/

Taxistas em protesto aguardam debate na AR para tomarem decisões

José Coelho / Lusa

Os taxistas que se vão manifestar esta quarta-feira frente ao Parlamento, em Lisboa, aguardam as propostas dos partidos para tomarem decisões, afirma o presidente da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos.

“Se os partidos políticos tiverem propostas a fazer estaremos disponíveis para avaliar e tomar, no momento, uma posição. Não vale a pena estarmos a precipitar decisões. Se as propostas que forem comunicadas ao sector — e não estamos à espera de posições totalmente favoráveis — mas se forem equilibradas tomaremos posições sobre o futuro”, afirmou à agência Lusa Carlos Ramos.

O dirigente da associação disse ainda que os taxistas têm expectativas sobre a “apresentação de propostas” parlamentares por parte do PSD, BE e Verdes.

“Quanto ao PS não sabemos nada. Vamos ficar à porta à espera do que os partidos venham a fazer”, sublinhou.

Os taxistas cumprem hoje o 8.º dia de protestos contra a lei que regulamenta as plataformas electrónicas de transporte. Marcaram uma manifestação à porta da Assembleia da República, onde estará o primeiro-ministro — é dia de debate quinzenal.

Os protestos desta quarta-feira realizam-se também no Porto, na Avenida dos Aliados, e em Faro, na Estrada Nacional 125, junto ao aeroporto, à semelhança dos últimos sete dias. Carlos Ramos acrescentou que espera a presença de entre “500 a 700 manifestantes” na concentração frente à Assembleia da República.

Em Lisboa, os taxistas vão deslocar-se “numa marcha, a pé” a partir da Praça dos Restauradores, a partir das 13h30, até ao Parlamento, onde se vão concentrar pelas 15h.

As associações representativas do sector do táxi reuniram-se na segunda-feira com um assessor do primeiro-ministro para a área económica, mas consideraram que o encontro foi “uma manobra de diversão“, já que não resultou “em nada”.

Os taxistas estão em protesto desde dia 19, com concentrações em Lisboa, Porto e Faro, contra a entrada em vigor, em 1 de Novembro, da lei que regula as quatro plataformas que operam em Portugal – Uber, Taxify, Cabify e, desde este mês, Chauffeur Privé.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.