TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

1

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão.

O batismo do “Avião Raul Solnado” acontecerá esta quinta-feira pelas 15h30 no hangar 6 da TAP no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. “A TAP presta homenagem a um dos maiores ícones da televisão portuguesa”, refere uma nota, citada pelo Sapo24.

Raul Solnado nasceu em Lisboa no dia 19 de outubro de 1929 e morreu, aos 79 anos, a 8 de agosto de 2009. Até à sua morte foi diretor da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas situada em Carnide, Lisboa, que fundou juntamente com Armando Cortez, entre outros. Solnado começou a trabalhar em 1947 no teatro amador, na Guilherme Cossul. Em 1952 estreou-se “profissionalmente” num espetáculo no Maxime.

O grande salto deu-se na década de 60: o monólogo “A Guerra de 1908”, estreado em outubro de 1961. Oito anos mais tarde, em 1969, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia apresentou na RTP um programa inovador que se tornou um marco na programação televisiva: o “Zip-Zip”. Na década de 60 criou de raiz e dirigiu o teatro Villaret.

Na cerimónia da companhia aérea em homenagem ao ator, deverão estar presentes os familiares, amigos e membros da equipa TAP.

A TAP tem por regra escolher os nomes de grandes figuras da cultura e História de Portugal para batizar os seus aviões. Considerado um dos maiores comediantes do País, Raul Solnado passa a integrar a lista de aviões que tem nomes de outros ícones portugueses como Jorge de Sena, Agustina Bessa-Luís, Carlos Paredes e Zé Pedro.

  ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.