/

TAP pode ter de pagar meio milhão de euros por recuo na compra de carros de luxo

12

A TAP deu um passo atrás na compra de 50 carros de luxo para os seus gestores, mas agora arrisca-se a ter de pagar uma indemnização de meio milhão de euros por quebra de contrato.

Em causa está um contrato de renting para 50 BMW híbridos que a administração da TAP denunciou depois de ter sido muito criticada.

A companhia de aviação está prestes a receber a última tranche em ajudas estatais que vão até aos 3,2 mil milhões de euros. À luz deste cenário, a compra das viaturas topo de gama motivou muita revolta.

Perante as críticas, a empresa cancelou a renovação da frota automóvel utilizada pelos gestores. Mas, agora, enfrenta outro problema, pois pode ter que pagar uma indemnização milionária, por incumprimento do contrato, à empresa a quem foram encomendados os carros, como apurou o Correio da Manhã.

O gabinete de comunicação da transportadora não comenta o assunto.

Sindicato saúda “bom senso” pelo recuo na compra

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) já saudou “a atitude de bom senso” da TAP, por ter recuado na decisão de adquirir 50 carros de luxo para directores e administradores.

“A aquisição destes novos veículos seria uma atitude incompreensível nos tempos que correm, em que são pedidos grandes esforços a todos trabalhadores da TAP”, considerou o sindicato em comunicado.

O Sitema defendeu que “não teria sentido renovar uma frota com apenas quatro anos“, tendo também em conta que “os técnicos de manutenção têm de fazer as suas deslocações de trabalho dentro dos aeroportos com viaturas em mau estado, em alguns casos com mais de 30 anos, que deixam entrar água quando chove e com péssimas condições de segurança, essas sim com manifesta necessidade de renovação”.

ZAP // Lusa

12 Comments

  1. Que raio de conselho de “administração”!!
    – Chamem o jardineiro que, certamente, fará melhor trabalho do que os que lá estão…

  2. TAP Transportadora Aérea Portuguesa… cujo CEO é… pasme-se, uma francesa.
    Quem paga as contas somos todos nós com os nossos impostos, mas é gerida por estrangeiros que pouco se preocupam com o erário público Português. O exemplo dos BMWs é mais um de muitos de uma gestão deplorável, perdulária.

    Em primeiro lugar, era por na rua toda a escória não Portuguesa que está na TAP, e que só lá está, basicamente, para roubar o estado Português.

    Em segundo lugar, era reduzir drasticamente a chusma de diretores de tudo e mais alguma coisa que o Grupo TAP continua a ter. Demasiados cargos de chefia e mordomias que têm que acabar numa companhia falida, que só dá prejuízo e nem sequer serve os interesses Portugueses em termos de assegurar rotas essenciais à coesão nacional.

    • Essa de a CEO ser francesa não vejo qualquer problema. É público, conhecido por todos, já foi um brasileiro no passado. Não vejo mal nenhum nisso. Desde que seja competente e sério.
      O problema não está aí. O problema está no facto de Portugal não precisar de ter uma companhia aérea. Portugal precisa de garantir certas rotas. Mas isso pode ser feito através de concursos públicos ou aquisições plurianuais para determinado número de voos, passageiros, horários para certos destinos. E poupava-nos muito dinheiro.

  3. A pessoa que fez a encomenda e assinou esse contrato é que é responsável. É BEM PAGA para GERIR BEM a empresa.
    Se fez mer… agora que pague do bolso dela.
    Eu, com o salário que ganho tenho de pagar as despesas e ver se posso comprar um caro novo (já precisava mas …). Era bom que o Governo também me desse um carro novo.

  4. É claro que os administradores e os políticos precisam de carros para apanhar os aviões…será que os portugueses quereriam que fossem de bicicleta ou de autocarro , como fazem nos países nórdicos e em outros países do mundo??? Caía a parentela em desonra, como é evidente ! Quando chegaram á India também não podiam ir de tanga e ao Brasil não podiam chegar nus! Ser português não é uma coisa qualquer, é uma grande coisa, enquanto o Zé Povinho pagar estas felustrias!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.