Super-asteróide TB145 passa este sábado junto à Terra

A. Angelich / NRAO / AUI / NSF

Impressão de artista do disco de detritos em torno de HD 107146. Este sistema estelar adolescente mostra sinais de que nos seus confins, enxames de objectos com o tamanho de Plutão empurram objectos vizinhos mais pequenos, fazendo com que estes colidam e "levantem" poeira considerável.

O enorme asteróide 2015 TB145, que se dirige a grande velocidade em direcção à Terra, passa este sábado rente ao planeta, mas os astrónomos asseguram que não está em rota de colisão.

Segundo a agência espacial norte-americana NASA, a rocha espacial é aproximadamente do tamanho de um estádio de futebol e move-se a uma velocidade “anormalmente elevada” de 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com as primeiras estimativas do Earth and Sky, o asteróide – baptizado 2015 TB145 – tem cerca de 470 metros de diâmetro.

O 2015 TB145 foi descoberto no passado dia 10 de outubro – apenas 21 dias antes da sua chegada – pelo observatório Pan-STARRS, no Havai, e vai passar tão próximo da Terra que vai ser possível observar a sua passagem.

Segundo cálculos dos astrónomos, o corpo cósmico deverá passar a apenas 500 mil quilómetros da Terra, o equivalente a 1,3 vez a distância entre o nosso planeta e a Lua. A última vez que um asteróide passou tão perto foi em 2006.

Segundo os astrónomos, vai ser possível, com o auxílio de telescópios simples, observar o asteróide a passar em frente às estrelas.

A NASA prevê que este asteróide possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

O 2015 TB145 é 28 vezes maior que o meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em Fevereiro de 2013.

Prevê-se que o momento em que o asteróide estará mais próximo da Terra seja às 15:14 GMT.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Será possível observar o asteróide a passar à frente das estrelas. Deverá ser à noite, por isso. O momento mais próximo será às 15h14. Por isso, de dia. Mas, 15h14 de onde? Lisboa? Washington? Moscovo? Tóquio? Obrigado pela informação. De nada, portanto.

    • Caro D.José,
      O momento de maior aproximação à Terra é às 15h14 GMT, ou seja, a mesma hora em Lisboa. Será visível, com a ajuda de um telescópio, a outras horas do dia, antes e depois do momento de maior proximidade.
      Obrigado pelo seu reparo, a hora foi detalhada no texto com a indicação de que se trata de GMT.

      • Obrigado pela resposta e desculpe alguma ironia no meu comentário. Se não me engano, o vosso artigo não referia GMT, pois não? De outro modo, só por enorme distração eu faria um reparo desses.

      • Caro D.José,
        Não foi distracção sua, foi nossa.
        O nosso texto não referia GMT, motivo pelo qual lhe agradecemos o reparo e fizemos questão de salientar que a hora tinha sido detalhada no texto com a indicação GMT.
        Talvez devêssemos ter usado “acrescentar” em vez de “detalhar”, teria ficado mais claro o sentido do comentário.

    • Segundo alguns historriadores, D. José foi um dos reis mais idiotas de Portugal.
      Eu, que até me chamo também José, pergunto-me a mim próprio, se não será
      Vossa Majestade esse famoso rei. Informe-se pois Vossa Senhoria do significado de GMT, Uma pista: não quer dizer Grande Meteoro Terra.

      • “D. José” é um nickname como outro qualquer. O que você escolheu, embora de acordo com o que escreve, também não me parece grande coisa . Por acaso até acho bastante idiota comentar comentários e, nesse aspeto, acabo de me rebaixar, o que, evidentemente, não se repetirá.

RESPONDER

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …

Pais da bebé Matilde já ajudaram 38 crianças

Os pais da bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, ajudaram 38 crianças com os cerca de dois milhões de euros angariados através de uma campanha de solidariedade. Na página de Facebook "Matilde, uma bebé …