De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma versão de combate a incêndios em arranha-céus.

Em maio, a empresa de mobilidade chinesa obteve aprovação da Administração de Aviação Civil da China para usar os seus táxis aéreos para logística de cargas pesadas. Agora, o drone EHang 216F AAV pode ser uma solução para uma resposta rápida a incêndios em arranha-céus.

A última variante do EHang 216 consegue transportar até 150 litros de espuma e seis extintores por viagem, num raio de 5 quilómetros da estação onde estão localizados.

Assim que chega ao local, o drone usa uma câmara com zoom de luz visível para localizar o incêndio, paira na posição adequada e usa um sistema de orientação a laser para lançar um objeto que parte as janelas. Depois, lança extintores e pulveriza as chamas com espuma.

Com uma altitude máxima de voo de 600 metros, o 216F deve ser usado em arranha-céus. De acordo com o New Atlas, o drone assume tempos de resposta significativamente curtos: além de conseguir contornar o trânsito das estradas chinesas, este veículo atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e tem um tempo máximo de voo de 21 minutos.

Graças às suas capacidades de voo autónomas e com a ajuda de tecnologias de gestão centralizadas, uma frota de drones de combate a incêndios pode ser remotamente enviada como a primeira resposta a um incêndio num arranha-céus, desde que este se localize a até 5 quilómetros da base.

“Temos o prazer de apresentar a solução aérea de combate a incêndios EHang 216F AAV, que resolve desafios difíceis no combate a incêndios em arranha-céus”, disse Huazhi Hu, representante da EHang. “O potencial da nossa plataforma de tecnologia AAV inteligente é ilimitado. Vamos explorar e desenvolver mais soluções aéreas e casos de uso para capacitar cidades inteligentes.”

A China tem vários prédios altos e, dos 233.000 incêndios registados no ano passado, quase 7.000 aconteceram em arranha-céus.O objetivo é que esta frota de drones seja instalada nos quartéis de bombeiros chineses para ajudar a extinguir incêndios em arranha-céus.

Em maio, a EHang juntou-se à companhia de turismo LN Holdings para introduzir, pela primeira vez, o turismo aéreo. A empresa assinou um acordo com o LN Group que fará com que o LN Garden Hotel construa uma plataforma de mobilidade aérea urbana para oferecer aos seus hóspedes vistas aéreas, um serviço de táxi aéreo e espetáculos de luzes aéreas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting sem trio de peso, FC Porto entre viagens. "Jogo devia ter sido adiado", dizem os treinadores

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, revelou esta sexta-feira que não poderá contar com os futebolistas Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás para a receção deste sábado ao FC Porto, mas que apesar disso …

Com a Venezuela em crise, restaurante nos EUA dá uma nova "alma" a jovens chefs

Um restaurante venezuelano nos Estados Unidos está a ajudar jovens chefs deste país sul-americano a estabelecerem-se na sua área e na famosa "terra das oportunidades". Já passaram seis anos desde que o restaurante Alma Cocina Latina …

Documentos mostram que Austrália ajudou a CIA no golpe contra Salvador Allende

Documentos desclassificados do Governo australiano revelam que o país ajudou a CIA no golpe de Estado, em 1973, contra o Presidente chileno Salvador Allende. De acordo com o jornal The Guardian, documentos desclassificados do Governo australiano …

Falsa agressão homofóbica (para esconder infidelidade) incendeia a política espanhola

A denúncia falsa de um jovem que alegou ter sido agredido, num ataque homofóbico, em Madrid, incendiou os ânimos na política espanhola, com acusações entre o Governo do PSOE e a oposição, em especial o …

Com 80% da população vacinada, Dinamarca levanta todas as restrições da covid-19

A alta taxa de vacinação da Dinamarca permitiu que o país se tornasse um dos primeiros da União Europeia (UE) a levantar todas as restrições para controlar a propagação da covid-19. Estas estiveram em vigor …

Bruxelas obriga Itália a recuperar 900 milhões de ajudas ilegais à Alitalia (e dá luz verde à nova companhia ITA)

A Comissão Europeia ordenou a Itália que recupere os 900 milhões de euros de ajudas estatais à transportadora aérea, após ter concluído que os auxílios são ilegais ao abrigo das regras da União Europeia. No …

Máscaras nas escolas. DGS lembra que documento de agosto "está em vigor"

A Direção-Geral da Saúde (DGS) garantiu, esta sexta-feira, que o guia para as escolas sobre prevenção da transmissão do coronavírus no próximo ano letivo "está em vigor", remetendo as regras sobre uso de máscara para …

Mais de quatro mil alunos mudaram opções de acesso ao Superior

O número final de candidatos ao Ensino Superior público ultrapassa os 64 mil, após o reforço das vagas, e mais de quatro mil alunos mudaram as opções de acesso. "Na sequência do reforço de vagas do …

Apenas 14% dos idosos carenciados usam apoios para pagar medicamentos

Os benefícios adicionais de saúde, para pessoas mais velhas e carenciadas na compra de óculos, próteses dentárias removíveis e medicamentos, é utilizado por apenas 14% dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI). Segundo noticiou o …

Mudança no cenário político. Islâmicos perdem eleições em Marrocos

O partido islâmico moderado que dominou o cenário político de Marrocos durante uma década perdeu as eleições de quarta-feira para um partido liderado por um dos oligarcas mais ricos do país. O partido Justiça e Desenvolvimento …