/

O Taj Mahal está a mudar de cor

2

OneEighteen / Flickr

Taj Mahal, na Índia

O Supremo Tribunal da Índia instruiu o Governo a procurar ajuda estrangeira para consertar o que foi descrito como uma preocupante mudança de cor no Taj Mahal.

O Supremo Tribunal indiano acusou o Governo de “apesar de terem os especialistas, não os estão a utilizar. Ou talvez não queiram saber“, na sequência da mudança de cor do Palácio, que foi construído no século XVII com mármore branco, e entretanto já mudou de cor para amarelo e, mais recentemente, para castanho e verde.

A poluição, construções e fezes de insetos estarão na origem do problema.

Segundo a BBC, os juízes Madan Lokur e Deepak Gupta examinaram fotografias do palácio submetidas por ambientalistas e pediram ao Governo indiano que peça ajuda a especialistas indianos e estrangeiros.

O Governo já fechou centenas de fábricas perto do Taj Mahal, mas os ativistas disseram que o mármore continua a perder o seu lustre. O esgoto no rio Yamuna, junto ao Palácio, atrai insetos que excrementam nas paredes do Taj Mahal e lá ficam.

O Palácio do Taj Mahal foi mandado construir pelo Imperador Shah Jahan na cidade de Agra em cima do túmulo da sua esposa favorita, Arumand Banu Begam, a quem chamava de “A jóia do palácio”, ou Mumtaz Mahal, em indiano.

O Taj Mahal é agora uma das maiores atrações turísticas do mundo inteiro, atraindo cerca de 70 mil pessoas todos os dias.

O problema da sujidade não é novo – várias vezes ao longo das últimas duas décadas o mármore do palácio tem sido coberto com um pacote de lama, numa tentativa de o limpar, mas há quem receie que essa medida só esteja a agravar o problema.

O mais recente banho de lama começou em janeiro. Escalando as paredes nos andaimes, os trabalhadores cobrem as superfícies com terra de Fuller, uma pasta de lama que absorve a sujidade, gordura e excrementos de animais – como uma máscara facial gigante, mas para um palácio.

A lama é depois retirada, levando a sujidade consigo. A atual operação de limpeza deverá durar até ao final deste ano.

ZAP //

2 Comments

  1. Num país super-povoado e de péssimas condições ecológicas o mal ainda avançará mais rápido do que noutros locais!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.