Taiwan alertou OMS sobre o coronavírus em dezembro, mas foi ignorado

Franck Robichon / EPA

Em dezembro, Taiwan enviou um e-mail à OMS, alertando para a propagação de pessoa para pessoa do novo coronavírus. No entanto, o país terá sido ignorado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem sido duramente criticada após ter sido revelado um e-mail enviado por Taiwan, em dezembro, no qual a OMS era alertada para a propagação de pessoa para pessoa do novo coronavírus. O país acusa a organização de ter ignorado o alerta e negado divulgar informações necessárias para combater a doença.

A notícia avançada pela FOX News realça que Taiwan acusa ainda a OMS de subestimar a gravidade da situação. “Apreciaria imenso se vocês tivessem informações relevantes para compartilhar connosco”, lê-se no e-mail enviado a 31 de dezembro de 2019.

Questionado sobre os casos pelos media, Taiwan disse que as autoridades de saúde da China relataram que os sete casos de pneumonia atípica registados em Wuhan “não eram SARS”, mas que as amostras ainda estavam a ser analisadas e que os pacientes foram isolados para tratamento.

Segundo a Sábado, a OMS já negou que Taiwan tenha lançado o alerta para a possível disseminação de vírus de pessoa para pessoa. Por sua vez, o país defende, em comunicado, que mencionou os casos de pneumonia atípica e que “os profissionais de saúde pública puderam discernir que havia uma possibilidade real de transmissão de humano para humano da doença”.

“No entanto, como na época ainda não havia casos da doença em Taiwan, não podíamos afirmar direta e conclusivamente que havia transmissão de humano para humano”, disse o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Taiwan.

Taiwan autodeclarou-se uma nação independente, embora os chineses não o reconheçam. Como tal, a China convenceu a OMS a excluir o Taiwan da organização.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …

Laos regista primeira morte por covid-19 desde o início da pandemia

Uma mulher de 53 anos - que tinha diabetes e outros problemas de saúde - foi a primeira vítima mortal por covid-19 em Laos, em mais de um ano de pandemia. Segundo noticiou a agência …

Arábia Saudita vai impor vacinação aos funcionários que queiram voltar ao local de trabalho

A Arábia Saudita quer alcançar a imunidade de grupo o quanto antes. Para aumentar os esforços de vacinação, foram abertos mais de 580 locais de vacinação no país. Além disso, os residentes já podem reservar …

Elon Musk revela que tem síndrome de Asperger

O empresário Elon Musk, de 49 anos, revelou este fim de semana, no Saturday Night Live (SNL), que tem síndrome de Asperger. Musk foi convidado para apresentar o Saturday Night Live - um papel cobiçado que …

Poeta birmanês terá morrido após ser torturado por militares. Aung San Suu Kyi comparece em tribunal

O poeta birmanês Khet Thi, conhecido pelo trabalho que incita à resistência contra a Junta Militar, morreu este fim de semana, enquanto estava detido. O seu corpo foi devolvido com os órgãos removidos. Segundo a esposa …

China injeta capitais para obter projeção mediática global, revela relatório

O Governo chinês tem tentado obter projeção mediática em órgãos de comunicação social de todo o mundo através da injeção de capitais, de acordo com um relatório da Federação Internacional de Jornalistas, que será divulgado …

Superliga. Juventus arrisca ser excluída da Serie A na próxima época

Se a Juventus continuar ainda a fazer parte da Superliga europeia no arranque da próxima temporada, não poderá competir na Serie A. A Juventus, clube no qual atua o português Cristiano Ronaldo, arrisca ser excluída do …

"Mataram Ihor Homeniuk", mas crime de homicídio cai. Inspetores do SEF condenados a 7 e 9 anos de prisão

Esta segunda-feira, o Tribunal Criminal de Lisboa condenou os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Luís Silva e Duarte Laja a nove anos de prisão e um terceiro elemento, Bruno Sousa, a sete …