O Taj Mahal está a mudar de cor

OneEighteen / Flickr

Taj Mahal, na Índia

O Supremo Tribunal da Índia instruiu o Governo a procurar ajuda estrangeira para consertar o que foi descrito como uma preocupante mudança de cor no Taj Mahal.

O Supremo Tribunal indiano acusou o Governo de “apesar de terem os especialistas, não os estão a utilizar. Ou talvez não queiram saber“, na sequência da mudança de cor do Palácio, que foi construído no século XVII com mármore branco, e entretanto já mudou de cor para amarelo e, mais recentemente, para castanho e verde.

A poluição, construções e fezes de insetos estarão na origem do problema.

Segundo a BBC, os juízes Madan Lokur e Deepak Gupta examinaram fotografias do palácio submetidas por ambientalistas e pediram ao Governo indiano que peça ajuda a especialistas indianos e estrangeiros.

O Governo já fechou centenas de fábricas perto do Taj Mahal, mas os ativistas disseram que o mármore continua a perder o seu lustre. O esgoto no rio Yamuna, junto ao Palácio, atrai insetos que excrementam nas paredes do Taj Mahal e lá ficam.

O Palácio do Taj Mahal foi mandado construir pelo Imperador Shah Jahan na cidade de Agra em cima do túmulo da sua esposa favorita, Arumand Banu Begam, a quem chamava de “A jóia do palácio”, ou Mumtaz Mahal, em indiano.

O Taj Mahal é agora uma das maiores atrações turísticas do mundo inteiro, atraindo cerca de 70 mil pessoas todos os dias.

O problema da sujidade não é novo – várias vezes ao longo das últimas duas décadas o mármore do palácio tem sido coberto com um pacote de lama, numa tentativa de o limpar, mas há quem receie que essa medida só esteja a agravar o problema.

O mais recente banho de lama começou em janeiro. Escalando as paredes nos andaimes, os trabalhadores cobrem as superfícies com terra de Fuller, uma pasta de lama que absorve a sujidade, gordura e excrementos de animais – como uma máscara facial gigante, mas para um palácio.

A lama é depois retirada, levando a sujidade consigo. A atual operação de limpeza deverá durar até ao final deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Num país super-povoado e de péssimas condições ecológicas o mal ainda avançará mais rápido do que noutros locais!.

RESPONDER

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Espanha vence Argentina e sagra-se campeã do mundo de basquetebol

A Espanha sagrou-se campeã mundial pela segunda vez na sua história, 13 anos depois, ao bater a Argentina por 95-75, na final da 18.ª edição da prova, em Pequim, na China. A formação comandada por Sergio …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …