Depois de Zé Pedro, novo avião da TAP chama-se Agustina Bessa-Luís

Este ano, a TAP já batizou os seus novos aviões com o nome de Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés; Carlos Paredes, Agostinho da Silva, e mais recentemente D. Maria I ou Amélia Rey Colaço. Agora, é a vez de homenagear Agustina Bessa-Luís.

O nome da escritora foi pintado esta segunda-feira num novo Airbus A320neo, que já entrou ao serviço: o primeiro voo foi esta terça-feira de manhã de Lisboa para Madrid.  A cerimónia, que decorreu no hangar 6 da TAP, contou com a presença da filha da escritora, Mónica Baldaque.

Uma “homenagem à que é considerada uma das maiores escritoras do mundo literário português contemporâneo” e que “deixou um vasto legado no património literário e cultural”, sublinha a TAP em comunicado.

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. Agustina casou-se em 25 de julho de 1945, na cidade do Porto, com o estudante de Direito Alberto Luís, que conheceu através de um anúncio no jornal O Primeiro de Janeiro, publicado pela escritora, no qual procurava uma pessoa culta com quem se corresponder. Do seu casamento teve uma única filha, Mónica Bessa-Luís Baldaque, museóloga, pintora e autora de vários livros.

Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado​, e logo em 1954 publicou A Sibila, que a impôs como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa. A sua longa e profícua carreira foi distinguida, em 2004, com o Prémio Camões.

Desde julho de 2006, pouco depois de terminar a sua última obra, A Ronda da Noite, que Agustina Bessa-Luís deixou de escrever e se retirou da vida pública, devido a razões de saúde. Agustina tinha 81 anos e mais de 50 livros publicados, um número impressionante dentro do panorama literário português.

Agustina morreu a 3 de junho aos 96 anos. A escritora encontrava-se em sua casa, no Porto, e terá sido vítima de doença prolongada.

A escritora junta-se assim à galeria de personalidades da cultura portuguesa já homenageadas pela companhia aérea com batismos de aviões: de Camões e Gil Vicente a Fernando Pessoa ou José Saramago, de Sophia de Mello Breyner Andresen a Almada Negreiros​, de Zé Pedro dos Xutos a Carlos Paredes, ou mais recentemente passando por Manoel de Oliveira, com quem Agustina manteve uma longa colaboração criativa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …