TAP vai receber última injeção pública de 990 milhões em dezembro

3

A transportadora aérea vai receber a última injeção no âmbito no plano de reestruturação em dezembro. O valor da transferência será de 990 milhões de euros, como estava previsto no Orçamento.

Segundo avança a SIC Notícias, uma fonte do Governo confirmou que a TAP receberá a última injeção de dinheiro público em dezembro, assinalando o fim das transferências no âmbito do plano de reestruturação da companhia aérea. O valor será de 990 milhões de euros, tal como estava previsto no Orçamento de Estado.

No total, a TAP vai receber os 3,2 mil milhões de euros que ficaram determinados no acordo com a Comissão Europeia. O Estado não pode voltar a financiar o capital da empresa durante 10 anos a partir de janeiro do próximo ano.

Para vender parte do capital da empresa, o Governo — que acredita que a transportadora precisa de um parceiro por não conseguir competir sozinha no mercado da aviação — exige que o hub em Lisboa se mantenha e que a TAP continue a fazer voos entre Portugal, Brasil e os PALOP.

Por causa desta exigência, o grupo que inclui a Ibéria não pode ser um candidato para a compra de capital ao Estado, já que o natural seria que o hub lisboeta fosse desviado para Madrid. A fonte do Governo adianta à SIC Notícias que já há várias empresas europeias interessadas no negócio.

ZAP //

3 Comments

  1. A festa somará mais de 4 mil milhões . E ainda estes carvalhos queriam comprar BMWs.
    Pergunto eu: se não tivéssemos nacionalizado a TAP o governo não poderia agora ajudar a economia em 4 milhões de euros?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.