Financial Times: Taxa de mortalidade da Covid-19 pode ser 60% superior à registada

How Hwee Young / EPA

Uma estimativa avançada esta segunda-feira pelo Financial Times – que analisou a evolução da pandemia em 14 países, incluindo Portugal -, revela que a taxa de mortalidade do novo coronavírus pode ser 60% superior à que está a ser registada pelas autoridades de Saúde. 

Segundo avançou o Expresso, citando as contas feitas pelo Financial Times, em geral, as estatísticas da mortalidade nesses países apontam para mais 122 mil óbitos do que é habitual. Contudo, caso se contabilize todas as vítimas mortais da Covid-19 nos mesmos estados, o total é de 77 mil. Ou seja, ficam 45 mil mortes por explicar.

De acordo com o Financial Times, isso significaria que, em vez de 201 mil mortes provocadas pela Covid-19, haveria 318 mil.

Para a análise foram utilizados dados de países como Portugal, Espanha, Bélgica, França e Itália durante os meses de março e abril de 2020 com os mesmos meses dos anos entre 2015 e 2019. Nos 14 países o número de mortes este ano foram superiores, exceto na Dinamarca.

Embora os dados oficiais da Covid-19 estejam limitados pela capacidade dos países em realizar testes, lembrou o Financial Times, este excesso de mortes pode estar associado a outras causas. Porém, há uma maior incidência nos países com maior diferença na taxa de mortalidade, sugerindo que os factos podem estar relacionados.

O Worldometers regista 2.996.616 casos positivos em todo o mundo desde o começo da pandemia. Destes, há 1.907.737 ativos, 207.023 morreram e 881.856 recuperaram.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …