Suzana Garcia foi aprovada por “unanimidade” e posições “em nada afetam valores” do partido, diz PSD

PSD / Flickr

José Silvano, secretário-geral do PSD

O secretário-geral do PSD, José Silvano, apresentou esta quarta-feira mais 53 nomes para as autárquicas, incluindo o da candidata à Câmara Municipal da Amadora, Suzana Garcia, indicando que foi aprovada por “unanimidade”, com o voto do líder do partido, Rui Rio.

Segundo avançou o Observador, o responsável afirmou que o PSD não condena ninguém por “delito de opinião”, deixando em aberto um apoio a Isaltino Morais em Oeiras, mas frisando que “todas as hipóteses estão em cima da mesa”, incluindo a sua candidatura.

O PSD é um “partido onde cabem todos”, continuou, indicando que analisou as declarações públicas de Suzana Garcia e que estas “em nada afetam os valores” do partido. Sobre a castração química, indicou que, no entender do PSD, a posição da candidata é de uma “terapia medicamentosa do controlo da líbido”. Esta posição “inclui-se na amplitude da pluralidade que o PSD defende para os candidatos às autarquias”, sublinhou.

José Silvano frisou que a direção do PSD “é contra a castração química” e que este “tomou posição na Assembleia da República” sobre a matéria, “aquando a discussão do projeto do Chega”. O responsável disse ainda que Suzana Garcia é candidata a uma autarquia e não à Assembleia da República e que se fosse o partido “teria outro crivo de análise”.

Os 53 candidatos apresentados esta quarta-feira são: Suzana Garcia (Amadora); Delfina Cunha (Albergaria-a-Velha); Pedro Lobo (Sever do Vouga); Ana Morais de Almeida (Aljustrel); Luís Acabado (Moura); Mário Constantino (Barcelos); José Peixoto Lima (Celorico de Basto); Jorge Pedrosa (Vizela); António Moreira (Idanha-a-Nova); Carlos Gonçalves (Proença-a-Nova); Paulo Farinha Luís (Sertã); Carlos Faria (Vila Velha de Rodão) e Jorge Custódio (Pampilhosa da Serra).

Entre os nomes estão ainda Domingo Matuto (Alandroal); João Garcia (Silves); Fernando Andrade (Aguiar da Beira); Joaquina Domingues (Fornos de Algodres); João Mourato (Meda); Luís Caetano (Seia); Hermínio Rodrigues (Alcobaça); Nuno Mota (Bombarral); Alda Correia Carvalho (Castanheira de Pera); Filipe Daniel (Óbidos); Filipe Sales (Peniche); Orlando Carvalho (Lourinhã); Joaquim Biancard Cruz (Sobral de Monte Agraço) e João Carlos Crespo (Arronches).

Da lista constam Giselle Lopes (Avis); Sónia Silva Ferreira (Benavente); João Heitor (Cartaxo); Manuel Lapa (Constância); Rui Madeira Claudino (Entroncamento); Maria de Lurdes Ferromau (Tomar); Paula Gomes da Silva (Vila Nova da Barquinha); Gonçalo Nunes (Alcácer do Sal); Jacinto Ventura (Grândola); José Nuno Vieira de Araújo (Ponte de Lima); Bruno Moura Ferrirea (Mondim de Basto); Carlos Alberto Carvalho (Ribeira de Pena); Francisco Lopes (Lamego); Joaquim Patrício (Mangualde) e Joaquim Amaral (Nelas).

Pedro Monteiro (Penalva do Castelo); Fernando Silvério (Resende); José Manuel Rodrigues (Vila Nova de Paiva); Eduardo Teixeira (Viana do Castelo); Álvaro Madureira (Leiria); João Belém (Castelo Branco); Duarte Pacheco (Torres Vedras); Paula Calado (Elvas); Armando Varela (Sousel) e Rui André (Portimão) fecham a lista para já.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Biden prepara-se para reconhecer massacre arménio como genocídio

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está a preparar-se para reconhecer formalmente os massacres arménios do início do século 20 como genocídio, cumprindo assim uma promessa que fez durante a sua campanha, decisão …

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …