 

De acordo com o semanário Expresso, o Governo de António Costa “está a avaliar” o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, depois de a oposição se ter unido contra o Executivo e o PS.

Apesar disso, o Executivo considera que a aprovação configura uma intromissão da Assembleia da República nas competências do Governo que tem impactos na ordem dos 46,5 milhões de euros.

Para o PS, estas matérias tratam-se “em concertação social e em negociação com os sindicatos”. Segundo o semanário, a deputada Alexandra Tavares Moura considera que houve um “flic-flac do PSD” que, agora, aprova as medidas da esquerda “para fazer um brilharete”.

Moisés Ferreira, deputado do Bloco de Esquerda, espera que o Governo não tente travar estas posições. “Depois da guerra que o PS e o Governo tentaram abrir para impedir o aumento de apoios sociais em plena crise social, só esperamos não ter de assistir a outra dramatização do PS para tentar impedir o investimento nos profissionais de saúde no exato momento em que eles demonstraram ser mais importantes do que nunca”, disse.

Por sua vez, a deputada do PSD Carla Borges diz ter “corrigido injustiças“, dentro da “responsabilidade” e numa “plataforma de equilíbrio”.

Do PAN, Bebiana Cunha defendeu a sua posição dizendo que era preciso rever carreiras. Já o PCP, que também votou favoravelmente a medida, disse que se “podia ter ido mais longe”.

Cecília Meireles, do CDS, lançou o repto: “É preciso repor a justiça em várias carreiras. A proliferação de carreiras conduz sempre a injustiças relativas. Devemos fazer uma análise conjunta de todas as carreiras”, sublinhou.

Esta terça-feira, os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República aprovaram mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e aumentaram a tabela salarial contra o PS e contra o Governo.

Além de uma nova forma de progressão da carreira, as mudanças feitas pela oposição implicam também um aumento salarial.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.