O novo avião da TAP chama-se “Zé Pedro” (e o céu azul brilhará)

A TAP escolheu “Zé Pedro” para nome de um dos seus novos aviões. O músico dos Xutos & Pontapés, que morreu em 2017, será recordado na cerimónia em que a companhia apresentará um novo Airbus que chegou a Portugal em Janeiro.

A cerimónia de batismo do avião, com o nome do “guitarrista da icónica banda Xutos & Pontapés” – como se sublinha no convite oficial para o evento – decorrerá na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, às 10h30, no hangar 6 do Campus TAP, em Lisboa, segundo o Público.

José Pedro Santos Reis, conhecido como Zé Pedro, nasceu a 14 de setembro de 1956 e faleceu a 30 de novembro de 2017, após uma carreira de quatro décadas com a sua banda, composta atualmente por Tim e Kalú – também membros fundadores dos Xutos –, além de João Cabeleira e Gui, que se juntaram ao grupo nos anos de 1980.

O grupo celebrou 40 anos de existência a 13 de janeiro e acaba de lançar um novo disco, “Duro”, cuja gravação ainda contou com a participação de Zé Pedro.

O avião escolhido pela TAP para homenagear o músico integra o grande reforço da frota da empresa para este ano: até ao final de 2019, a TAP prevê ter 37 novos aparelhos – e, até ao final de 2025, deverão ter entrado ao serviço 71 novos aviões.

A TAP tem por regra escolher os nomes de grandes figuras da cultura e História de Portugal para batizar os seus aviões. Zé Pedro junta-se assim a figuras como, entre muitos outros, Camões, Gil Vicente ou D. Afonso Henriques, mas também Humberto Delgado, Fernando Pessoa, Manoel de Oliveira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Almada Negreiros, Aquilino Ribeiro, Amália ou Eusébio.

Zé Pedro estava doente há vários meses, mas a situação foi sempre mantida de forma discreta pelo grupo, tendo só sido assumida publicamente a 4 de novembro de 2017, no fecho da digressão dos Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa.

O estado de saúde de Zé Pedro deteriorou-se depois de, há alguns anos, o guitarrista ter sido submetido a um transplante de fígado, por causa de hepatite C.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2019-20. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …