TAP proíbe transporte de barbatanas de tubarão e animais de laboratório

A organização de defesa dos direitos dos animais PETA acaba de anunciar, em comunicado, ter chegado a um acordo com a transportadora aérea TAP Portugal para impedir o transporte de animais destinados a experiências e partes do corpo de animais em risco de extinção.

Ao abrigo deste acordo, a transportadora deixará de aceitar o transporte de barbatanas de tubarão, animais destinados a laboratórios e animais caçados como troféus.

Com ligações a 84 destinos em 35 países e 2.500 voos todas as semanas, a TAP é a companhia aérea número um entre a Europa e o Brasil.

“Ao terminar o envio de barbatanas de tubarão, animais caçados como troféus e animais destinados a laboratórios, a TAP Portugal marcou uma posição contra indústrias que matam e exploram animais em todo o mundo”, diz em nota de imprensa a directora da PETA, Mimi Bekhechi.

“A PETA incentiva agora outras companhias aéreas a seguirem o seu exemplo inovador”, acrescenta a activista.

Segundo a organização, a TAP Portugal junta-se à maior parte das companhias áreas de todo o mundo, ao banir o transporte de primatas para laboratório.

As companhias norte-americanas Delta Air Lines e a American Airlines  proibiram também o envio de partes do corpo de animais em risco de extinção.

“Ao recusar o envio de barbatanas de tubarão, a TAP dá um duro golpe na indústria de comercialização deste produto, que mata anualmente quase 100 milhões de tubarões e outros animais marinhos”, denuncia a associação ambientalista.

A PETA, People for the Ethical Treatment of Animals, cujo lema defende que “os animais não são nossos para que possam ser abusados de qualquer forma”, foi fundada em 1980 pelos activistas Ingrid Newkirk e Alex Pacheco.

A controversa organização, conhecida pelo seu combate ao uso de peles de animais, ganhou notoriedade em 1981, pela sua oposição a experiências científicas conduzidas em 17 macacos num instituto de investigação científica nos EUA.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …