Suspeito do rapto de Maëlys foi apresentado aos pais como seu “namorado”

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida.

Surgem novos dados no âmbito da investigação ao desaparecimento de Maëlys de Araújo, a menina luso-francesa de 9 anos que desapareceu num casamento, em França. A criança terá apresentado o suspeito do seu rapto como “namorado” e as autoridades suspeitam que ele pode ter tido um cúmplice.

Continua a não haver sinal de Maëlys de Araújo, a menina de 9 anos que desapareceu de uma festa de casamento, numa localidade francesa, na noite de 26 para 27 de Agosto.

O único suspeito do caso, em que cujo carro foram encontrados vestígios de ADN da criança, continua a negar qualquer envolvimento no desaparecimento. Mas as autoridades estão certas de que ele está envolvido.

A FranceInfo nota que os investigadores não excluem a hipótese de existir um “possível cúmplice ou patrocinador” que pode ter encomendado o rapto da menina. Assim, surge a possibilidade de que ele pode ter tido ajuda ou ter entregue a criança a uma terceira pessoa.

Os indícios contra Nordahl Lelandais, um antigo militar de 34 anos, são muitos, a começar pelo “comportamento inadequado” que terá tido com Maëlys e com outras crianças presentes no casamento, conforme reporta o Paris Match.

Um dos convidados do copo-de-água refere a esta publicação que “o suspeito foi visto, por várias testemunhas, na sala onde as crianças dormiam sob o olho da babysitter“, num “espaço isolado”, onde “falava com Maëlys e mostrava-lhe fotos, no seu telefone, dos seus cães, uma das paixões da menina”.

O Correio da Manhã também refere que Maëlys chegou a apresentar Nordahl Lelandais aos pais como o seu “namorado”. A situação foi vista, na altura, como “uma pequena brincadeira inocente”, mas, agora, está a levantar outras suspeitas.

Cocaína para o casamento

O Paris Match apurou também que o suspeito não fazia parte da lista de convidados do casamento, mas que, depois de ter insistido tanto para ir, foi convidado para o copo-de-água, oferecendo-se para levar cocaína.

Ele era já conhecido das autoridades por consumir e vender cocaína, segundo a FranceInfo. Durante o casamento, terá consumido a droga e também a terá vendido a outros convidados.

A mesma FranceInfo assegura, ainda, que Lelandais terá sido seguido por polícias à civil, antes de ser detido, e que terá tentado despistá-los, o que é visto como um comportamento suspeito – embora pudesse estar com receios devido ao facto de vender estupefacientes.

Apesar de haver vários indícios contra ele, como o ADN da menina no carro, as declarações contraditórias, o facto de ter lavado o carro na manhã depois da festa e de ter saído do casamento por várias vezes, o seu irmão mais velho diz que ele está “inocente a 100%”.

“Ele não podia, numa hora, ter levado a pequena, ter tomado banho, mudado de roupa e regressado ao casamento. Os polícias deveriam, também, procurar noutro lado em vez de “baterem” só no meu irmão. Havia 10 cadastrados sexuais entre os convidados do casamento. Não eram amigos de Nordahl”, assegura Sven Lelandais, de 36 anos, em declarações ao jornal local Dauphiné Libéré.

O diário trata de destacar que não há provas de que havia realmente 10 pessoas com registos criminais por crimes sexuais na festa de casamento.

“Mentiroso” e “violento”

Este jornal regional também ouviu várias ex-namoradas do suspeito que o definem como um homem “mentiroso”, “violento” e “manipulador”. “Contam todas a mesma coisa: Nordahl perseguia-as, assediava-as, segui-as de carro para tentar atingi-las”, refere uma fonte não identificada.

Entretanto, o suspeito já foi transferido da prisão onde foi inicialmente detido, depois de ter recebido “numerosas ameaças de morte da parte de outros presos”, revelou o seu advogado à imprensa francesa.

As autoridades continuam a investigar e a procurar Maëlys, mas as esperanças de encontrar a criança vão ficando cada vez mais reduzidas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …