Técnico da PT trabalha sem receber há sete meses

B!T

-

Um técnico reintegrado na PT Sales está a trabalhar há sete meses sem receber salário pois a empresa cativou a remuneração para pagar uma dívida à Segurança Social, adianta o Diário de Notícias.

Tiago Silva, funcionário da PT, regressou à empresa por ordem judicial a 13 de dezembro do ano passado, após um despedimento ilícito, e desde então que não é remunerado, segundo o Diário de Notícias.

A empresa foi obrigada a reintegrar Tiago Silva por decisão do Tribunal do Trabalho do Porto e a pagar-lhe retribuições desde 5 de junho de 2012, deduzindo o montante do subsídio de desemprego e de salário que ganhou noutras empresas enquanto esteve afastado da PT.

Contudo, a PT entende que tem de ser Tiago Silva a devolver os cerca de 13 mil euros à Segurança Social e, como tal, retira do salário do trabalhador o montante a devolver a esta entidade do estado. Em sete meses de salários, a empresa cativou cerca de 4 mil euros.

A PT também não comunicou a reintegração de Tiago à Segurança Social nem fez os descontos obrigatórios.

A Autoridade para as Condições do Trabalho confirmou a “falta de pagamento salarial” e de “comunicação à Segurança Social”. A Comissão de Trabalhadores da PT considerou esta situação “ilegal e socialmente inaceitável“. “A PT, que era uma empresa de referência, tem de praticar a responsabilidade social”, declarou a comissão.

A empresa disse que a situação de Tiago será regularizada este mês e que o funcionário será remunerado no dia 20, mas ainda assim não receberá o salário completo. A PT “vai abonar, este mês, a parte restante para regularizar a situação” na Segurança Social e Tiago vai receber “algum valor”.

“Até ao momento, não recebi um cêntimo de salário e de subsídio de alimentação e não tenho plano de saúde ativo”, disse Tiago Silva.

O trabalhador da área administrativa deveria receber 617,90 euros. A família – pai com Alzheimer e mãe desempregada – tem sobrevivido nos últimos meses apenas com a pensão do pai, de menos de 400 euros, uma situação que Tiago descreve como humilhante.

O Bloco de Esquerda pretende levar o caso ao parlamento na audição ao presidente da PT, Paulo Neves, e fala em dupla ilegalidade. A PT não podia ficar com a totalidade do salário, disse o deputado José Soeiro, e “o não pagamento das contribuições à Segurança Social é crime”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …