Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas.

O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece não ter sido cumprido. As conclusões são apresentadas no estudo “Brown Sugar, how come you taste so good?”, citado pelo Jornal de Notícias, com base nas vendas de mais de 400 lojas entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2018

Na análise, da autoria dos economistas João Pereira dos Santos e Judite Gonçalves, foi possível verificar que o aumento do imposto levou não à mudança de hábitos de consumo mas sim à adoção de medidas de prevenção antes da entrada em vigor da nova taxa.

Os portugueses optaram por fazer reservas de bebidas açucaradas, como comprova o aumento expressivo das vendas antes da introdução dos novos preços, enquanto estes ainda estavam baixos.

“Os nossos resultados sugerem um comportamento de armazenamento no trimestre quando foi aprovada a taxa e antes de entrar, de facto, em vigor”, indicam os responsáveis, citados pelo JN.

No trimestre anterior à entrada em vigor da medida, as vendas subiram 24%, no caso de bebidas com teor médio de açúcar. No caso de bebidas com alto teor de açúcar, foi registado um aumento de 19%. Os refrigerantes com zero açúcares foram os únicos a registar aumentos significativos de vendas quer durante o período de aprovação, quer quando o imposto entrou em vigor.

João Pereira dos Santos e Judite Gonçalves concluíram ainda que as empresas aproveitaram a taxa introduzida para aumentar o preço das bebidas, acima do valor do imposto. No caso de bebidas em que se verificou alteração da fórmula para diminuir o teor de açúcar abaixo do limite de 80 gramas por litro, foi registado um aumento de 15 cêntimos, em média — a taxa de imposto era de apenas 10 cêntimos.

“Em relação às bebidas com baixo teor de açúcar (menos de 70 gramas por litro) os preços aumentaram em média 15-16 cêntimos por litro, o que corresponde novamente a mais do que o valor do imposto” (de 8 cêntimos), garantem os investigadores. No caso de refrigerantes com alto teor de açúcar (mais de 80 gramas por litro) o aumento ficou ligeiramente abaixo dos 16 cêntimos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …