O Taj Mahal está mesmo em risco de desaparecer

Shamshuddin Khan organiza visitas no Taj Mahal há mais de 30 anos. Durante esse tempo, viu o seu cabelo embranquecer e o Taj Mahal a ficar mais escuro. Ao aproximar-se da construção, Khan mostra as fissuras e o mármore danificado.

“Há momentos vergonhosos, em que os turistas estrangeiros me perguntam porque é que o Taj Mahal não é preservado como deveria. Também nos perguntam por que está a perder a sua cor e brilho. Nós, os guias, não temos as respostas”, diz Khan.

O Taj Mahal é um dos principais pontos turísticos da Índia. De 2010 a 2015, recebeu entre quatro e seis milhões de turistas, segundo o Ministério de Turismo e Cultura do país. Foi construído na cidade de Agra, no século XVII, pelo imperador Shah Jahan.

Para construir o edifício, o imperador encomendou mármore do Rajastão, que tem uma característica singular: parece rosa pela manhã, branco à tarde e leitoso à noite.

Mas o Taj Mahal começou a perder o brilho. As fundações estão danificadas, as fendas estão cada vez maiores e mais profundas na cúpula de mármore do monumento. Diz-se que as partes superiores estão à beira do colapso. Recentemente, ventos fortes provocaram a queda de dois pilares do lado exterior.

Em julho do ano passado, o ambientalista e advogado MC Mehta apresentou uma petição para o Supremo Tribunal da Índia a solicitar novos esforços para salvar o Taj Mahal. Os juízes concordaram e ordenaram audiências periódicas com os responsáveis pela conservação do edifício.

O tribunal criticou a letargia dos funcionários públicos a respeito do destino da construção mais famosa da Índia. “O Taj Mahal deve ser protegido. Porém, se a indiferença dos funcionários continua, então, deve fechar. Inclusive, se as coisas não forem feitas corretamente, as autoridades deveriam demoli-lo“, disse a sentença.

Se por um lado muito poucos estão dispostos a tolerar a demolição do Taj Mahal, por outro lado a mera menção desta ideia pelo tribunal indica que há uma verdadeira interrogação sobre o seu futuro.

Poluição, chuva ácida e mudança de cor do Taj Mahal

A petição que MC Mehta entregou ao Tribunal não foi a primeira. Desde meados dos anos 1980, o ambientalista e advogado tem insistido com as autoridades indianas para que tomem medidas para preservar o Taj Mahal.

Naquela época, os ambientalistas estavam particularmente preocupados com uma refinaria de petróleo em Mathura, a 50 quilómetros de distância, que tinha começado a funcionar na década de 1970. Em 1978, um comité de especialistas que estudou a qualidade do ar em Agra e arredores descobriu níveis substanciais de dióxido de enxofre na atmosfera.

Além do dano para a saúde pública, esta contaminação também era prejudicial para o Taj Mahal. O dióxido de enxofre, juntamente com outros poluentes, combina-se com a humidade na atmosfera, provocando a chuva ácida.

Um relatório elaborado pela UNESCO para o governo indiano descobriu que o monumento estava a tornar-se amarelo devido a “partículas suspensas e poeira na superfície”.

A ameaça ao Taj Mahal não provém apenas do ar, mas também da água. O rio Yamuna que passa por Agra é um dos canais mais contaminados do mundo. “As indústrias ao longo do rio, desde Deli até Agra, estão a despejar os seus resíduos químicos diretamente no rio”, afirmou o ambientalista local Brij Khandelwal.

Khandelwal sublinha ainda que o esgoto de Agra vai diretamente para o Yamuna, sem nenhum tratamento. Nessas condições, os peixes não conseguem sobreviver. Assim, moscas, mosquitos e outros insetos que normalmente seriam comidos pelos peixes acabam por se proliferar sobre a água suja e infestam os arredores do Taj Mahal.

Outro problema é a falta de água. As fundações do Taj Mahal estão localizadas sobre 180 poços de água e bases de madeira, que requerem água durante todo o ano. Se a base não for regada, a madeira eventualmente secará, apodrecerá e quebrará.

“Se só a cúpula do Taj Mahal pesa 12,5 mil toneladas, podemos imaginar quanto pode pesar o restante da construção. As fundações de um edifício tão pesado deveriam ser sempre fortes”, afirmou.

Tentativas de preservar o Taj Mahal

O tribunal confiou a tarefa de conservar o Taj Mahal a K Mohan Rao, o responsável da cidade. Rao afirma que estão a ser tomadas medidas para fazer frente à quantidade de lixo que emana dos canais e nas casas da cidade.

“Estão a ser instaladas unidades de tratamento de águas residuais“, afirma. Segundo o responsável, há propostas para transformar Agra numa “cidade inteligente”, o que implica uma renovação completa na infraestrutura.

Khandelwal e Mehta, no entanto, não estão contentes. Segundo os dois ativistas, para restaurar a glória do Taj Mahal, seria preciso estudar como foi feita a conservação da infraestrutura durante o império mongol e o reinado britânico na Índia. Para isso, seria preciso recuperar o rio Yamuna.

Porém, depois de tantas décadas dedicadas à preservação do Taj Mahal, Mehta diz que tem poucas esperanças de que o monumento seja salvo. À medida que as fundações enfraquecem, Mehta preocupa-se que, um dia, reste apenas a lembrança.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O monumento é apenas um retrato de um país e de uma sociedade apinhada de humanos sem as mínimas condições de vida tanto para eles como para tudo o que os rodeia e será assim que o planeta Terra acabará por sucumbir ás mãos da ganância e descontrolo humano.

RESPONDER

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …