Temido: suspender AstraZeneca “significa deixar de vacinar” milhões de portugueses mais velhos

António Cotrim / Lusa

Marta Temido relembrou que ainda faltam vacinar dois milhões de portugueses com mais de 60 anos, pelo que está fora de questão suspender totalmente a administração da vacina da AstraZeneca.

“Temos ainda por vacinar mais de dois milhões de pessoas acima dos 60 anos. Não utilizar a vacina da AstraZeneca significa deixar de vacinar [uma parte destas pessoas]”, disse a ministra da saúde, em declarações a partir de Odemira, transmitidas pela RTP3.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) informou esta semana que os casos de coágulos no sangue observados em poucas dezenas de pessoas em várias partes do mundo podem estar relacionados com a toma da vacina da AstraZeneca.

De frisar que o número de casos é extremamente raro face às dezenas de milhões de pessoas que já foram vacinadas. Ainda assim, depois do anúncio, Portugal decidiu restringir a toma da vacina em pessoas com menos de 60 anos, visto ser abaixo desta faixa que se registou a maior parte dos casos.

Referindo-se, assim, aos portugueses mais velhos, Marta Temido referiu que “essas pessoas são aquelas que, se contraírem covid, têm maior probabilidade de ter doença grave e de ter um efeito fatal. Por isso, é preciso ter esta ponderação bem presente”, reforçou.

“Eu, como ministra da Saúde, aquilo que posso dizer é que, face às escolhas que temos de fazer, a opção pela toma da vacina é a melhor opção”, sublinhou.

Como exemplo, a ministra destacou o seu caso. “Isto é como ir ao médico. Eu tomei a primeira dose da vacina AstraZeneca. Tenho 47 anos, e vale a pena dizer, eu fiz e todos fizemos, aquilo que o médico na altura entendeu que era o melhor para nós”.

Marta Temido afirmou ainda ter-se alcançado um dia com mais de 72 mil testes, o 11.º dia com mais testes realizados desde o início da pandemia. E avisou que mesmo as pessoas vacinadas devem “continuar a ter precauções”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta tipa não tem condições para ser ministra da saúde.
    Facto UM : até há dois dias os mais idosos não podiam ser vacinados com a Zenéca porque não havia estudos suficientes nesse segmento de idade e foram vacinados maioritariamente com a pfizer;
    Facto Dois : agora sem que hajam outros estudos os velhotes que faltam são vacinado com a Zenéca.
    Facto Três: as reacções adversas são percentualmente irrelevantes, como dizem na TV e normais em termos de vacinação; então porque razão é que suspendem a vacina para os menores de 60 anos ?
    Brincamos ????

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …