TAP proíbe transporte de barbatanas de tubarão e animais de laboratório

A organização de defesa dos direitos dos animais PETA acaba de anunciar, em comunicado, ter chegado a um acordo com a transportadora aérea TAP Portugal para impedir o transporte de animais destinados a experiências e partes do corpo de animais em risco de extinção.

Ao abrigo deste acordo, a transportadora deixará de aceitar o transporte de barbatanas de tubarão, animais destinados a laboratórios e animais caçados como troféus.

Com ligações a 84 destinos em 35 países e 2.500 voos todas as semanas, a TAP é a companhia aérea número um entre a Europa e o Brasil.

“Ao terminar o envio de barbatanas de tubarão, animais caçados como troféus e animais destinados a laboratórios, a TAP Portugal marcou uma posição contra indústrias que matam e exploram animais em todo o mundo”, diz em nota de imprensa a directora da PETA, Mimi Bekhechi.

“A PETA incentiva agora outras companhias aéreas a seguirem o seu exemplo inovador”, acrescenta a activista.

Segundo a organização, a TAP Portugal junta-se à maior parte das companhias áreas de todo o mundo, ao banir o transporte de primatas para laboratório.

As companhias norte-americanas Delta Air Lines e a American Airlines  proibiram também o envio de partes do corpo de animais em risco de extinção.

“Ao recusar o envio de barbatanas de tubarão, a TAP dá um duro golpe na indústria de comercialização deste produto, que mata anualmente quase 100 milhões de tubarões e outros animais marinhos”, denuncia a associação ambientalista.

A PETA, People for the Ethical Treatment of Animals, cujo lema defende que “os animais não são nossos para que possam ser abusados de qualquer forma”, foi fundada em 1980 pelos activistas Ingrid Newkirk e Alex Pacheco.

A controversa organização, conhecida pelo seu combate ao uso de peles de animais, ganhou notoriedade em 1981, pela sua oposição a experiências científicas conduzidas em 17 macacos num instituto de investigação científica nos EUA.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …