Suspeitos do atentado ao Charlie Hebdo barricados com um refém

Twitter

-

Uma operação policial de grandes dimensões está a decorrer nos arredores de Paris, anunciou a polícia, citada pelo jornal Le Monde, adiantando que já foram disparados vários tiros e há um refém.

Os suspeitos perseguidos, dois homens que roubaram um carro, fizeram reféns nas instalações de uma empresa gráfica de Dammartin-en-Goële, uma pequena cidade a norte do aeroporto Charles de Gaulle, noroeste de Paris, e foram disparados tiros.

A operação acontece dois dias depois do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo, no qual morreram 12 pessoas. Três homens vestidos de preto, encapuzados e armados atacaram na manhã de quarta-feira a sede do jornal, no centro de Paris, provocando a morte de 10 jornalistas e dois polícias e 11 feridos, quatro dos quais em estado grave.

Um dos alegados autores, Hamyd Mourad, de 18 anos, já se entregou às autoridades e são os outros dois suspeitos, os irmãos Said Kouachi e Cherif Kouachi, de 32 e 34 anos, que estão cercados pela polícia.

Fontes da polícia francesa disseram à BBC que os agentes entraram em contato com os dois homens mantendo uma pessoa como refém em Dammartin-en-Goële. Ambos teriam manifestado sua intenção de “morrer como mártires“.

O ministro do interior francês Bernard Cazeneuve confirmou estar em curso uma operação em Dammartin-en-Goële, pertencente à prefeitura de Seine-et-Marne, para deter os dois suspeitos do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo.

“Atualmente decorre uma operação em Dammartin-en-Goële para a qual se mobilizaram todos os meios para o terreno de forma a neutralizar os autores do atentado perpetrado há dois dias” anunciou numa declaração à imprensa o ministro do Interior francês.

ZAP

-

A unidade especial de intervenção da Guarda (GIGN) encontra-se no local e será responsável pela operação nos próximos minutos acrescentou o ministro.

A portuguesa Alexandrina Vieira, funcionária num restaurante na aldeia onde decorre a operação policial para deter os dois suspeitos do atentado de Paris, considera que o local está transformado num “palco de guerra”.

“É um palco de guerra a entrada de Seine-et-Marne, com um grande aparato de polícias, autoridades armadas e tudo isso, há helicópteros a sobrevoar a zona”, relatou a portuguesa por telefone à Lusa.

Em comunicado, as autoridades pediram aos moradores de Dammartin-en-Goële que permaneçam em suas casas e que os estudantes não saiam das escolas.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …