De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma versão de combate a incêndios em arranha-céus.

Em maio, a empresa de mobilidade chinesa obteve aprovação da Administração de Aviação Civil da China para usar os seus táxis aéreos para logística de cargas pesadas. Agora, o drone EHang 216F AAV pode ser uma solução para uma resposta rápida a incêndios em arranha-céus.

A última variante do EHang 216 consegue transportar até 150 litros de espuma e seis extintores por viagem, num raio de 5 quilómetros da estação onde estão localizados.

Assim que chega ao local, o drone usa uma câmara com zoom de luz visível para localizar o incêndio, paira na posição adequada e usa um sistema de orientação a laser para lançar um objeto que parte as janelas. Depois, lança extintores e pulveriza as chamas com espuma.

Com uma altitude máxima de voo de 600 metros, o 216F deve ser usado em arranha-céus. De acordo com o New Atlas, o drone assume tempos de resposta significativamente curtos: além de conseguir contornar o trânsito das estradas chinesas, este veículo atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e tem um tempo máximo de voo de 21 minutos.

Graças às suas capacidades de voo autónomas e com a ajuda de tecnologias de gestão centralizadas, uma frota de drones de combate a incêndios pode ser remotamente enviada como a primeira resposta a um incêndio num arranha-céus, desde que este se localize a até 5 quilómetros da base.

“Temos o prazer de apresentar a solução aérea de combate a incêndios EHang 216F AAV, que resolve desafios difíceis no combate a incêndios em arranha-céus”, disse Huazhi Hu, representante da EHang. “O potencial da nossa plataforma de tecnologia AAV inteligente é ilimitado. Vamos explorar e desenvolver mais soluções aéreas e casos de uso para capacitar cidades inteligentes.”

A China tem vários prédios altos e, dos 233.000 incêndios registados no ano passado, quase 7.000 aconteceram em arranha-céus.O objetivo é que esta frota de drones seja instalada nos quartéis de bombeiros chineses para ajudar a extinguir incêndios em arranha-céus.

Em maio, a EHang juntou-se à companhia de turismo LN Holdings para introduzir, pela primeira vez, o turismo aéreo. A empresa assinou um acordo com o LN Group que fará com que o LN Garden Hotel construa uma plataforma de mobilidade aérea urbana para oferecer aos seus hóspedes vistas aéreas, um serviço de táxi aéreo e espetáculos de luzes aéreas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …