Super-asteróide TB145 passa este sábado junto à Terra

A. Angelich / NRAO / AUI / NSF

Impressão de artista do disco de detritos em torno de HD 107146. Este sistema estelar adolescente mostra sinais de que nos seus confins, enxames de objectos com o tamanho de Plutão empurram objectos vizinhos mais pequenos, fazendo com que estes colidam e "levantem" poeira considerável.

O enorme asteróide 2015 TB145, que se dirige a grande velocidade em direcção à Terra, passa este sábado rente ao planeta, mas os astrónomos asseguram que não está em rota de colisão.

Segundo a agência espacial norte-americana NASA, a rocha espacial é aproximadamente do tamanho de um estádio de futebol e move-se a uma velocidade “anormalmente elevada” de 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com as primeiras estimativas do Earth and Sky, o asteróide – baptizado 2015 TB145 – tem cerca de 470 metros de diâmetro.

O 2015 TB145 foi descoberto no passado dia 10 de outubro – apenas 21 dias antes da sua chegada – pelo observatório Pan-STARRS, no Havai, e vai passar tão próximo da Terra que vai ser possível observar a sua passagem.

Segundo cálculos dos astrónomos, o corpo cósmico deverá passar a apenas 500 mil quilómetros da Terra, o equivalente a 1,3 vez a distância entre o nosso planeta e a Lua. A última vez que um asteróide passou tão perto foi em 2006.

Segundo os astrónomos, vai ser possível, com o auxílio de telescópios simples, observar o asteróide a passar em frente às estrelas.

A NASA prevê que este asteróide possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

O 2015 TB145 é 28 vezes maior que o meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em Fevereiro de 2013.

Prevê-se que o momento em que o asteróide estará mais próximo da Terra seja às 15:14 GMT.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Será possível observar o asteróide a passar à frente das estrelas. Deverá ser à noite, por isso. O momento mais próximo será às 15h14. Por isso, de dia. Mas, 15h14 de onde? Lisboa? Washington? Moscovo? Tóquio? Obrigado pela informação. De nada, portanto.

    • Caro D.José,
      O momento de maior aproximação à Terra é às 15h14 GMT, ou seja, a mesma hora em Lisboa. Será visível, com a ajuda de um telescópio, a outras horas do dia, antes e depois do momento de maior proximidade.
      Obrigado pelo seu reparo, a hora foi detalhada no texto com a indicação de que se trata de GMT.

      • Obrigado pela resposta e desculpe alguma ironia no meu comentário. Se não me engano, o vosso artigo não referia GMT, pois não? De outro modo, só por enorme distração eu faria um reparo desses.

      • Caro D.José,
        Não foi distracção sua, foi nossa.
        O nosso texto não referia GMT, motivo pelo qual lhe agradecemos o reparo e fizemos questão de salientar que a hora tinha sido detalhada no texto com a indicação GMT.
        Talvez devêssemos ter usado “acrescentar” em vez de “detalhar”, teria ficado mais claro o sentido do comentário.

    • Segundo alguns historriadores, D. José foi um dos reis mais idiotas de Portugal.
      Eu, que até me chamo também José, pergunto-me a mim próprio, se não será
      Vossa Majestade esse famoso rei. Informe-se pois Vossa Senhoria do significado de GMT, Uma pista: não quer dizer Grande Meteoro Terra.

      • “D. José” é um nickname como outro qualquer. O que você escolheu, embora de acordo com o que escreve, também não me parece grande coisa . Por acaso até acho bastante idiota comentar comentários e, nesse aspeto, acabo de me rebaixar, o que, evidentemente, não se repetirá.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …