/

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz três mortos

2

Jean-Marc Loos / EPA

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos três mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local.

A Câmara Municipal de Estrasturgo confirmou na rede social Twitter a existência de pelo menos três mortos e nove feridos.  “Tiroteio no centro de Estrasburgo. Obrigado a todos por ficarem em casa enquanto esperam uma clarificação da situação”, escreveu o vice-presidente da autarquia, Alain Fontanel, na rede social Twitter.

As causas do tiroteio não são conhecidas. As autoridades já identificaram o suspeito e montaram uma operação de caça ao homem. O atirador encontra-se em fuga, e estará barricado. O presidente da Câmara de Estrasburgo, Roland Ries, afirmou que se ouviram vários tiros e que o autor dos mesmos se colocou em fuga depois de efetuar os disparos com uma arma automática.

Depois do tiroteio, as autoridades francesas, incluindo o ministro do Interior, Christophe Castaner, apelaram à população que fique em casa até que toda a situação seja clarificada. O Presidente Francês, Emmanuel Mácron, já deu indicação para que Christophe Castaner se desloque para o local da ocorrência.

O tiroteio aconteceu no centro da cidade, junto a um tradicional mercado de Natal e ao espaço comercial galerias Lafayette. O mercado de Natal recebe cerca de dois milhões de visitantes todos os anos.

O Ministério do Interior fala de um “acontecimento grave de segurança pública” na cidade de Estrasburgo. “As pessoas devem ficar em casa”, apela o Governo. O procurador francês para assuntos de terrorismo está a acompanhar a situação, mas as autoridades não confirmam, para já, que se trata de um atentado.

https://twitter.com/Beauvau_Alerte/status/1072578283617828865

Este poderá ser o mais recente atentado da onda de ataques que têm assolado a França, desde que, em novembro de 2015, um atentado com múltiplas explosões em Paris fez 129 mortos e 352 feridos.

Apesar da recente onda de atentados, a França encontra-se na 144ª posição do ranking de países mais violentos do mundo, medido pela Taxa de Homicídios por 100 mil habitantes , com 1.58 homicídios – ranking liderado por El Salvador, com 108 homicídios / 100 mil habitantes, e no qual Portugal está na 162ª posição.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Só tens uma hipótese França… enterra esses 20 e tal mil assinalados potenciais terroristas e tapa-os com 2 mt de terra bem dura (não vão eles escapar)… ou isso ou então estão fu**dos!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.