Taiwan alertou OMS sobre o coronavírus em dezembro, mas foi ignorado

Franck Robichon / EPA

Em dezembro, Taiwan enviou um e-mail à OMS, alertando para a propagação de pessoa para pessoa do novo coronavírus. No entanto, o país terá sido ignorado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem sido duramente criticada após ter sido revelado um e-mail enviado por Taiwan, em dezembro, no qual a OMS era alertada para a propagação de pessoa para pessoa do novo coronavírus. O país acusa a organização de ter ignorado o alerta e negado divulgar informações necessárias para combater a doença.

A notícia avançada pela FOX News realça que Taiwan acusa ainda a OMS de subestimar a gravidade da situação. “Apreciaria imenso se vocês tivessem informações relevantes para compartilhar connosco”, lê-se no e-mail enviado a 31 de dezembro de 2019.

Questionado sobre os casos pelos media, Taiwan disse que as autoridades de saúde da China relataram que os sete casos de pneumonia atípica registados em Wuhan “não eram SARS”, mas que as amostras ainda estavam a ser analisadas e que os pacientes foram isolados para tratamento.

Segundo a Sábado, a OMS já negou que Taiwan tenha lançado o alerta para a possível disseminação de vírus de pessoa para pessoa. Por sua vez, o país defende, em comunicado, que mencionou os casos de pneumonia atípica e que “os profissionais de saúde pública puderam discernir que havia uma possibilidade real de transmissão de humano para humano da doença”.

“No entanto, como na época ainda não havia casos da doença em Taiwan, não podíamos afirmar direta e conclusivamente que havia transmissão de humano para humano”, disse o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Taiwan.

Taiwan autodeclarou-se uma nação independente, embora os chineses não o reconheçam. Como tal, a China convenceu a OMS a excluir o Taiwan da organização.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …

Schumacher "está numa fase difícil", revela antigo colega do piloto

Michael Schumacher "está numa fase difícil", disse este domingo Felipe Massa, que foi colega do piloto alemão na Ferrari, em 2006. "Sei como está, tenho informações. A minha relação com [Michael Schumacher] sempre foi muito próxima. …

Centeno deixa na gaveta reforma que tira poder ao governador do BdP

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deixou na gaveta uma reforma da supervisão financeira que retirava poder ao governador do Banco de Portugal (BdP), avança este domingo o jornal Expresso. Em causa está uma reforma …

Um supercomputador culpou a nossa espécie por aniquilar os neandertais

De acordo com modelos desenvolvidos num supercomputador, a extinção dos neandertais não foi causada por mudanças repentinas no clima glacial nem por cruzamentos com o Homo sapiens. Os neandertais viveram na Eurásia durante, pelo menos, 300.00 …

Liverpool-Atlético levou a 41 mortes por covid-19, revela estudo

Um estudo publicado pelo jornal Sunday Times conclui que o jogo da Liga dos Campeões de futebol entre Liverpool e Atlético de Madrid, em 11 de março, levou a 41 mortes por infeção de covid-19. O …

Trump proíbe entrada nos Estados Unidos de estrangeiros oriundos do Brasil

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou este domingo a proibição de entrada no país de todos os estrangeiros que tenham estado no Brasil nos 14 dias anteriores à tentativa de entrada, devido à …