Taiwan alertou OMS sobre o coronavírus em dezembro, mas foi ignorado

Franck Robichon / EPA

Em dezembro, Taiwan enviou um e-mail à OMS, alertando para a propagação de pessoa para pessoa do novo coronavírus. No entanto, o país terá sido ignorado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem sido duramente criticada após ter sido revelado um e-mail enviado por Taiwan, em dezembro, no qual a OMS era alertada para a propagação de pessoa para pessoa do novo coronavírus. O país acusa a organização de ter ignorado o alerta e negado divulgar informações necessárias para combater a doença.

A notícia avançada pela FOX News realça que Taiwan acusa ainda a OMS de subestimar a gravidade da situação. “Apreciaria imenso se vocês tivessem informações relevantes para compartilhar connosco”, lê-se no e-mail enviado a 31 de dezembro de 2019.

Questionado sobre os casos pelos media, Taiwan disse que as autoridades de saúde da China relataram que os sete casos de pneumonia atípica registados em Wuhan “não eram SARS”, mas que as amostras ainda estavam a ser analisadas e que os pacientes foram isolados para tratamento.

Segundo a Sábado, a OMS já negou que Taiwan tenha lançado o alerta para a possível disseminação de vírus de pessoa para pessoa. Por sua vez, o país defende, em comunicado, que mencionou os casos de pneumonia atípica e que “os profissionais de saúde pública puderam discernir que havia uma possibilidade real de transmissão de humano para humano da doença”.

“No entanto, como na época ainda não havia casos da doença em Taiwan, não podíamos afirmar direta e conclusivamente que havia transmissão de humano para humano”, disse o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Taiwan.

Taiwan autodeclarou-se uma nação independente, embora os chineses não o reconheçam. Como tal, a China convenceu a OMS a excluir o Taiwan da organização.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o 52.º país com mais liberdade económica. É também o 26.º mais atrativo para trabalhar

Portugal subiu quatro posições, para o 52.º lugar, no Índice de Liberdade Económica de 2021, segundo o relatório anual da Fundação Heritage, sendo a subida atribuída à melhoria da saúde orçamental. O índice de Liberdade Económica …

Estudantes dos politécnicos querem reabertura em regime misto

Os representantes das associações de estudantes dos politécnicos querem que a retoma das atividades presenciais seja apenas parcial, mantendo o regime de ensino misto que estava em vigor antes de as instituições encerrarem devido à …

A pessoa mais velha do mundo vai carregar a chama olímpica no Japão

Aos 118 anos de idade, a pessoa mais velha do mundo prepara-se para carregar, já no mês de maio, a chama olímpica no Japão. Estamos a falar de Kane Tanaka, japonesa, de 118 anos, que vai …

Acionista da Groundforce insiste que concordou com exigências e aguarda contacto do Governo

A Pasogal, acionista da Groundforce, insiste que concordou com as exigências apresentadas pelo ministro das Infraestruturas para um empréstimo que permite pagar salários a 2.400 trabalhadores, que não apresentou condições novas e que aguarda contacto …

Procurador financeiro vai apelar judicialmente após condenação de Sarkozy

O procurador nacional financeiro (PNF) francês vai apelar da decisão da justiça, que condenou o antigo Presidente a prisão efetiva por corrupção e tráfico de influência, informou a agência France-Presse. Este apelo, que se segue ao …

Suspensa vigilância ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha

Um tribunal de Colónia ordenou esta sexta-feira a suspensão da vigilância ao partido nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD) por suspeitas de que esta medida vai contra a ordem constitucional do país. A iniciativa, que começou …

PS de Setúbal namora a "estrela" Ana Catarina Mendes. E tudo depende da própria

O PS não está a avançar com candidaturas confirmadas, mas não se acata e lança nomes. Um deles é o da líder parlamentar Ana Catarina Mendes. A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, é desejada …

Orbán quer criar novo grupo no Parlamento Europeu com italianos e polacos

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, está a negociar a criação de um novo grupo no Parlamento Europeu (PE) com formações de extrema-direita italianas e polacas, após ter abandonado o Partido Popular Europeu …

Acusado de manipular dados sobre mortes em crianças, professor sueco desiste de investigar covid-19

Um professor sueco está a enfrentar uma violenta reação às suas descobertas de que a covid-19 representa uma ameaça baixa para as crianças, minando o argumento político de que as escolas não podem reabrir. O pediatra …

Defesa de Rosa Grilo pede nulidade das decisões do Tribunal de Loures e da Relação

A advogada de Rosa Grilo, viúva condenada a 25 anos pelo homicídio do marido, em 2018, defendeu esta quinta-feira a nulidade das decisões do tribunal de primeira instância e da Relação, apontando falhas na apreciação …