Taxa dos sacos de plástico previa 40 milhões, mas só deu 1,5

Em vez dos 40 milhões de euros estimados, a taxa dos sacos de plástico rendeu em 2015 apenas 1,5 milhões de euros – apenas 3,75% do encaixe previsto.

Os valores do Ministério do Ambiente e da Mobilidade, aos quais o Dinheiro Vivo teve acesso, mostram que uma das razões na origem desta baixa captação de receita em relação ao esperado inicialmente está nas mudanças do tipo de saco que passou a ser disponibilizado pelas grandes superfícies comerciais.

Os sacos plásticos fininhos foram substituídos por uma versão mais resistente, paga pelos consumidores – mas o dinheiro reverte para quem os vende, e não para o Estado.

“Esta diferença entre a receita prevista e a receita real deve-se à alteração das especificações técnicas dos sacos comercializados que deixaram de estar abrangidos por essa categoria”, refere ao Dinheiro Vivo uma fonte oficial do Ministério do Ambiente.

A reforma da fiscalidade verde obriga à cobrança de uma taxa de oito cêntimos (acrescida de IVA a 23%) por cada saco de plástico leve com alças, ou seja, por cada saco cuja espessura seja inferior ou igual a 50 mícrones.

No entanto, logo no início do ano passado, quando a reforma entrou em vigor, as superfícies comerciais começaram a apostar em sacos alternativos aos que estão sujeitos à esta taxa verde, nomeadamente sacos mais robustos e sacos de papel. Esta mudança permite-lhes, assim, manter o preço exigido para os outros sacos mas ficar com o dinheiro.

Também o valor global que o Estado estimava encaixar com as alterações à fiscalidade verde ficou aquém do esperado.

Esperava-se uma contribuição mais significativa também da taxa de carbono e do reforço das taxas do Imposto sobre Veículos (ISV) em funções das emissões de dióxido de carbono (CO2) – que, nas contas do anterior governo, deveriam ter gerado 95 milhões e 28 milhões de euros no ano passado, respectivamente.

No entanto, tudo somado, “a receita real foi de 112 milhões de euros”, o que equivale a uma diferença “entre a receita estimada e a receita real” de 57 milhões de euros, ou menos um terço do que os 169 milhões de euros previstos.

As reformas da fiscalidade verde e do IRS entraram em vigor na mesma altura e foram desenhadas para ter um impacto neutro na receita – as alterações nos impostos ambientais deveriam compensar a quebra de receita do lado do IRS, provocada pela suavização deste imposto junto das famílias com dependentes.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O ministro com cara angelical e muito competente deu nisto. As pessoas pagam mas os hipers ficam com o dinheiro !!!!
    Esse anormal devia ser carimbado na testa com o rótulo de incompetente e impedido de exercer qualquer cargo público.

    • Anormal? Então o imposto foi “feito” pela Albuquerque e é Centeno que é anormal? Tu deves é estar a ver outro “canal”…

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …