Task force mantém AstraZeneca. “Vamos esperar pela posição oficial da EMA e da DGS”

João Sena Goulão / Lusa

A task force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 vai manter a vacina da AstraZeneca no processo até surgir uma posição oficial da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Infarmed.

Perante as declarações desta terça-feira ao jornal italiano Il Messaggero do responsável pela estratégia de vacinação da EMA, Marco Cavaleri, que confirmou “uma ligação” entre a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e a ocorrência de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas, fonte da task force disse à agência Lusa que o plano imediato é aguardar por uma decisão.

Vamos esperar pela posição oficial da EMA e da DGS. Por agora mantém-se a vacina da AstraZeneca no programa de vacinação”, afirmou a mesma fonte.

O Infarmed também já rejeitou tomar qualquer posição unilateral antes de a Agência Europeia do Medicamento anunciar uma conclusão.

“A posição do Infarmed é de alinhamento com o regulador europeu. Está a decorrer a reunião da EMA e será divulgada uma conclusão assim que terminar. Estamos a aguardar”, afirmou fonte oficial da Autoridade Nacional do Medicamento à Lusa.

A reunião do Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância da EMA, que conta com representantes do Infarmed, começou esta terça-feira e deve prolongar-se até sexta-feira. A EMA adiantou também à agência France-Presse que “ainda não chegou a uma conclusão e a revisão está atualmente em curso”.

“Obviamente, este é um assunto prioritário na reunião e o comité vai analisar os novos dados que chegaram dos diversos países”, acrescentou a mesma fonte do Infarmed.

Entretanto, o primeiro-ministro, António Costa, reiterou também a necessidade de esperar por uma posição oficial da EMA, mas já admitiu que se o regulador europeu confirmar esta situação, então haverá uma “maior morosidade” na aplicação do plano de vacinação contra a covid-19 no espaço comunitário.

“No quadro da União Europeia, consideramos que é fundamental que haja uma posição uniforme relativamente às recomendações e indicações fixadas pela EMA no que respeita a cada uma das vacinas. Se houver um berbicacho, então isso terá inevitáveis consequências no processo de vacinação”, disse o primeiro-ministro.

6% da população já tem a vacinação completa

No mesmo dia, a DGS anunciou que perto de 580 mil pessoas já têm a vacinação completa, o que representa 6% da população, das quais cerca de 300 mil idosos com 80 ou mais anos.

Segundo o relatório semanal da DGS, 579.069 portugueses já receberam as duas doses da vacina contra o SARS-CoV-2, 83.652 das quais na última semana.

Vacinadas com a primeira dose estão agora 1.334.338 pessoas (13% da população), tendo 135.736 recebido esta toma na última semana, indica ainda a DGS.

Por grupos etários, destaca-se a faixa dos idosos com 80 ou mais anos, na qual 85% (576.599 pessoas) já foram vacinados com a primeira dose e 44% (298.862) já têm a vacinação completa.

No grupo entre os 65 e os 79 anos, 15% (237.063) já tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, mas apenas 3% (50.930) têm a vacinação completa.

O relatório adianta ainda que 12% das pessoas com idades entre os 50 e 64 anos (252.678) foram vacinadas com a primeira dose, percentagem que baixa para os 4% (82.690) no que se refere à vacinação completa nesta faixa etária.

Relativamente à cobertura vacinal por regiões, o Norte continua a liderar no número de vacinas administradas (626.873 doses) desde 27 de dezembro, quando se iniciou o plano de vacinação contra a covid-19, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (605.758), o Centro (404.406), o Alentejo (123.627) e o Algarve (71.744).

Nas regiões autónomas, a Madeira já vacinou um total de 48.501 pessoas, enquanto nos Açores já foram administradas 30.011 doses, mas a DGS refere que os indicadores para este arquipélago “poderão estar subestimados” devido a um atraso entre vacinas administradas e o seu registo.

Portugal ultrapassou esta semana a barreira dos dois milhões de vacinas recebidas, com um total de 2.344.530 doses desde o final de 2020, 1.996.561 das quais já distribuídas pelos postos de vacinação do país.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Agora a solução na Europa parece ser impingir esta vacina para os mais idosos, enquanto no início era desaconselhada por não ser eficaz em tal faixa etária, agora possivelmente será aconselhável para nos mandar para o cangalheiro. Quanto a mim já deveriam ter parado com esta vacina enquanto não houvesse garantias de ser mais segura e tinham aberto caminho a outras de outros países que não sei por que razão teimam em ignorar.

  2. Gostava de saber se aqueles que dizem que as vantagens da AstraZeneca superam os riscos teriam a coragem de o dizer aos familiares dos que vierem a morrer de trombose. No fundo, o que se está a dizer é que a maioria das pessoas está-se nas tintas para algumas dezenas de mortos à escala nacional, se entre eles não estiverem familiares seus. O que se compreenderia se não houvesse alternativas, mas há alternativas que não têm os riscos da AstraZeneca! Só que essas alternativas são produzidas na Rússia, e a Rússia, como se sabe, é um país malvado que só quer o nosso mal…

    • … a Russia é um (enorme e fantástico) país que tal como os outros, quer não só curar os seus habitantes, mas também facturar com o investimento feito.
      A única diferença é o longo e contínuo histórico de censura e ocultação de informações para os restantes países, daí pergunto onde vai o caro Nuno buscar essa certeza que a vacina russa não tem os riscos da AstraZeneca (e das outras que também os têm, todas têm riscos).
      A Russia (e grande parte dos seus aliados que estão a usar a vacina) são regimes que não sentem qualquer obrigação (nem problemas de consciência) em divulgar o que não lhes convém.
      E quanto à coragem, por que não falar nos familiares das vítimas em MUITO MAIOR NUMERO que estão a falecer pelos atrasos consecutivos na vacinação? Quem assume essa responsabilidade?

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …