Suspeito do rapto de Maëlys foi apresentado aos pais como seu “namorado”

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida.

Surgem novos dados no âmbito da investigação ao desaparecimento de Maëlys de Araújo, a menina luso-francesa de 9 anos que desapareceu num casamento, em França. A criança terá apresentado o suspeito do seu rapto como “namorado” e as autoridades suspeitam que ele pode ter tido um cúmplice.

Continua a não haver sinal de Maëlys de Araújo, a menina de 9 anos que desapareceu de uma festa de casamento, numa localidade francesa, na noite de 26 para 27 de Agosto.

O único suspeito do caso, em que cujo carro foram encontrados vestígios de ADN da criança, continua a negar qualquer envolvimento no desaparecimento. Mas as autoridades estão certas de que ele está envolvido.

A FranceInfo nota que os investigadores não excluem a hipótese de existir um “possível cúmplice ou patrocinador” que pode ter encomendado o rapto da menina. Assim, surge a possibilidade de que ele pode ter tido ajuda ou ter entregue a criança a uma terceira pessoa.

Os indícios contra Nordahl Lelandais, um antigo militar de 34 anos, são muitos, a começar pelo “comportamento inadequado” que terá tido com Maëlys e com outras crianças presentes no casamento, conforme reporta o Paris Match.

Um dos convidados do copo-de-água refere a esta publicação que “o suspeito foi visto, por várias testemunhas, na sala onde as crianças dormiam sob o olho da babysitter“, num “espaço isolado”, onde “falava com Maëlys e mostrava-lhe fotos, no seu telefone, dos seus cães, uma das paixões da menina”.

O Correio da Manhã também refere que Maëlys chegou a apresentar Nordahl Lelandais aos pais como o seu “namorado”. A situação foi vista, na altura, como “uma pequena brincadeira inocente”, mas, agora, está a levantar outras suspeitas.

Cocaína para o casamento

O Paris Match apurou também que o suspeito não fazia parte da lista de convidados do casamento, mas que, depois de ter insistido tanto para ir, foi convidado para o copo-de-água, oferecendo-se para levar cocaína.

Ele era já conhecido das autoridades por consumir e vender cocaína, segundo a FranceInfo. Durante o casamento, terá consumido a droga e também a terá vendido a outros convidados.

A mesma FranceInfo assegura, ainda, que Lelandais terá sido seguido por polícias à civil, antes de ser detido, e que terá tentado despistá-los, o que é visto como um comportamento suspeito – embora pudesse estar com receios devido ao facto de vender estupefacientes.

Apesar de haver vários indícios contra ele, como o ADN da menina no carro, as declarações contraditórias, o facto de ter lavado o carro na manhã depois da festa e de ter saído do casamento por várias vezes, o seu irmão mais velho diz que ele está “inocente a 100%”.

“Ele não podia, numa hora, ter levado a pequena, ter tomado banho, mudado de roupa e regressado ao casamento. Os polícias deveriam, também, procurar noutro lado em vez de “baterem” só no meu irmão. Havia 10 cadastrados sexuais entre os convidados do casamento. Não eram amigos de Nordahl”, assegura Sven Lelandais, de 36 anos, em declarações ao jornal local Dauphiné Libéré.

O diário trata de destacar que não há provas de que havia realmente 10 pessoas com registos criminais por crimes sexuais na festa de casamento.

“Mentiroso” e “violento”

Este jornal regional também ouviu várias ex-namoradas do suspeito que o definem como um homem “mentiroso”, “violento” e “manipulador”. “Contam todas a mesma coisa: Nordahl perseguia-as, assediava-as, segui-as de carro para tentar atingi-las”, refere uma fonte não identificada.

Entretanto, o suspeito já foi transferido da prisão onde foi inicialmente detido, depois de ter recebido “numerosas ameaças de morte da parte de outros presos”, revelou o seu advogado à imprensa francesa.

As autoridades continuam a investigar e a procurar Maëlys, mas as esperanças de encontrar a criança vão ficando cada vez mais reduzidas.

  SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Dos fracos não reza a história". Rio avança mesmo para reeleição contra um aparente favorito Rangel

Rio desfez finalmente as dúvidas em torno do seu futuro, depois de se ter aconselhado do seu núcleo duro que nunca terá duvidado da decisão do líder. As dúvidas em torno da recandidatura de Rui Rio …

"É gritante". Críticas às medidas adotadas nas escolas (e o que se faz noutros países)

Com o arranque do novo ano letivo em Portugal, que volta a ser presencial, há muitas críticas relativamente às medidas adotadas nas escolas para a prevenção do contágio por covid-19. Mas, afinal, por que razão …

Sporting não marcava quatro desde 2014 (e alguém deste plantel jogou na última vitória?)

Campeão português foi ao terreno do Beşiktaş ganhar por 4-1. A maior vitória na fase de grupos dos últimos anos. O Sporting conseguiu a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um …

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha

Sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter abala La Palma. É o maior desde o início da erupção

Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Segundo o El País, …

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …