Super-ricos pagam menos impostos que bombeiros, diz Rui Tavares. Tem razão?

1

Manuel de Almeida / Lusa

Calouste Gulbenkian já foi o homem mais rico do mundo. Rui Tavares diz que o milionário tinha de pagar 91% de impostos. Agora, Elon Musk paga “menos impostos que um professor ou um bombeiro”.

“O homem mais rico do mundo chegou a ser Calouste Gulbenkian. Nessa altura, com um presidente republicano, Eisenhower, os ricos desta dimensão chegavam a pagar 91% de impostos nos escalões mais altos”, disse numa entrevista à SIC o dirigente do partido Livre, Rui Tavares.

Agora, super-ricos, como Elon Musk, com 280 mil milhões de dólares de fortuna, pagam menos impostos que a professora, a enfermeira ou o bombeiro“, concluiu ainda o político. Será isto verdade?

Vamos por partes. Os super-ricos já pagaram 91% do seu salário e impostos?

De acordo com a Inequality, sim. “No início dos anos 60, os mais ricos da América enfrentavam uma taxa de imposto de 91% sobre os rendimentos do escalão superior”, lê-se num artigo publicado pela organização. Para além disso, “o presidente republicano, Dwight D. Eisenhower, não tomou qualquer medida para a reduzir”, escreve-se ainda.

De acordo com a mesma organização, a taxa atual do escalão superior nos EUA é neste momento 37%. Em Portugal, de acordo com a tabela de IRS fornecida pela Caixa Geral de Depósitos, os super-ricos que tenham rendimentos iguais ou superiores a 80 mil euros pagam até 48% de impostos.

Mas super-ricos pagam tanto como um bombeiro ou um professor?

Na teoria, não, mas na prática, e a nível global — e não nacional — é possível. Segundo explica o economista Quentin Parrinello ao Jornal de Negócios, “quando juntamos todos os impostos (rendimento, salários, rendimento das das empresas de que são acionistas, património) pagos por estes super-ricos, estas pessoas pagam menos impostos do que o resto da população. Porque, quando se é muito rico, é fácil estruturar a riqueza de forma a não gerar rendimentos tributáveis“.

Ricardo Reis, analista do Expresso, escreveu que é muito mais comum pessoas super-ricas serem apanhadas a ocultar grande parte dos seus lucros. Mas isto não é a única razão.

“A principal razão é que os muito ricos recebem sobretudo rendimentos de capital em vez de trabalho. Ora, quer os dividendos quer os ganhos de capital quando se vendem ações ou imóveis, são tributados a uma taxa bastante mais baixa do que os salários”, escreve o economista.

Ou seja, isto quer dizer que os impostos pagos pelos super-ricos são muitas vezes bem mais reduzidos do que o suposto porque não são descontados no trabalho, mas sim nos rendimentos de capital. Parece óbvio, mas não é.

Segundo a organização americana Oxfam, “os 25 americanos mais ricos pagaram 13,6 mil milhões de dólares em impostos entre 2014 e 2018 — uma taxa de imposto ‘verdadeira’ de apenas 3,4% sobre 401 mil milhões de dólares de rendimentos”.

Para Rui Tavares, a solução é taxar mais os ricos, ideia suportada por outros partidos no Parlamento, numa altura em que se discute o “Imposto Musk” e outros semelhantes para fazer os super-ricos descontarem mais.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Impostos impostos tudo pra estes anormais se resume a impostos o musk por todos os defeitos k tenha gerou riqueza criou milhares de postos de trabalho bem pagos já fez mais e melhor k 100% k todos os estados socialista em todo o século XX, k gente mesquinha sem skill nenhuma sem ser cuscar e maldizer este troll neo-socialista tem tanto tempo de antena pk? Nem 1 terço dos votos do chega tem?! Parem de dar tempo de antena a estes cromos as pessoas tão fartas disto e acabam a votar no oposto olhem pras eleições nos Estados Unidos e noutros países europeus, as pessoas kerem saber e dos preços do supermercado e da gasolina k sobe todos os dias por causas taxas e impostos verdes e pseudoqualquercoisa k só a Europa paga! Ke impostos verdes a Índia ou China ou a indonésia e outros pagam? Vai pregar pró subcontinente tanso

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.