Super-asteróide TB145 passa este sábado junto à Terra

A. Angelich / NRAO / AUI / NSF

Impressão de artista do disco de detritos em torno de HD 107146. Este sistema estelar adolescente mostra sinais de que nos seus confins, enxames de objectos com o tamanho de Plutão empurram objectos vizinhos mais pequenos, fazendo com que estes colidam e "levantem" poeira considerável.

O enorme asteróide 2015 TB145, que se dirige a grande velocidade em direcção à Terra, passa este sábado rente ao planeta, mas os astrónomos asseguram que não está em rota de colisão.

Segundo a agência espacial norte-americana NASA, a rocha espacial é aproximadamente do tamanho de um estádio de futebol e move-se a uma velocidade “anormalmente elevada” de 126 mil quilómetros por hora.

De acordo com as primeiras estimativas do Earth and Sky, o asteróide – baptizado 2015 TB145 – tem cerca de 470 metros de diâmetro.

O 2015 TB145 foi descoberto no passado dia 10 de outubro – apenas 21 dias antes da sua chegada – pelo observatório Pan-STARRS, no Havai, e vai passar tão próximo da Terra que vai ser possível observar a sua passagem.

Segundo cálculos dos astrónomos, o corpo cósmico deverá passar a apenas 500 mil quilómetros da Terra, o equivalente a 1,3 vez a distância entre o nosso planeta e a Lua. A última vez que um asteróide passou tão perto foi em 2006.

Segundo os astrónomos, vai ser possível, com o auxílio de telescópios simples, observar o asteróide a passar em frente às estrelas.

A NASA prevê que este asteróide possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

O 2015 TB145 é 28 vezes maior que o meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em Fevereiro de 2013.

Prevê-se que o momento em que o asteróide estará mais próximo da Terra seja às 15:14 GMT.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Será possível observar o asteróide a passar à frente das estrelas. Deverá ser à noite, por isso. O momento mais próximo será às 15h14. Por isso, de dia. Mas, 15h14 de onde? Lisboa? Washington? Moscovo? Tóquio? Obrigado pela informação. De nada, portanto.

    • Caro D.José,
      O momento de maior aproximação à Terra é às 15h14 GMT, ou seja, a mesma hora em Lisboa. Será visível, com a ajuda de um telescópio, a outras horas do dia, antes e depois do momento de maior proximidade.
      Obrigado pelo seu reparo, a hora foi detalhada no texto com a indicação de que se trata de GMT.

      • Obrigado pela resposta e desculpe alguma ironia no meu comentário. Se não me engano, o vosso artigo não referia GMT, pois não? De outro modo, só por enorme distração eu faria um reparo desses.

      • Caro D.José,
        Não foi distracção sua, foi nossa.
        O nosso texto não referia GMT, motivo pelo qual lhe agradecemos o reparo e fizemos questão de salientar que a hora tinha sido detalhada no texto com a indicação GMT.
        Talvez devêssemos ter usado “acrescentar” em vez de “detalhar”, teria ficado mais claro o sentido do comentário.

    • Segundo alguns historriadores, D. José foi um dos reis mais idiotas de Portugal.
      Eu, que até me chamo também José, pergunto-me a mim próprio, se não será
      Vossa Majestade esse famoso rei. Informe-se pois Vossa Senhoria do significado de GMT, Uma pista: não quer dizer Grande Meteoro Terra.

      • “D. José” é um nickname como outro qualquer. O que você escolheu, embora de acordo com o que escreve, também não me parece grande coisa . Por acaso até acho bastante idiota comentar comentários e, nesse aspeto, acabo de me rebaixar, o que, evidentemente, não se repetirá.

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …