Super-asteróide TB145 passa este sábado junto à Terra

A. Angelich / NRAO / AUI / NSF

Impressão de artista do disco de detritos em torno de HD 107146. Este sistema estelar adolescente mostra sinais de que nos seus confins, enxames de objectos com o tamanho de Plutão empurram objectos vizinhos mais pequenos, fazendo com que estes colidam e "levantem" poeira considerável.

O enorme asteróide 2015 TB145, que se dirige a grande velocidade em direcção à Terra, passa este sábado rente ao planeta, mas os astrónomos asseguram que não está em rota de colisão.

Segundo a agência espacial norte-americana NASA, a rocha espacial é aproximadamente do tamanho de um estádio de futebol e move-se a uma velocidade “anormalmente elevada” de 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com as primeiras estimativas do Earth and Sky, o asteróide – baptizado 2015 TB145 – tem cerca de 470 metros de diâmetro.

O 2015 TB145 foi descoberto no passado dia 10 de outubro – apenas 21 dias antes da sua chegada – pelo observatório Pan-STARRS, no Havai, e vai passar tão próximo da Terra que vai ser possível observar a sua passagem.

Segundo cálculos dos astrónomos, o corpo cósmico deverá passar a apenas 500 mil quilómetros da Terra, o equivalente a 1,3 vez a distância entre o nosso planeta e a Lua. A última vez que um asteróide passou tão perto foi em 2006.

Segundo os astrónomos, vai ser possível, com o auxílio de telescópios simples, observar o asteróide a passar em frente às estrelas.

A NASA prevê que este asteróide possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

O 2015 TB145 é 28 vezes maior que o meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em Fevereiro de 2013.

Prevê-se que o momento em que o asteróide estará mais próximo da Terra seja às 15:14 GMT.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Será possível observar o asteróide a passar à frente das estrelas. Deverá ser à noite, por isso. O momento mais próximo será às 15h14. Por isso, de dia. Mas, 15h14 de onde? Lisboa? Washington? Moscovo? Tóquio? Obrigado pela informação. De nada, portanto.

    • Caro D.José,
      O momento de maior aproximação à Terra é às 15h14 GMT, ou seja, a mesma hora em Lisboa. Será visível, com a ajuda de um telescópio, a outras horas do dia, antes e depois do momento de maior proximidade.
      Obrigado pelo seu reparo, a hora foi detalhada no texto com a indicação de que se trata de GMT.

      • Obrigado pela resposta e desculpe alguma ironia no meu comentário. Se não me engano, o vosso artigo não referia GMT, pois não? De outro modo, só por enorme distração eu faria um reparo desses.

      • Caro D.José,
        Não foi distracção sua, foi nossa.
        O nosso texto não referia GMT, motivo pelo qual lhe agradecemos o reparo e fizemos questão de salientar que a hora tinha sido detalhada no texto com a indicação GMT.
        Talvez devêssemos ter usado “acrescentar” em vez de “detalhar”, teria ficado mais claro o sentido do comentário.

    • Segundo alguns historriadores, D. José foi um dos reis mais idiotas de Portugal.
      Eu, que até me chamo também José, pergunto-me a mim próprio, se não será
      Vossa Majestade esse famoso rei. Informe-se pois Vossa Senhoria do significado de GMT, Uma pista: não quer dizer Grande Meteoro Terra.

      • “D. José” é um nickname como outro qualquer. O que você escolheu, embora de acordo com o que escreve, também não me parece grande coisa . Por acaso até acho bastante idiota comentar comentários e, nesse aspeto, acabo de me rebaixar, o que, evidentemente, não se repetirá.

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …