Suspeito do rapto de Maëlys foi apresentado aos pais como seu “namorado”

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida.

Surgem novos dados no âmbito da investigação ao desaparecimento de Maëlys de Araújo, a menina luso-francesa de 9 anos que desapareceu num casamento, em França. A criança terá apresentado o suspeito do seu rapto como “namorado” e as autoridades suspeitam que ele pode ter tido um cúmplice.

Continua a não haver sinal de Maëlys de Araújo, a menina de 9 anos que desapareceu de uma festa de casamento, numa localidade francesa, na noite de 26 para 27 de Agosto.

O único suspeito do caso, em que cujo carro foram encontrados vestígios de ADN da criança, continua a negar qualquer envolvimento no desaparecimento. Mas as autoridades estão certas de que ele está envolvido.

A FranceInfo nota que os investigadores não excluem a hipótese de existir um “possível cúmplice ou patrocinador” que pode ter encomendado o rapto da menina. Assim, surge a possibilidade de que ele pode ter tido ajuda ou ter entregue a criança a uma terceira pessoa.

Os indícios contra Nordahl Lelandais, um antigo militar de 34 anos, são muitos, a começar pelo “comportamento inadequado” que terá tido com Maëlys e com outras crianças presentes no casamento, conforme reporta o Paris Match.

Um dos convidados do copo-de-água refere a esta publicação que “o suspeito foi visto, por várias testemunhas, na sala onde as crianças dormiam sob o olho da babysitter“, num “espaço isolado”, onde “falava com Maëlys e mostrava-lhe fotos, no seu telefone, dos seus cães, uma das paixões da menina”.

O Correio da Manhã também refere que Maëlys chegou a apresentar Nordahl Lelandais aos pais como o seu “namorado”. A situação foi vista, na altura, como “uma pequena brincadeira inocente”, mas, agora, está a levantar outras suspeitas.

Cocaína para o casamento

O Paris Match apurou também que o suspeito não fazia parte da lista de convidados do casamento, mas que, depois de ter insistido tanto para ir, foi convidado para o copo-de-água, oferecendo-se para levar cocaína.

Ele era já conhecido das autoridades por consumir e vender cocaína, segundo a FranceInfo. Durante o casamento, terá consumido a droga e também a terá vendido a outros convidados.

A mesma FranceInfo assegura, ainda, que Lelandais terá sido seguido por polícias à civil, antes de ser detido, e que terá tentado despistá-los, o que é visto como um comportamento suspeito – embora pudesse estar com receios devido ao facto de vender estupefacientes.

Apesar de haver vários indícios contra ele, como o ADN da menina no carro, as declarações contraditórias, o facto de ter lavado o carro na manhã depois da festa e de ter saído do casamento por várias vezes, o seu irmão mais velho diz que ele está “inocente a 100%”.

“Ele não podia, numa hora, ter levado a pequena, ter tomado banho, mudado de roupa e regressado ao casamento. Os polícias deveriam, também, procurar noutro lado em vez de “baterem” só no meu irmão. Havia 10 cadastrados sexuais entre os convidados do casamento. Não eram amigos de Nordahl”, assegura Sven Lelandais, de 36 anos, em declarações ao jornal local Dauphiné Libéré.

O diário trata de destacar que não há provas de que havia realmente 10 pessoas com registos criminais por crimes sexuais na festa de casamento.

“Mentiroso” e “violento”

Este jornal regional também ouviu várias ex-namoradas do suspeito que o definem como um homem “mentiroso”, “violento” e “manipulador”. “Contam todas a mesma coisa: Nordahl perseguia-as, assediava-as, segui-as de carro para tentar atingi-las”, refere uma fonte não identificada.

Entretanto, o suspeito já foi transferido da prisão onde foi inicialmente detido, depois de ter recebido “numerosas ameaças de morte da parte de outros presos”, revelou o seu advogado à imprensa francesa.

As autoridades continuam a investigar e a procurar Maëlys, mas as esperanças de encontrar a criança vão ficando cada vez mais reduzidas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …