Suzana Garcia foi aprovada por “unanimidade” e posições “em nada afetam valores” do partido, diz PSD

PSD / Flickr

José Silvano, secretário-geral do PSD

O secretário-geral do PSD, José Silvano, apresentou esta quarta-feira mais 53 nomes para as autárquicas, incluindo o da candidata à Câmara Municipal da Amadora, Suzana Garcia, indicando que foi aprovada por “unanimidade”, com o voto do líder do partido, Rui Rio.

Segundo avançou o Observador, o responsável afirmou que o PSD não condena ninguém por “delito de opinião”, deixando em aberto um apoio a Isaltino Morais em Oeiras, mas frisando que “todas as hipóteses estão em cima da mesa”, incluindo a sua candidatura.

O PSD é um “partido onde cabem todos”, continuou, indicando que analisou as declarações públicas de Suzana Garcia e que estas “em nada afetam os valores” do partido. Sobre a castração química, indicou que, no entender do PSD, a posição da candidata é de uma “terapia medicamentosa do controlo da líbido”. Esta posição “inclui-se na amplitude da pluralidade que o PSD defende para os candidatos às autarquias”, sublinhou.

José Silvano frisou que a direção do PSD “é contra a castração química” e que este “tomou posição na Assembleia da República” sobre a matéria, “aquando a discussão do projeto do Chega”. O responsável disse ainda que Suzana Garcia é candidata a uma autarquia e não à Assembleia da República e que se fosse o partido “teria outro crivo de análise”.

Os 53 candidatos apresentados esta quarta-feira são: Suzana Garcia (Amadora); Delfina Cunha (Albergaria-a-Velha); Pedro Lobo (Sever do Vouga); Ana Morais de Almeida (Aljustrel); Luís Acabado (Moura); Mário Constantino (Barcelos); José Peixoto Lima (Celorico de Basto); Jorge Pedrosa (Vizela); António Moreira (Idanha-a-Nova); Carlos Gonçalves (Proença-a-Nova); Paulo Farinha Luís (Sertã); Carlos Faria (Vila Velha de Rodão) e Jorge Custódio (Pampilhosa da Serra).

Entre os nomes estão ainda Domingo Matuto (Alandroal); João Garcia (Silves); Fernando Andrade (Aguiar da Beira); Joaquina Domingues (Fornos de Algodres); João Mourato (Meda); Luís Caetano (Seia); Hermínio Rodrigues (Alcobaça); Nuno Mota (Bombarral); Alda Correia Carvalho (Castanheira de Pera); Filipe Daniel (Óbidos); Filipe Sales (Peniche); Orlando Carvalho (Lourinhã); Joaquim Biancard Cruz (Sobral de Monte Agraço) e João Carlos Crespo (Arronches).

Da lista constam Giselle Lopes (Avis); Sónia Silva Ferreira (Benavente); João Heitor (Cartaxo); Manuel Lapa (Constância); Rui Madeira Claudino (Entroncamento); Maria de Lurdes Ferromau (Tomar); Paula Gomes da Silva (Vila Nova da Barquinha); Gonçalo Nunes (Alcácer do Sal); Jacinto Ventura (Grândola); José Nuno Vieira de Araújo (Ponte de Lima); Bruno Moura Ferrirea (Mondim de Basto); Carlos Alberto Carvalho (Ribeira de Pena); Francisco Lopes (Lamego); Joaquim Patrício (Mangualde) e Joaquim Amaral (Nelas).

Pedro Monteiro (Penalva do Castelo); Fernando Silvério (Resende); José Manuel Rodrigues (Vila Nova de Paiva); Eduardo Teixeira (Viana do Castelo); Álvaro Madureira (Leiria); João Belém (Castelo Branco); Duarte Pacheco (Torres Vedras); Paula Calado (Elvas); Armando Varela (Sousel) e Rui André (Portimão) fecham a lista para já.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …