O Taj Mahal está a mudar de cor

OneEighteen / Flickr

Taj Mahal, na Índia

O Supremo Tribunal da Índia instruiu o Governo a procurar ajuda estrangeira para consertar o que foi descrito como uma preocupante mudança de cor no Taj Mahal.

O Supremo Tribunal indiano acusou o Governo de “apesar de terem os especialistas, não os estão a utilizar. Ou talvez não queiram saber“, na sequência da mudança de cor do Palácio, que foi construído no século XVII com mármore branco, e entretanto já mudou de cor para amarelo e, mais recentemente, para castanho e verde.

A poluição, construções e fezes de insetos estarão na origem do problema.

Segundo a BBC, os juízes Madan Lokur e Deepak Gupta examinaram fotografias do palácio submetidas por ambientalistas e pediram ao Governo indiano que peça ajuda a especialistas indianos e estrangeiros.

O Governo já fechou centenas de fábricas perto do Taj Mahal, mas os ativistas disseram que o mármore continua a perder o seu lustre. O esgoto no rio Yamuna, junto ao Palácio, atrai insetos que excrementam nas paredes do Taj Mahal e lá ficam.

O Palácio do Taj Mahal foi mandado construir pelo Imperador Shah Jahan na cidade de Agra em cima do túmulo da sua esposa favorita, Arumand Banu Begam, a quem chamava de “A jóia do palácio”, ou Mumtaz Mahal, em indiano.

O Taj Mahal é agora uma das maiores atrações turísticas do mundo inteiro, atraindo cerca de 70 mil pessoas todos os dias.

O problema da sujidade não é novo – várias vezes ao longo das últimas duas décadas o mármore do palácio tem sido coberto com um pacote de lama, numa tentativa de o limpar, mas há quem receie que essa medida só esteja a agravar o problema.

O mais recente banho de lama começou em janeiro. Escalando as paredes nos andaimes, os trabalhadores cobrem as superfícies com terra de Fuller, uma pasta de lama que absorve a sujidade, gordura e excrementos de animais – como uma máscara facial gigante, mas para um palácio.

A lama é depois retirada, levando a sujidade consigo. A atual operação de limpeza deverá durar até ao final deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Num país super-povoado e de péssimas condições ecológicas o mal ainda avançará mais rápido do que noutros locais!.

RESPONDER

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade. "Uma falha maciça no sistema de …