Super-asteróide TB145 passa este sábado junto à Terra

A. Angelich / NRAO / AUI / NSF

Impressão de artista do disco de detritos em torno de HD 107146. Este sistema estelar adolescente mostra sinais de que nos seus confins, enxames de objectos com o tamanho de Plutão empurram objectos vizinhos mais pequenos, fazendo com que estes colidam e "levantem" poeira considerável.

O enorme asteróide 2015 TB145, que se dirige a grande velocidade em direcção à Terra, passa este sábado rente ao planeta, mas os astrónomos asseguram que não está em rota de colisão.

Segundo a agência espacial norte-americana NASA, a rocha espacial é aproximadamente do tamanho de um estádio de futebol e move-se a uma velocidade “anormalmente elevada” de 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com as primeiras estimativas do Earth and Sky, o asteróide – baptizado 2015 TB145 – tem cerca de 470 metros de diâmetro.

O 2015 TB145 foi descoberto no passado dia 10 de outubro – apenas 21 dias antes da sua chegada – pelo observatório Pan-STARRS, no Havai, e vai passar tão próximo da Terra que vai ser possível observar a sua passagem.

Segundo cálculos dos astrónomos, o corpo cósmico deverá passar a apenas 500 mil quilómetros da Terra, o equivalente a 1,3 vez a distância entre o nosso planeta e a Lua. A última vez que um asteróide passou tão perto foi em 2006.

Segundo os astrónomos, vai ser possível, com o auxílio de telescópios simples, observar o asteróide a passar em frente às estrelas.

A NASA prevê que este asteróide possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

O 2015 TB145 é 28 vezes maior que o meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em Fevereiro de 2013.

Prevê-se que o momento em que o asteróide estará mais próximo da Terra seja às 15:14 GMT.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Será possível observar o asteróide a passar à frente das estrelas. Deverá ser à noite, por isso. O momento mais próximo será às 15h14. Por isso, de dia. Mas, 15h14 de onde? Lisboa? Washington? Moscovo? Tóquio? Obrigado pela informação. De nada, portanto.

    • Caro D.José,
      O momento de maior aproximação à Terra é às 15h14 GMT, ou seja, a mesma hora em Lisboa. Será visível, com a ajuda de um telescópio, a outras horas do dia, antes e depois do momento de maior proximidade.
      Obrigado pelo seu reparo, a hora foi detalhada no texto com a indicação de que se trata de GMT.

      • Obrigado pela resposta e desculpe alguma ironia no meu comentário. Se não me engano, o vosso artigo não referia GMT, pois não? De outro modo, só por enorme distração eu faria um reparo desses.

      • Caro D.José,
        Não foi distracção sua, foi nossa.
        O nosso texto não referia GMT, motivo pelo qual lhe agradecemos o reparo e fizemos questão de salientar que a hora tinha sido detalhada no texto com a indicação GMT.
        Talvez devêssemos ter usado “acrescentar” em vez de “detalhar”, teria ficado mais claro o sentido do comentário.

    • Segundo alguns historriadores, D. José foi um dos reis mais idiotas de Portugal.
      Eu, que até me chamo também José, pergunto-me a mim próprio, se não será
      Vossa Majestade esse famoso rei. Informe-se pois Vossa Senhoria do significado de GMT, Uma pista: não quer dizer Grande Meteoro Terra.

      • “D. José” é um nickname como outro qualquer. O que você escolheu, embora de acordo com o que escreve, também não me parece grande coisa . Por acaso até acho bastante idiota comentar comentários e, nesse aspeto, acabo de me rebaixar, o que, evidentemente, não se repetirá.

RESPONDER

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …