Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas.

O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece não ter sido cumprido. As conclusões são apresentadas no estudo “Brown Sugar, how come you taste so good?”, citado pelo Jornal de Notícias, com base nas vendas de mais de 400 lojas entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2018

Na análise, da autoria dos economistas João Pereira dos Santos e Judite Gonçalves, foi possível verificar que o aumento do imposto levou não à mudança de hábitos de consumo mas sim à adoção de medidas de prevenção antes da entrada em vigor da nova taxa.

Os portugueses optaram por fazer reservas de bebidas açucaradas, como comprova o aumento expressivo das vendas antes da introdução dos novos preços, enquanto estes ainda estavam baixos.

“Os nossos resultados sugerem um comportamento de armazenamento no trimestre quando foi aprovada a taxa e antes de entrar, de facto, em vigor”, indicam os responsáveis, citados pelo JN.

No trimestre anterior à entrada em vigor da medida, as vendas subiram 24%, no caso de bebidas com teor médio de açúcar. No caso de bebidas com alto teor de açúcar, foi registado um aumento de 19%. Os refrigerantes com zero açúcares foram os únicos a registar aumentos significativos de vendas quer durante o período de aprovação, quer quando o imposto entrou em vigor.

João Pereira dos Santos e Judite Gonçalves concluíram ainda que as empresas aproveitaram a taxa introduzida para aumentar o preço das bebidas, acima do valor do imposto. No caso de bebidas em que se verificou alteração da fórmula para diminuir o teor de açúcar abaixo do limite de 80 gramas por litro, foi registado um aumento de 15 cêntimos, em média — a taxa de imposto era de apenas 10 cêntimos.

“Em relação às bebidas com baixo teor de açúcar (menos de 70 gramas por litro) os preços aumentaram em média 15-16 cêntimos por litro, o que corresponde novamente a mais do que o valor do imposto” (de 8 cêntimos), garantem os investigadores. No caso de refrigerantes com alto teor de açúcar (mais de 80 gramas por litro) o aumento ficou ligeiramente abaixo dos 16 cêntimos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …