“Também temos algo a recuperar”. Líder do Parlamento russo ameaça EUA com invasão do Alasca

13

ΝΕΑ ΔΗΜΟΚΡΑΤΙΑ / Flickr

O presidente da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), Vyacheslav Volodin

O presidente da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), Vyacheslav Volodin, relembrou os Estados Unidos (EUA), na quarta-feira, que o território do Alasca em tempos pertenceu à Rússia e que o país pode voltar a recuperá-lo.

“Quando tentarem mexer nos nossos recursos no estrangeiro, devem pensar antes de fazê-lo”, pois “nós [Rússia] também temos algo a recuperar”, disse, avisando assim aos norte-americanos para agirem com cautela no congelamento e apreensão de bens russos no estrangeiro, ao abrigo das sanções lançadas à Rússia no contexto da agressão militar contra a Ucrânia.

Segundo avançou o Moscow Times, também o número dois de Volodin, Piotr Tolstoi, sugeriu que deveria ser feito um referendo no Alasca para que a população local decida se pretende continuar a pertencer aos EUA ou se prefere juntar-se à Rússia.

Volodin indicou que a Rússia “não pretende interferir nos assuntos internos dos EUA”. Mas esta ameaça chega após o ex-Presidente russo Dmitry Medvedev ter avisado que os EUA deveriam ter cuidado quando ameaçam a Rússia, o país com o maior número de armas nucleares a nível mundial.

Atualmente integrado na esfera de soberania norte-americana, o Alasca foi vendido a Washington em 1867, pelo valor de 7,2 milhões de dólares. Está uma distância de 88 quilómetros da Rússia, com o Mar de Bering entre os dois territórios.

Medvedev, atualmente no cargo de vice-líder o Conselho de Segurança da Rússia, acusou os EUA de terem uma história repleta de guerras sangrentas e de quererem julgar outros países quando não permitem que outros julguem as atuações norte-americanas em teatros de guerra pelo mundo fora.

ZAP //

13 Comments

  1. Já cá faltava esta! O Alasca foi vendido, não foi roubado!
    Porque é que os Russos não devolvem Kaliningrado (Konigsberg) à Alemanha? E a Sacalina ao Japão? E a Carélia à Finlândia? É preciso ter lata! E muita arrogância!

  2. Se a moda pega, vamos ver Portugal a reinvidicar a devolução de Olivença, Ceuta, Bombaim, Macau, etc! Mentes brilhantes!
    Se fizessem um referendo do Alasca, aposto que a maioria dos votos seriam a favor da integração na Rússia – com a valorosa ajuda da pirataria informática ruzza, claro.

  3. É incrível como a Rússia enganou todo o mundo estes últimos anos e de repente transparece a sua natureza de terrorista internacional e em todos os domínios. Está com uma atitude perfeitamente hitleriana.
    Agora tenho a certeza de que a Rússia vai implodir e não lhe vai adiantar nada o poderio nuclear.

  4. Os EUA são o país que mais morte e destruição têm causado por esse mundo fora desde o lançamento das duas bombas atómicas no Japão até às invasões militares em centenas de países.
    Portanto se a Rússia não é santa os Estados Unidos são muito piores e têm a Europa nas mãos através de um organismo chamado Nato.
    Não se esqueçam que a Rússia invadiu a Ucrânia pela simples razão que os seus 4 milhões de cidadãos russos a viverem na Ucrânia estavam a ser mortos desde há 8 anos na região do Donbass em Lugansk e Donetsk pelo exército ucraniano azof pela simples razão de quererem a independência. A invasão da Rússia só pecou por tardia.
    Os Estados Unidos não suportam o crescimento de outras potências militares a partir da segunda guerra militar como é o caso da Rússia, da China, etc etc etc.
    Os Estados Unidos julgam que são donos do mundo.

    • E nem é preciso ser um letrado para chegar a esta conclusão óbvia, basta acompanhar o andamento da História desde o fim da II Guerra Mundial, passando pelo período da Guerra Fria e dos célebres mísseis em Cuba, em que o tal auto proclamado paradigma da democracia se sentiu ameaçado e reagiu, levando ao levantamento dos mísseis instalados em Cuba e em contrapartida dos mísseis instalados na Turquia.

  5. São mesmo loucos e beligerantes , estes Ditadorzinhos . Imaginamos que muitos outros Países optassem por a mesma conduta , incluindo Portugal , tinha mos uma tempestade perfeita , para uma nova guerra Mundial ! ….talvez seja o que se avizinha !..

  6. J. Galvao, fofinhos insisto que se deve pedir a Paz, há tanto que fazer, tanto que produzir, tantos paises a passar fome, tanto povo a tentar migrar, porque nao tem quem lhes incentive a produzir cereais, hortícolas, frutas, peixe, florestas e outras condições de melhor vida. eu sou descente dos Celtas em caso de invasão deste Pais para onde me devo refugiar ?. o ferro , o aço, o cobre, o antimónio, e outros materiais usados na construção / fabrico de armas mortais, deveria ser usado em equipamento útil , tratores. barcos de pesca e transporte civil, maquinas que ajudassem a produzir o bem estar da população na alimentação , na saúde, no ensino , e no apoio há velhice. ja se começa a ouvir paises a desistir na ajuda de armamento, vamos insistir na PAZ.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.