Tanques ocidentais são “sobrestimados” e “vão arder como todos os outros”

3

Wikimedia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os carros de combate Leopard 2 estão sobrestimados e “custam bastante” e que esse valor será pago pelos contribuintes europeus.

O responsável indicou ainda, segundo um áudio divulgado esta quarta-feira pela CNN Portugal, que esses tanques vão arder “como todos os outros”.

De acordo com Peskov, está a ser sobrestimado “o potencial” que esses carros de combate trarão “às forças armadas ucranianas”.

“É outra ilusão e esta é bastante grave. Repito: estes tanques ardem como todos os outros. Só que custam bastante. E isto recairá sobre os contribuintes europeus. Os americanos, como sempre, ficam o dinheiro deles. E muito provavelmente ainda vão lucrar bastante”, referiu ainda.

Na terça-feira, o chanceler alemão Olaf Scholz decidiu enviar carros de combate Leopard 2, de fabrico alemão, para a Ucrânia. Outros dos países aliados da Ucrânia estarão prontos a acompanhar esta decisão.

Pressionada para autorizar a reexportação de carros de combate Leopard 2, a Alemanha foi confrontada na terça-feira com um pedido formal apresentado pela Polónia para enviar 14 destes equipamentos.

No mesmo dia, numa conferência de imprensa em Berlim com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, encorajou os países que pretendem fornecer tanques Leopard à Ucrânia a iniciar o treino dos militares ucranianos que os venham a operar.

ZAP //

3 Comments

  1. Tanques: Espanha(326) x Portugal (37)

    Esperemos que os dirigentes Portugueses reflitam sobre o interesse nacional antes de tomarem qualquer decisão. O Mundo do futuro será diferente do atual.

    • Sim, e?
      Esses 37 também não fazem falta!…
      Tendo em conta o custo de manutenção vs utilidade, os MBT são dispensáveis e esse dinheiro poderia ser gasto noutros meios mais úteis às forças armadas portuguesas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.