TAP suspendeu o piloto consultor apontado como mentor da greve

6

-

O comandante Paulo Lino Rodrigues foi suspenso pela TAP no âmbito de um inquérito que a companhia aérea instaurou  para averiguar se este profissional violou as regras de ética e de segurança, no rescaldo da greve dos pilotos do passado mês de Maio.

Em causa está o facto de o piloto ter prestado serviços de assessoria, através da empresa de consultoria que possui desde 2008, ao Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) durante o período de greve.

A TAP suspeita do envolvimento directo de Paulo Lino Rodrigues na greve de 10 dias que os pilotos da companhia levaram a cabo no mês passado.

Uma circunstância que a direcção do SPAC “repudia veementemente“, conforme comunicado publicado por vários órgãos de informação.

“É falso que o Comandante Paulo Lino Rodrigues tenha sido o estratega da greve dos pilotos“, afiança o SPAC, sublinhando que a decisão de “fazer e declarar a greve foi decidida em Assembleia de Empresa” pelos seus associados.

O SPAC frisa ainda que Paulo Lino Rodrigues colaborou com a estrutura apenas no domínio de “questões financeiras no âmbito das negociações“.

Uma investigação da RTP1 apurou, no início de Maio, que a empresa de Paulo Lino Rodrigues amealhou 170 mil euros com a greve dos pilotos.

Ainda de acordo com o canal público, Paulo Lino Rodrigues “nos últimos anos esteve por detrás de todas as grandes negociações do sindicato dos pilotos e cobrou mais de um milhão de euros pelos serviços prestados”.

A RTP sublinhava ainda o facto de o comandante, Paulo Jorge Lino da Silva Rodrigues, que não estará sindicalizado, ser conhecido como o piloto Lino da Silva e de assinar como Paulo Rodrigues no domínio das suas funções de assessoria ao Sindicato.

O piloto está suspenso até ao fim da investigação levada a cabo pela TAP. Um caso que pode terminar com um processo disciplinar ou, em última instância, culminar num processo de despedimento por justa causa

Paulo Lino Rodrigues tinha já sido notícia em 2009 quando o Expresso deu nota do contrato de mais de meio milhão de euros, acrescido de IVA, feito entre o SPAC e a sua empresa de consultoria, a P. Rodrigues Consultores, Lda..

SV, ZAP

6 Comments

  1. Conflito de interesses? Até no seio de onagros há um “líder” (amealhou 170 mil euros com a greve dos pilotos (Investigação RTP) sem necessitar acenar uma cenoura, efectivamente! O poço não lhes mudou as ideias de grupo (Segundo investigação RTP, nos últimos anos cobrou mais de um milhão de euros).

  2. E ainda esta “procissão” vai no adro.O que será quando percorrer a cidade? Só nebulosidades é o que vejo nesta negociata com foros de histórias mal contadas.

  3. Não há qualquer problema. o Sr. Paulo Lino Rodrigues ganha mais como assessor do Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC), do que como piloto da TAP.

  4. Sabemos que condenar é exclusivo da magistratura dos tribunais. ..
    Na minha insignificância, cá, condeno não a candeia mas os que a seguiram. O poço não lhes serviu de nada e estava à vista!
    Para Portugal, a TAP deve continuar com as suas frondosas asas nos céus de vários continentes às mãos de quem pode controlar o desvario. O “estado” não sabe, não pode nem tem que… E que continuem as figas…

  5. O Ministério Público serve para quê? Esse canalha, Lino da Silva, não prejudicou milhares de portugueses com grandes prejuizos para vários sectores do país? Tal como outros que foram dentro e estão a ser investigados? Fica por isso mesmo, demite-se e vai para a China?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.