Suspeito de Estrasburgo foi condenado 27 vezes e era vigiado por “radicalização”

(hd) Polícia Nacional

Ainda não terminou a caça ao homem. Chérif Chekatt, suspeito do ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, que aconteceu na terça-feira, ainda está à solta e não é um desconhecido para a polícia francesa.

Na terça-feira, quase 24 horas depois do ataque, o primeiro-ministro, Edouard Philippe, anunciou a mobilização de 1800 militares suplementares da Operação Sentinelle a juntar aos mais de 720 polícias e soldados já envolvidos nas buscas no Leste da França e ao longo da fronteira com a Alemanha para tentar encontrar Chérif Chekatt, de 29 anos.

Ao mesmo tempo, a polícia nacional divulgava a foto do suspeito do ataque ao mercado de Natal, que fez três mortos e deixou feridas 12 pessoas – uma está em estado de morte cerebral, apelando à população para estar atenta “sem intervir pessoalmente” contra “um indivíduo perigoso”.

Apesar dos pedidos de cautela do secretário de Estado do Interior, Laurent Nunez, nas conclusões sobre os motivos do ataque, a procuradoria de Paris abriu um inquérito por “assassínio”, “tentativa de assassínio em relação com objetivo terrorista” e “associação criminosa terrorista”, entregando as investigações à Direção Antiterrorismo, à direção inter-regional da Polícia Judiciária e à Direção Geral de Segurança Interna.

Esta última, escreve o Público, assegurava a vigilância “ativa” do suspeito, inscrito desde 2016 na lista de pessoas identificadas para prevenção de radicalização de carácter terrorista.

Todas as 27 condenações de Chérif Chekatt são por delitos comuns, na maioria assaltos, em França, mas também na Alemanha e na Suíça. Detido durante dois períodos em cadeias francesas, as autoridades acreditam que foi na segunda vez, entre 2013 e 2015, que se radicalizou. Na prisão, o jovem “incitava à prática da religião de forma radical, mas nada permitia detetar uma passagem à ação na sua vida corrente”, explicou Nunez.

No dia do ataque, a polícia esteve na casa do suspeito pelas 6h00 para o deter por assalto à mão armada com tentativa de homicídio, um caso de agosto. Em vez dele, a DGSI encontrou uma granada, uma pistola e várias facas.

Desde o segundo encarceramento em França, Chérif Chekatt foi condenado a dois anos e três meses de prisão por roubo na Alemanha, em 2016; cumpriu pouco mais de um ano e foi em seguida expulso para o seu país.

Enquanto prossegue a caça ao homem, a mãe, o pai e dois irmãos do suspeito foram detidos para interrogatório. De acordo com o Le Parisien, depois do ataque, Chekatt terá gritado “Allah Akbar” (“Alá é grande”) e fugido num táxi.

O mesmo jornal conta que o suspeito terá dito ao taxista que quis “vingar os seus irmãos mortos na Síria”. Se o taxista, identificado como M, está vivo, tal deve-se ao facto de ter afirmado ser “muçulmano praticante” que respeita “a oração”.

O nível de ameaça subiu para o alerta mais elevado em França e o centro de Estrasburgo vive um ambiente de recolher obrigatório. O mercado de Natal da cidade, que acolhe a sede do Parlamento Europeu, já contava com uma segurança apertada, incluindo centenas de polícias e dezenas de membros da Operação Sentinelle.

A lista de vigilância, na qual Chekatt está incluído, reúne 26 mil pessoas suspeitas de ameaçar a segurança do país, incluindo dez mil que se pensa terem-se radicalizado, um número que torna impossível que todos estejam sob monitorização permanente. Há muito tempo que se os suspeitos se devem permanecer na cadeia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …