O Taj Mahal está a mudar de cor

OneEighteen / Flickr

Taj Mahal, na Índia

O Supremo Tribunal da Índia instruiu o Governo a procurar ajuda estrangeira para consertar o que foi descrito como uma preocupante mudança de cor no Taj Mahal.

O Supremo Tribunal indiano acusou o Governo de “apesar de terem os especialistas, não os estão a utilizar. Ou talvez não queiram saber“, na sequência da mudança de cor do Palácio, que foi construído no século XVII com mármore branco, e entretanto já mudou de cor para amarelo e, mais recentemente, para castanho e verde.

A poluição, construções e fezes de insetos estarão na origem do problema.

Segundo a BBC, os juízes Madan Lokur e Deepak Gupta examinaram fotografias do palácio submetidas por ambientalistas e pediram ao Governo indiano que peça ajuda a especialistas indianos e estrangeiros.

O Governo já fechou centenas de fábricas perto do Taj Mahal, mas os ativistas disseram que o mármore continua a perder o seu lustre. O esgoto no rio Yamuna, junto ao Palácio, atrai insetos que excrementam nas paredes do Taj Mahal e lá ficam.

O Palácio do Taj Mahal foi mandado construir pelo Imperador Shah Jahan na cidade de Agra em cima do túmulo da sua esposa favorita, Arumand Banu Begam, a quem chamava de “A jóia do palácio”, ou Mumtaz Mahal, em indiano.

O Taj Mahal é agora uma das maiores atrações turísticas do mundo inteiro, atraindo cerca de 70 mil pessoas todos os dias.

O problema da sujidade não é novo – várias vezes ao longo das últimas duas décadas o mármore do palácio tem sido coberto com um pacote de lama, numa tentativa de o limpar, mas há quem receie que essa medida só esteja a agravar o problema.

O mais recente banho de lama começou em janeiro. Escalando as paredes nos andaimes, os trabalhadores cobrem as superfícies com terra de Fuller, uma pasta de lama que absorve a sujidade, gordura e excrementos de animais – como uma máscara facial gigante, mas para um palácio.

A lama é depois retirada, levando a sujidade consigo. A atual operação de limpeza deverá durar até ao final deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Num país super-povoado e de péssimas condições ecológicas o mal ainda avançará mais rápido do que noutros locais!.

RESPONDER

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …