/

Surto em Lisboa. Hospital Militar de Belém começou a receber doentes

Mário Cruz / Lusa

O Diário de Notícias avança esta sexta-feira na sua edição impressa que o Centro de Apoio Militar Covid-19, montado no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, está a receber os primeiros doentes com covid-19.

De acordo com o matutino, três pacientes foram transferidos ao início da noite de quarta-feira, tendo recebido no dia seguinte mais infetados com o novo coronavírus.

“O Centro de Apoio Militar Covid-19 começou a receber utentes do Serviço Nacional de Saúde, ontem à noite” (esta quarta-feira), depois do pedido da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, confirmou ao DN o Ministério da Defesa.

Alguns dos doentes recebidos foram reencaminhados pelo Hospital Amadora-Sintra e também o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte solicitou apoio. O porta-voz deste centro hospitalar universitário explicou, no entanto, que a situação ocorreu na semana passada, adiantando “que neste momento está tudo controlado e com camas disponíveis”.

Criado há cerca de dois meses, o Centro de Apoio Militar Covid-19 de Belém não tinha ainda sido utilizado, segundo o Diário de Notícias.

O ministério liderado por João Gomes Cravinho esclareceu ainda que, numa primeira fase, o Hospital Militar de Belém “não recebeu doentes por inexistência de solicitações do Serviço Nacional de Saúde”, mas que, “agora que a sua capacidade começou a ser solicitada, funcionará como unidade de apoio de retaguarda”.

Nesta quinta-feira, Portugal registou mais uma morte relacionada com a covid-19 e mais 417 infetados, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito (aumento de 0,1%) e 417 novas infeções de covid-19 (aumento de 1,1%).

Segundo a DGS, 325 dos 417 novos casos verificaram-se na Região de Lisboa e Vale do Tejo (77,9% do total). A região Norte tem mais 29 casos, o Centro mais 21, o Alentejo mais sete e o Algarve mais 35. Os Açores e a Madeira não tiveram novos casos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.